Praticamente Inofensiva - Douglas Adams

19 de fevereiro de 2011

Olá. Você que ainda NÃO leu os outros quatro livros da série, essa resenha pode conter spoilers.  Eu disse que pode, mas acho que não contém não, porque esse livro é uma doideira :x Agora, se você realmente detesta spoilers, leia as outras resenhas : 1 2 3

O "último" livro da série O Mochileiro das Galáxias. Entre aspas porque muitos não o consideram como parte da série, por ser muito diferente dos demais. Entre aspas porque há um sexto livro escrito, mas pelo Eoin Colfer, de Artemis Fowl. O livro se chama "And Another Thing..." e acho eu que ele vai ser lançado aqui no Brasil esse ano. Já li ago sobre, mas esqueci onde, então não vou ficar distribuindo mais informações que eu não sei se são verdadeiras.


Em Praticamente Inofensiva, Arthur, Ford e Trillian não estão juntos. Na verdade, eles nem sabem das vidas um dos outros. Ford acaba de descobrir que o Guia acaba de ser vendido para outra editora. Ele sofre uma série de transformações bizarras e Ford passa a ser um mero crítico de restaurantes. Já Arthur, em busca de reestabelecer sua vida como era na Terra, muda-se para Lamuella, e vira um Fazedor de Sanduíches, feitos de carne de Besta Perfeitamente Normal (que? adoro essa parte ahhaha). Enquanto isso, Tricia está na Terra (que?), com uma ótima carreira de repórter, mas ainda arrependida de não ter partido após aqueeeela festa com o Zaphod.

Bom, a verdade é que eu olhava pra Praticamente Inofensiva, lia a contracapa falando sobre as polêmicas do livro e eu não conseguia acreditar que esse livro, com esse 5 do lado, com os mesmos personagens... eu não conseguia acreditar que alguém dizia que esse NÃO era o quinto livro da série. Mas, gente, eu realmente não sei dizer se é ou não continuação. O livro é muito diferente dos outros. Tanto na história, quando no ritmo do livro, enfim.

Como eu gostei de 'Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes', eu prefiro acreditar que ele é o último e que Praticamente Inofensiva foi um toque final, título independente, tanto faz. A verdade é que esse livro me surpreendeu por ele ignorar consideravelmente o quarto da série, ser mais lento e SUMIR com o meu personagem favorito. Se você não entendeu alguma coisa nos últimos quatro livros, supere sua curiosidade, esse livro não vai te explicar nada. Se o Marvin é sua paixão literária (brinks), supere também, porque ele nem aparece nesse.

Aliás, eu não sei se eu já me acostumei com o humor do Douglas Adams, mas esse foi o livro dele que eu menos ri. Mas foi o que eu mais pensei. Ele começou a abordar temas novos, de uma maneira nova. É o livro que traz as melhores reflexões, os melhores assuntos abordados, o que eu mais aprendi. De verdade, eu reli várias partes pra poder aproveitar melhor o livro. O jeito dele de falar dos universos paralelos e dos neutrinos me deixava pensando "Gente, que homem é esse?".

A verdade é que eu queria muito terminar esse post dizendo que amei o último livro, que ele me deixou muito feliz, foi um ótimo final pra série, mas não. Eu realmente queria outro final. Só que o Douglas Adams é realmente bom e até o livro dele que eu menos gostei é muito bom. Na verdade,  Praticamente Inofensiva é tão independente que daria pra você começar por ele (não faça isso!). Ele, aliás, despertou meu interesse pelo "And Another Thing...", do Eoin Colfer, que antes eu não só não queria ler, como eu não entendia porque alguém, sem ser o Adams, escreveu um livro do Guia. Acho que ele é um fã que vai dar o final que todos nós outros queremos. Ou assim espero.
Então, se você ainda não leu a série, pode começar desde já. E, quanto a Praticamente Inofensiva, a regra já foi dada pelo novo Guia : 

ENTRE EM PÂNICO!  hahahahaha ;)

Por Julia

2 comentários:

  1. Comprei a coleção e tô bem curiosa pra ler, é um clássico, né? Clássicos são comigo mesmo. *-*


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Terminei de ler o livro hoje mesmo. Só não achei que foi uma conclusão "totalmente satisfatória" para a série, porque quase todo o livro, principalmente em termos de narrativa e enredo, CONTRASTA MUITO com o restante da série.

    Pra quem se deliciou lendo os 3 primeiros, percebe que do 3º livro em diante a narrativa toma um tom cada vez mais reflexivo e profundo do que escrachadamente engraçado como nos primeiros.

    Recomendo a leitura de toda a série, e também to interessado no "And Another Thing", espero e muito que seja publicado por aqui.

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©