[RETROPROJETOR #67] CAMINHOS DA FLORESTA

9 de fevereiro de 2015

Caminhos da Floresta
Diretor: Rob Marshall
Gênero: Fantasia/Musical
Disney Estúdios
124 minutos 
Estreia: 29 de janeiro de 2015

Caminhos da Floresta é um filme da Disney que traz, de uma só vez, vários de seus personagens clássicos de contos de fadas. Em uma versão bastante diferente das primeiras, mais bizarras porém de alguma forma mais próximas da realidade. 

Antes de assistir Caminhos da Floresta, eu achava que era mais um filme do Jhonny Depp, e não sabia que era um musical. Quem já viu o filme, entendeu que eu não sabia nada sobre ele. Depp só aparece por poucos minutos na verdade, como O Lobo (o da Chapeuzinho), mas a Meryl Streep, ela sim, é como a personagem principal da história pois é ela, a bruxa, quem conecta todos os outros personagens. E é um musical muito er... musical mesmo. 

"Hello, little girl"/"I know things now"
 O roteiro do filme se origina de uma peça de teatro famosa da década de 80 com prêmios e versões que vão até hoje na Broadway. A história conta com Chapeuzinho Vermelho, João (o do pé de feijão), Rapunzel e Cinderela, além do padeiro e sua mulher que são amaldiçoados por uma bruxa e é aí que tudo começa. A bruxa (Streep) avisa ao padeiro (James Corden) que ela o tornou estéril como uma espécie de vingança por algo que o pai do padeiro fez com ela, mas ele e sua mulher (Emily Blunt) podem reverter o feitiço se forem até a floresta e, em 3 dias, conseguirem uma vaca branca como leite, uma capa vermelha como sangue, um sapato dourado como ouro e cabelo amarelo como milho. Bastante peculiar, mas nós já conhecemos esses itens, não?

"I was born to be charming"
Todos os personagens vão para a floresta, cada um por seu próprio motivo, em busca de seus próprios desejos e o destino de todos eles acabam se cruzando. A verdade é que o roteiro parece muito bom e que eu gostaria de ler um livro como esse, ou provavelmente a peça no teatro deve ser muito boa, mas no cinema achei bem mais ou menos. O mais interessante são os finais de cada um dos "contos de fada", ou mesmo o meio deles como no caso da Chapeuzinho, nos quais a Disney realmente mostra versões bem diferentes daquelas super românticas e perfeitas de antigamente. Os príncipes então são um caso à parte com um narcisismo tão absurdo que fazem a parte cômica do filme. No fim das contas, eu não especialmente recomendo esse filme não, mas se você quiser ir descobrir só não acho que seja um filme para crianças, até porque a classificação etária é 12 anos.  

"Agony! Far more painful than yours!"

Moral da história: cuidado com o que deseja, você pode conseguir. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©