Derby Girl
Shauna Cross
Editora Galera Record
238 páginas
2009
Se esse nome não te diz nada, se você não conhece nem esse livro e nem o filme, por favor, pare com isso. O livro é um YA (público jovem adulto) não muito inovador. Apesar de a protagonista ser uma menina, digamos, alternativa e desesperada para sair de sua pequena cidade natal (Bodeen - Texas), seu jeito ser bem engraçado e a história contar com um esporte pouquíssimo conhecido porém muitíssimo legal, os elementos do livro são bem parecidos com todos os outros YA que eu já li. Ainda assim, a leitura é bastante agradável.
Bliss não gosta de seu nome, de sua escola, de sua cidade, das pessoas de sua cidade e nem dos concursos de belezas aos quais sua mãe a submete. E é em um passeio de compras até Austin que Bliss descobre o Roller Derby. Ela não sabe exatamente o que é isso, mas o cartaz faz algo despertar dentro dela e cresce uma necessidade de voltar (escondida, é claro) a Austin e ver qual é. Pouco depois, Bliss entra em um dos times e precisa treinar muito para se destacar. O que ela faz, como Babe Ruthless.
Temos a garota que não gosta dela e dificulta bastante sua vida, temos o romance com a carinha de banda, temos a briga com a melhor amiga, a relação complicada com os pais. Mas o destaque do livro é o Roller Derby. Logo, sem mais delongas, vejam os vídeos e descubram mais!
Trailer do filme:
Uma matéria da marie clare sobre o esporte:
As meninas do clube do Rio explicando o esporte e sobre como foi o filme que trouxe o esporte pro Brasil!
Alguém aí do Rio anima de ir assistir um treino das meninas?