Os Radley - Matt Haig

20 de março de 2011

Os Radley - Matt Haig
Galera Record - 431 páginas 
Onde comprar : Saraiva, Submarino, Cultura, Travessa

   Os Radley foi um dos livros que nós ganhamos no Verão Sobrenatural que ficou comigo fuckyea. Embora não tenha procurado muito sobre o livro antes, li apenas comentários, já queria muito ler. Acho essa capa, o sangue escorrendo na cerca e o terrível segredo que a família esconde muito sedutores. Desde que ele chegou aqui, tudo que eu queria era começar a ler ele logo. Foi o que eu fiz. 

  O livro se passa na Orchard Lane, no vilarejo de Bishopthorpe, no Reino Unido *-* Lá, moram os Radley. Uma família aparentemente comum, cujos pais, Peter e Helen, fazem de tudo para não chamar atenção. Usam roupas normais, tem um carro na média. Seus filhos, Rowan (♥) e Clara sabem que são diferentes de algum modo, mas não o quão diferentes. E, em uma sexta feira, descobrirão, por acidente, o segredo que seus pais escondem há anos.  

  Como eu disse, os filhos descobrem em uma sexta feira. E isso faz parte de uma coisa muito legal no livro, ele se passa em quatro dias. Começa na sexta e acaba na segunda, o que, junto com os caíptulos curtos, torna o livro ainda mais intenso. As coisas acontecem rápido, os sentimentos são muito bem descritos e as revelações vão sendo feitas aos poucos. O livro flui muito bem e é uma leitura super rápida.

 No entanto, eu não sei se alguém já leu por aí qual é o segredo dos Radley, mas ele está longe de ser o forte do livro. Não me surpreendeu, não me deixou empolgada, nem nada. É um segredo quase que comum. Por outro lado, o jeito que as revelações do livro são tratadas, o surgimentos dos novos personagens,  ah!, sim, é muito empolgante. Os personagens tentam esconder tanto a sua própria realidade que você não imagina do que eles são capazes ou o que eles escondem em seu passado. E isso não envolve só a família Radley, mas toda a vizinhança. Todos tem um passado obscuro, são mentirosinhos, ô gente tensa. 

E, pra quem curte um humor negro, Matt Haig está aí, gente! Não sei se todos os livros dele são assim, mas tratar de um tema sobrenatural e todos os problemas que a família passa com piadinhas, bem, é uma coisa que está no sangue, não se faz assim, sem querer. Apesar de tudo que me deixava tensa no livros, de algumas mortes e tudo mais, sempre tinha uma graça lá no meio que me acalmava e fazia rir.

 " (...) apenas uma loja enorme de fantasias, com trajes menos chamativos. E se você morar ali tempo o bastante, finalmente terá de tomar uma decisão. 
               Ou compra uma fantasia e finge gostar dela 
                      ou enfrenta a verdade de ser quem você realmente é. "
Então, mergulhe nos desejos ocultos, no humor negro, nos vários segredos e em todas as mentiras dissimuladas de Matt Haig nos traz. Não, você não vai se arrepender. 

beijos
Julia Nevares
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©