Questões do Coração - Emily Giffin

19 de outubro de 2011

Questões Do Coração - Emily Giffin
Editora Novo Conceito
438 páginas

Depois da minha empolgação de conhecê-la na bienal, eu precisava ler alguma coisa da Emily Giffin. E por que não um livro que ela mesma disse que está entre os que mais gostou de escrever ?  Peguei meu Questões do Coração, lindo e autografado, e o devorei rapidinho.

O livro conta a história de duas mulheres, alternando seus pontos de vista a cada capítulo. Uma delas é Tessa, mãe de dois filhos, que dedica-se exclusivamente à sua família, após deixar sua carreira de lado. A outra é Valeria, advogada e mãe solteira de um menininho muito fofo que nunca conheceu seu pai. Embora vivam em lugares próximos, não se conheciam. Até que um acidente faz com que a vida das duas se encontre. 

Esse livro é muito encantador. Primeiro, trata de assuntos completamente comuns, que podem atingir com qualquer um e que nós cansamos de ver em filmes, livros e no nosso cotidiano. O que me encantou nesse livro não foi a originalidade das história ou dos seus personagens, mas como a autora conseguiu tratar tudo de uma maneira muito real, muito tocante. Me envolvi rapidamente com as personagens, entendi seus problemas, seus dramas e me emocionei como se estivesse acontecendo comigo.

Outra questão que deixou o livro ainda mais envolvente foi a  alternância entre os pontos de vista das protagonistas. Normalmente, em qualquer livro, eu escolho logo meus personagens preferidos, os que eu não gosto e ponto. Mas, nesse livro, eu até escolhi minha preferida rapidamente, mas não conseguia desgostar da outra. Ao mudar os pontos de vista, eu podia enxergar todos os defeitos e atitudes erradas de quem eu gostava e as qualidade e motivos de quem eu não gostava. Essa sensação, de que cada um tem seus problemas, sua própria realidade e seus pontos fortes e fracos me deixavam muito angustiada durante a leitura, pois eu queria que todos ficassem bem no final, mas não sabia se isso era possível.

Enfim, Questões do Coração trata de assuntos conhecidos, mas delicados e de uma maneira muito bonita. Fala do amor lindo da Tessa e da Valerie pelos seus filhos, de perdão e de como tomamos decisões que podem ser boas ou ruins, mas que sempre podemos mudá-las. Vale muito a pena ler. Muito. E não consigo falar mais nada além disso, "vão todos ler". (Por que é sempre tão difícil falar dos livros que amamos?)

beijos ;* 
Julia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©