O Caminho para Casa - Kristin Hannah

27 de março de 2013

O caminho para casa
Kristin Hannah
Editora Arqueiro
352 páginas 
2012

Eu conheci este livro muito por acaso, vendo um livro da Jeh Polato do blog Eu li e divulgo. Ela comentou que viu alguns comentários positivos sobre o livro e, na mesma hora, eu comecei a procurar comentários e fui ver a classificação dele no Goodreads. A sinopse parecia interessante e na mesma hora eu fiquei muito curiosa. Querem saber por que?

O caminho para casa nos traz a história de duas pessoas que se cruzam. A primeira é Lexi, uma menina cuja mãe era viciada, desde a sua morte, já passou por diversos lares adotivos. Até que ela descobre que tem uma tia avó que resolve acolhe-la. A tia avó de Lexi mora na mesma cidade que Jude, uma mulher que leva uma vida quase perfeita e que se dedica ao máximo para proteger seus filhos gêmeos, Mia e Zach. Quando se muda, Lexi passa a estudar na mesma escola que Mia e Zach. E aí que todos os destinos se encontram. E, em um dia, um decisão ruim vai mudar o destino de todos, para sempre. 

Foi esse final da sinopse, que prometia uma decisão e uma grande reviravolta no livro que me motivou mais a ler. A verdade é que um livro não pode prometer algo assim, grandioso, que eu resolvo ler só para matar a curiosidade. De fato, essa grande reviravolta do livro me chocou muito. Todas as consequências dessa decisão ruim são muito duras e deixam o livro muito emocionante. É difícil comentar mais sobre a mesma, porque eu não quero entregar nada do enredo, mas eu posso garantir que eu chorei, fiquei com raiva, torci muito. Enfim, mexeu bastante comigo e acredito que vá mexer pelo menos um pouquinho com vocês. 

No entanto, algumas coisas nesse livro me incomodaram um pouco. A primeira é que eu simplesmente não consegui gostar da Jude. Ela é uma mãe superprotetora sim, mas não foi isso que me incomodou. Todas as partes dela eu achava muito forçadas ou superficiais. Então, em alguns momentos, quando ela sofria ou passava por alguma dificuldade eu não conseguia me emocionar ou ter nenhuma ligação com a personagem. Há apenas um momento do livro envolvendo-a que me deixou com muita raiva dela, mas me fez questionar como eu agiria se estivesse na mesma situação. E, como eu não gostava da Jude, eu acabei criando uma certa antipatia pelos seus filhos e marido que deixavam ela agir como quisesse. Eu gostava do Zach e da Mia, mas as cenas deles com a mãe não me agradavam muito não.

Lexi, por outro lado, foi uma personagem que eu amei. Cada vez que ela cometia um erro eu sofria com ela, em vez de ficar com raiva ou algo assim. Logo no começo, quando ela vai conhecer sua tia-avó, eu já comecei a adorá-la. Todas as suas inseguranças por causa do seu passado foram muito bem adicionadas a história. Eu gostaria que houvesse ainda mais partes com a história de Lexi e seus passado com sua mãe e os abrigos. A autora acertou bem nesse ponto. 

Eu, com certeza, recomendo o livro para vocês. Acho que só pelo enredo que a Krinstin Hannah criou já vale ler, porque com certeza vai fazer vocês pensarem um pouquinho. Enfim, é um bom livro que aborda temas como família, maternidade e sobre recomeços. Não vi muitos comentários por aí, mas, quem se interessou, pode dar uma chance que acredito que vocês vão gostar.

beijos
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©