A Marca de Atena - Rick Riordan

12 de julho de 2013

Mark of Athena
Rick Riordan
Intrínseca
480 páginas

Annabeth está apreensiva. Depois de passar meses procurando pelo namorado, achar um semideus que devia ser inimigo e construir um navio mágico para invadir outro acampamento de semideuses, ela está com o prato cheio de problemas. E para piorar as coisas, sua mãe lhe deu uma missão estranha e assustadora: procurar a marca de Atena sozinha, e vingá-la contra os romanos. E em cima de tudo isso ela carrega o peso da profecia dos sete nas costas. E agora?

Esperei muito pelo lançamento de Marca de Atena em português. Fiquei realmente tentada a comprar em inglês, inclusive, mas dei preferencia a manter todas as minhas edições iguais na versão da Intrínseca. E agora tenho certeza de que foi uma boa ideia por que Marca de Atena foi um livro "bonzinho". Não foi ruim - é Percy Jackson, ser ruim seria bem difícil - mas também não foi tão bom quanto eu esperava que fosse. O livro, como todos do Rick, é bem humorado e conserva o ritmo frenético da aventura cheia de prazos, mas como fã do Percy, me decepcionei um pouquinho. Esperava bem mais da primeira aventura de Percy e Jason juntos e fui mais uma a provar que expectativas podem acabar com uma leitura.

Mais uma vez a história foi dividida em vários pontos de vista, mas apenas os semideuses da parte grega narraram os capítulos desse volume. Foi interessante finalmente poder entrar na cabeça da Annabeth, mas os capítulos de Piper e Percy deixaram a desejar. Leo, mais uma vez, foi o ponto alto da leitura, conseguindo ser ao mesmo tempo divertido e fazer a história continuar. Os capítulos de Piper eram um verdadeiro sufoco, por que, ó pai, eram todos sobre o Jason. Não curti estar na cabeça de uma adolescente cheia de hormônios que só é capaz de pensar no namorado que devia estar com a Reyna e. Para uma garota que gosta de bancar a tomboy, ela é bastante como todo e qualquer outro filho da deusa do amor. Os capítulos do Percy me pareceram um pouco estranhos dessa vez. Depois dos eventos de Filho de Netuno, Percy desenvolveu um trauma com a água e passa boa parte do tempo duvidando de si mesmo e tendo crises de pânico generalizado o que é completamente ilógico considerando que ele chutou muitas bundas no final do Filho de Netuno sem nenhum tipo de problema, mas ok.

O treinador Hedge teve um papel menos significativo dessa vez, mas ainda fez aparições bem humoradas. Frank e Hazel não foram nada além de fofos, e Jason foi um tanto quanto inútil por boa parte do tempo. Acho que colocar tantos semideuses em evidência é problemático não só no navio do Leo, mas pra gente que lê também. Fica um pouco difícil acompanhar todos eles com a devida atenção ou  que qualquer um deles tenha um grande destaque. No final das contas todo mundo ficou meio apagadinho, o que fez o livro menos arrebatador do que os outros, eu acho.

De todo modo, a história avançou e amadureceu. Os personagens vem com uma carga emocional muito mais pesada do que na série e nos livros anteriores, e a cada livro eles só vão empilhando mais dano emocional assim como os leitores que vão acompanhando. Eu já tinha alguma ideia do que ia acontecer no final, o que preveniu algumas lágrimas, mas não todas. E, mais uma vez, Rick fez do meu coração trapos e me deixou salivando pelo próximo volume, House of Hades. Ai.

Apesar desse livro não ser o meu favorito entre os três novos (ele ocupa o saudável lugar de número 2, tho), foi um bom livro, bem-humorado, que balanceou a dose certa de aventura com os dramas adolescentes dos nossos semideuses favoritos. Novos e antigos laços se solidificaram, uma guerra se desenhou no horizonte e, no fim das contas, Nico deixou claro que nós não poderemos escapar da tragédia no final da profecia como se eu já não tivesse tido o suficiente. Alguns mistérios foram resolvidos, novas demandas foram criadas e até mesmo tivemos um vislumbre da coexistência dos gregos e romanos. No todo, uma boa aventura, cheia de intensidade e surpresas.

Agora é esperar pelo próximo livro e pela enxurrada de lágrimas que certamente derramaremos com ele. Começando pela capa, House of Hades já é um sucesso de destroçar sentimentos de semideuses por todo o globo. Well done, Rick. Well done.

Beijos, beijos,
Thai.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©