Tempo é dinheiro - Lionel Shriver

11 de agosto de 2012

Tempo é Dinheiro
Tempo é dinheiro
Lionel Shriver
Editora Intrínseca
462 páginas

Shep passou toda a sua vida juntando dinheiro para a Outra Vida. Ele sonha em se mudar para Pemba, na África, e ter uma vida completamente diferente da que leva. Ele que que sua esposa, Glynis, e sei filho, Zach, o acompanhem, mas ninguém leva a sério que ele vá para lá um dia. Quando finalmente começa a se preparar para a mudança, Glynis chega em casa com uma noticia: Ela está com câncer. Mesotelioma. Provavelmente causado por exposição ao amianto. Ela não pode se mudar. Nem Shep. Ela precisa de sua ajuda, seu plano de saúde, seu dinheiro. Ela precisa dele.

Temos também a história de Jackson. Melhor amigo de Shep na firma, Jackson é contra o sistema. Diz que o mundo é formado pelos Sugados - como ele e Shep - e os Sugadores. Jackson é casado com a linda Carol e até hoje não acredita que ele teve a sorte dela se apaixonar por ele. Juntos, eles tem duas filhas. A mais velha, Flicka, tem uma rara doença genética chamada disautonomia.

O livro se desenrola a partir daí. Os personagens são incrivelmente bem construídos. Tem seus defeitos, qualidades, hábitos e, principalmente, sentimentos fortes. Umas das primeiras coisas que noite na narrativa de Lionel Shriver é sua sinceridade. Todos os personagens passam por situações difíceis durante as 462 páginas do livro e autora não tem medo de expor nada que seus personagens sentem ou podem sentir. Seus medos, suas vontades de abandonar certas coisas, sua negatividade. Tudo que não se deve pensar, mas todo mundo pensa. Shep, Glynis, Flicka, Jackson, Carol e todos os outros são reais até demais. Eu não tenho como falar se gostava deles ou não. Se simpatizei, se são bons personagens. Porque, a medida que lia, eu pensava neles como pessoas que estavam passando por problemas. Às vezes eles tomavam péssimas decisões e eu ficava triste por eles, mas em momento nenhum irritada ou nada do gênero. 

Além de criar personagens de maneira brilhante, Lionel Shriver também quer questionar. Em um livros cheio de críticas e reflexões, somos apresentados a várias questões acerca de doenças. Lemos sobre o sistema de saúde, sobre como as pessoas e seus relacionamentos podem mudar em problemas como esse e temos até momentos em que os personagens questionam "Quanto vale uma vida?" Mais uma vez, destaco a franqueza da autora. Ela consegue abordar temas bem pesados e falar verdade de maneira bem franca, sem nenhum eufemismo.

Não vou falar que é uma leitura fácil ou rápida. Primeiro porque os acontecimentos podem ser bem pertubadores. É o tipo do livro que você não consegue parar de ler, mas ao mesmo tempo tem dificuldade de digerir. E Lionel Shriver também não tem uma narrativa simples. Ela gosta de descrições, explorar certas cenas, situações, pensamentos, que podem deixar a leitura mais devagar. Em momento nenhum o livro deixa de ser interessante, só não é possível engolir tudo de uma vez.

Termino esse post deixando a certeza de que esse livro foi uma das melhores - senão a melhor - descoberta de 2012. Com certeza lerei outros livros da Lionel Shriver em breve. Infelizmente, esse é o primeiro que li, então não posso indicar por qual começar nem nada assim. Só sei, e acho que vocês também sabem, que o livro mais famoso dela é o Precisamos Falar Sobre Kevin. Portanto, comecem pelo mais famoso, comecem por Tempo é dinheiro ou escolham algum outro, mas comecem. Tenho certeza que ficarão tão maravilhados quando eu.

beijos,
Julia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©