A Mão Esquerda de Deus - Paul Hoffman

9 de dezembro de 2010

"No meio de um desses corredores há um menino. Talvez ele tenha 14 anos, talvez tenha 15: ninguém sabe ao certo. Lá dentro, é chamado Thomas Cale. Seu verdadeiro nome, já esqueceu há muitos anos. Ele já esqueceu tudo de sua antiga vida. Em breve, será a testemunha de um ato horrendo. E é neste momento que começará a sua extraordinária vida futura." 

"- Que matadorzinho sanguinário você é. Vipond deixou claro que deveríamos nos tornar invisíveis, e não acho que deixar um rastro de cadáveres se enquadre nisso."

-pág. 148 



 Olá pessoas ;D, apesar da minha vida acadêmica estar me levando à loucura, eu ainda estou um tanto quanto embasbacada por causa desse livro, por mais que eu tenha terminado de lê-lo ontem cedo. Então, vamos ao que interessa! Que não é o fato de eu estar apaixonada por um garoto de 14 ou 15 anos fictício.

Thomas Cale deveria ser só mais um garoto comum do Santuário dos Redentores, um acólito. Isso, é claro, se você considerar que algum garoto do Santuário seja comum. Mas, ele não é. Cale sempre recebeu tratamento especial do Redentor Bosco, e com especial eu não quero dizer nada carinhoso, especial significa ainda mais sangue e violência. No início, Paul Hoffman apenas começa a construir o caráter dos persnagens, que a principal caracterização que temos deles. As descrições físicas não são tão detalhistas, mas também não são tão importantes. Só pela metade do livro fui descobrir que o Cale tinha cabelos escuros, mas já era tarde demais, pra mim, o Cale tem o cabelo raspado, não sei porque. Acho que combina mais com o jeito dele.

Não fosse o Cale, eu estaria apaixonada ou pelo Henri Embromador, apelido dado pelo próprio Cale, o único que a gente poderia chamar de fofo e, ainda assim, não o é exatamente. Ou pelo Kleist, que se finje de muito mau, mas no fundo a gente sabe que se importa. E esse é o trio de acólitos do Santuário que protagonizam a história. Meninos de 14 anos, que nunca haviam visto uma mulher  depois dos 5 anos, formados por uma mistura de ódio e pura inocência. 

Acho que o mais empolgante de tudo é que os três, principalmente o Cale, faz a gente sentir um zilhão de coisas ao mesmo tempo. Raiva, medo deles, medo por eles, desejo, pena, compreensão, incompreensão... e por aí vai. Deixa eu voltar um pouco mais para a história em si.

Eu achava que o livro se passava todo no Santuário, mas me surpreendi quando, logo no início, outros lugares tão diferentes entre si se somam. E personagens contrários perfeitamente construídos também. Quanto mais eu fui conhecendo o Cale, mais eu fui vendo razões pra certas coisas, mas jamais, jamais, ele se torna previsível. E não é um previsível do tipo que a gente fala 'Paul Hoffman aloprou agora, hein', nãao, é totalmente normal que ele seja assim. É uma coisa que se aprende rápido.

Outra coisa que eu adorei na escrita do Paul Hoffman é o seu humor. Um sarcasmo invejável. Eu ria em cenas que não deveriam ser engraçadas, definitivamente. Se você gosta de uma boa dose de humor negro e ironia, 'A Mão Esquerda de Deus' deve ser tão mágico quanto foi pra mim. Mesmo não tendo nada de sobrenatural, só um quê religioso, mas nada, como vou dizer?, que deixe chato, ou que não seja bom pra quem não é reliogioso, enfim, não prejudica em nada, só deixa tudo mais emocionante. É o que move tudo de uma maneira bem distorcida.     

Li comentários dizendo que 'A Mão Esquerda de Deus' era o novo Harry Potter. Bom, tirando ambos terem sido escritos por ingleses e terem despertado uma paixão louca em mim, digo que não tem mais nada em comum. Soa simplesmente errado e até engraçado uma comparação entre Cale e Harry Potter, acho que quem já leu os dois deve entender isso.

E, mesmo o final não sendo tão chocante, na verdade, parte dele é totalmente esperada, ele explodiu minha cabeça e me deixou querendo mais. Muito mais. Se, vocês também querem mais, entre na página oficial do livro aqui, tem até jogos :O Esse é o primeiro livro de uma trilogia, o segundo livro parece que sai em abril no Brasil, rimou, o nome é 'The last four things', já posso adiantar que elas são morte, juízo, paraíso e inferno. E que eu queria dormir até abril.

Agora aqui embaixo está o book trailer, eu acabei de ver pela primeira, tem umas animaçõeszinhas meio toscas, mas dá pro gasto, haha.

Beeijos e comentem!

Zoe.

 

10 comentários:

  1. Uau, eu não tinha simpatizado com a capa do livro, resolvi dar uma atenção, li resenha aqui e ali, com a sua, o resultado foi que eu quero muito ler!!!
    hehe
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. olás, eu sou doida para ler esse livro, ele tem cara de ser ótimo. ^^
    O enredo me chamou bastante a atenção e vou ler com certeza. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Estou MUITO afim de ler esse livro, MUITO, MUITO!
    Sua resenha empolgada só aumentou minha vontade, hahahaha, adorei! *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com vontade de ler o livro na primeira vez que vi o booktrailer, mas depois dessa resenha, eu PRECISO ler esse livro! HAHA
    Mas eu achava que ele era um garoto de uns 18, 19 anos, não 14 o.o Que precoce! xD

    Adorei o blog, estou seguindo!
    Beijos

    ancalimefamily.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. @N. Ancalimë

    Ele é totalmente precoce, mas é uma graça também porque ele tem uns momentos de garoto de 14 anos, sabe *-*

    Beijos,
    Zoe.

    ResponderExcluir
  6. Então vim aqui saciar minha curiosidade... Infelizmente, não senti tanta empolgação quanto na Essa Semana. Mas entendo que as vezes numa resenha não dá para soltar muitas coisas.

    Mas vc me fez calar minha boca e nunca mais julgar um livro pela capa. Pq eu sempre faço isso, e sabia que um dia algo iria acontecer para eu parar.

    Assim que der vou ler o livro, e volto aqui para dizer o que eu achei!

    Beijokas Zoe,

    Da Lisse

    ResponderExcluir
  7. @Clarisse Cunha

    Éé, não queria parecer que estava puxando saco ou fã louca na resenha, haha.

    Beijos, Zoe.

    ResponderExcluir
  8. Eu to no capitulo 20 e pouco, sei lá; e estou amando o livro! O Cale é mesmo demais; ao mesmo tempo que é frio e não demonstra sentimentos, é sim, um garoto de 14 anos.Eu não conseguia parar de sorrir na parte que ele mergulha no lago, sabe? Me senti a Jennifer, apaixonada por ele.
    E também adorei o Henri Embromador, o Kleist, o IdrisPukke...Os personagens são viciantes e o cenário é maravilhoso. O Paul é roteirista, bem que podia adaptar o livro pras telonas, né?

    ResponderExcluir
  9. @Larih

    O Paul é roteirista, bem que podia adaptar o livro pras telonas, né? (2)

    Eu sempre tenho medo quando vão adaptar os livros que eu amo porque podem fazer uma bela m, né? Mas se o Paul fizer acho que deve ficar muuito bom, fala sério *-*

    Zoe.

    ResponderExcluir
  10. Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

    - Daniel

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©