A Mesa Voadora - Luis Fernando Veríssimo

11 de maio de 2011


Título: A Mesa Voadora
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Páginas: 156
Onde comprar: Travessa - Walmart
Página no skoob

Vamos a uma novidade, certo? Nunca resenhei um livro de crônicas, apesar de Julia já tê-lo feito em A Manhã Seguinte Sempre Chega - Gabito Nunes.

Em A Mesa Voadora Veríssimo, em 47 crônicas, fala sobre várias de suas experiências gastronômicas e nos surpreende com algumas cenas, digamos, inusitadas. Devo dizer que gostei muito do livro, mesmo não sendo exatamente do tipo que eu costumo ler. O autor escreve de maneira leve, mas ao mesmo tempo inteligente, de um jeito que brasileiro bem sabe fazer. Veríssimo nos confessa que só vai à cozinha para abrir a geladeira e só ajuda na degustação, mas, ainda assim, se admira e gosta de passar um tempo lendo receitas e absorvendo suas magias. 

O humor é do melhor tipo, inteligente, sarcástico e algumas vezes beirando o ridículo. Vinhos, sopas, churrascos, ressacas, Paris, Roma, Centro do Rio... muitas dicas, de como traçar a estratégia certa em um buffet a como encontrar os famosos 'lugarzinhos'.

É um livro bem rápido e divertido. Ainda assim, é do tipo de livro que, depois que você o lê, é como se você houvesse viajado, ou conversado com alguém muito experiente ou ainda lido muitos livros, ao invés de apenas um. E um tão curtinho. É um livro que te enche de cultura de um jeito que você nem sente. E quando vê, está pensando em comer uma lagosta em um restaurante na Europa. Ou talvez um pastelzinho na beira da estrada, indo para a Região dos Lagos, ou algo assim.

Claro que algumas crônicas não são tão geniais como outras, algumas passam bastante despercebidas. Mas como são todas bem pequenas, nem dá tempo de serem chatas. Ou muito boas, ou nada. Sendo, assim vale muito à pena. Até para sair um pouco da rotina dos romances, ou sobrenaturais. E quem não gosta de comer, não é mesmo?
Faço, então, uma resenha pequenininha para um livro pequenininho. Pretendo ler outro livro da série de crônicas o Veríssimo, assim que tiver a oportunidade :D Está recomendado. E obrigada ao Humberto  que me emprestou o livro.

Beijos, crianças
Celle.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©