Charlotte Street - Danny Wallace

24 de outubro de 2012


Charlotte Street
Danny Wallace
Editora Novo Conceito
400 páginas

"Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason - ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante - se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam..."

  Charlotte pra mim é um livro difícil de resenhar. Por que é um livro feito de preciosidade, é uma coisa linda, um amor, uma esperança, uma coisa que vem assim por baixo da pele e te arrebata. Mas não é um grande livro contando uma grande história. Acho que é mais como ele é contado, como o protagonista vê as coisas, como foi escrito, como é montado, frase a frase, pensamento a pensamento. Tudo isso faz do livro amor e encheu meu coração de felicidade, página sim, página também.

  Jason Priestley é um cara meio infeliz. Ele era professor numa escola pública quando um aluno descontrolado trouxe uma arma para escola e tentou matar as pessoas. Ele estava lá e ele sentiu tudo e isso, de algum modo, tirou ele do chão e levou embora todos os seus planos e certezas. Depois tudo desandou e ele se separou da namorada, largou o emprego, se afastou dos amigos e, de algum modo, acabou meio sem nada, com saudades do que já tinha tido, sem futuro visível, sem a mulher que amava, dividindo apartamento com um amigo estranho e trabalhando numa lojinha de videogames e como freelancer num jornal de metrô de Londres. Não é grande coisa, mas é o que ele tem agora, e sua desesperança e sua normalidade são fáceis de relacionar com a nossa, de simpatizar.

  Ele encontra, por acaso, uma garota bonita na Charlotte Street. Ao ajudá-la a entrar no táxi, acaba ficando com sua câmera descartável. Por algum motivo ele fica encantado com a estranha. Ele imagina mil e uma histórias, imagina como ela é, imagina como ela pode ser A Garota dos seus sonhos. Quem nunca viu um estranho na rua, deu a ele uma voz e uma história e imaginou todo um mundo pra ele? (Ou será que sou só eu?) Enfim, ele se deixa levar pelo amigo Dev e revela as fotos, convencido a procurar por ela, a tentar um algo mágico, a dar uma chance ao tal de destino. Ele é um romântico, mesmo que goste de fingir que não e tentar ser pragmático. E todas as estranhas coincidências e acontecimentos improváveis e proveitosos que vem depois disso são uma injeção de adrenalina, de alguma coisa, na vida até então vazia do ex-professor. E é tão bom acompanhar. É intenso, é bem escrito e bem-humorado, e a Novo Conceito está de parabéns pela tradução, pela edição. É tudo lindo e suave nesse livro, até mesmo a depressão e a angústia de Jason. É tudo tão improvável, mas tão desejável. Como um sonho se desenvolvendo bem devagar pela vida real de um homem comum.

  O livro é, eu admito, parado. Ele se desenvolve devagar e as coisas são mesmo provavelmente impossíveis, mas os pensamentos de Jason, que é quem conta a história pra você, está cheio de tiradas engraçadas e de ironias, e as vezes fica meio assustador e você se pega pensando "Hey Jason, você está obcecado e virou um stalker!" mas é tão bem escrito e bem feito que as palavras simplesmente não deixam você colocar o livro de lado. Eu, pelo menos, fui movida por uma curiosidade sem tamanho, querendo saber se Jason ia dar jeito na vida, se ia encontrar A Garota, se ia ser alguém importante, se ia conseguir chegar tão longe quanto sonhava. Ou não. A verdade é que Jason é um personagem meio perdido, e se identificar com ele é muito fácil (Menos a parte de ser um stalker. Essa parte é só creepy) e meio que faz a gente acreditar que, se der certo pra ele, talvez possa dar pra gente. Encontrar um estranho na rua que pode ser o amor da sua vida, quem nunca quis?

   Enfim, o livro tá mais que recomendado se você gosta de um romance, de uma história bonita, de uma coisa mais pacifica, mais parada. O grande mistério do livro é quem é a garota, o que eram suas fotos pra ela e se Jason vai, de fato, encontrá-la. Mas não é exatamente sobre isso que é a história. Essa é meio que a desculpa pra desenvolvê-la. Charlotte Street é a história do crescimento de um homem que não acreditava na esperança. É sobre voltar a viver, é sobre aprender, sobre ver beleza em coisas estranhas e aproveitar as pequenas e sonhar e "fazer acontecer". É um livro cheio de mensagens positivas correndo por baixo das palavras. É lindo e eu me apaixonei e recomendo sim. E espero que você também goste.

Beijo, beijo,
Thai Caldas.


"Você tem doze fotos - ele disse.- Doze momentos para capturar. É limitado. Então, toda vez que você captura um naquela caixinha, você tem um a menos. Mas, na hora que você tira a ultima foto, é melhor ter certeza de que aquele momento é especial, pois e se o próximo vier e você tiver que deixá-lo ir?"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©