1984 - George Orwell

31 de março de 2011

O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ


Imagine viver em um sociedade onde o Partido domina todas as suas ações. Mais que isso, controla o que se passa em sua mente. O pensamento incorreto é crime, fiscalizado pela Polícia da Ideias.
Imagine ser Winston Smith, pacato morador da Oceânia, que, em meio a tudo, não tem certeza nem mesmo do ano em que se está. Justo ele, responsável por alterar várias informações em seu trabalho, no Ministério da Verdade. Tudo aquilo que não se concretizou, que mudou, pessoas sumiram. É como se nada tivesse existido e o Partido, o Grande Irmão, jamais tivesse cometido um erro.

Durante o dia, Winston obedece ao Grande Irmão. À noite, em sua casa, escreve seu diário como forma de se rebelar contra o sistema. É esse o cenário de 1984.

Winston não sabe onde está sua esposa, sua mãe. Todas as suas memórias são confusas e, o que ainda lhe sobra, o faz desconfiar do sistema. A medida que sua revolta contra o mesmo cresce, Winston começa também a se envolver com uma colega de trabalho, Julia. Além disso, pouco a pouco, se aproxima daqueles com ideais próximos aos seus, envolvendo-se em uma sociedade secreta que se opõe ao Partido. Com os olhos do Grande Irmão vigiando tudo e todos durante todo o tempo, Winston não sabe se é capaz de aguentar as consequências que seus próprios pensamentos podem trazer.

"Poder é infligir dor e humilhação.
Poder é estraçalhar a mente humana e depois juntas outra vez os pedaços, dando-lhes a forma que você quiser.
E então ?
Está começando a ver o tipo de mundo que estamos criando ? "

O livro foi escrito em 1949, no mundo recém saído da Segunda Guerra Mundial e no início da divisão entre capitalismo e socialismo. George Orwell apresentou uma sociedade distópica futurística, onde o socialismo havia alcançado total dominação de todo o mundo. E é um desses livros que de tá um tapa na cara, te deixa pensando sobre ele por muito tempo. Embora as situações no livro pareçam distante da nossa realidade, estamos muito, muito próximos delas, mas de uma maneira bem sutil. O jeito que é apresentado como o Estado pode alterar o passado, presente, as nossas mentes e definir as nossas necessidades é incrível.

O livro não aborda só discussões políticas, mas também da natureza humana. Até que ponto as pessoas chegam para obter poder e dominação ? Até onde vamos para defender nossos ideais ? Somos capazer até mesmo de fazer tudo aquilo que condenamos, de trair quem mais amamos. O livro chega a ser pertubador de tantas verdade que ele te mostra.
E, embora seja um clássico, a linguagem do livro não é super rebuscada ou cansativa. O livro é bem fluido. A única coisa que me incomodou foram as frases, parágrafos e capítulos, todos enormes. Quando eu vejo um monte de letras assim, em parágrafos enormes, meus olhos ficam muito incomodados. Mas isso é uma coisa bem pessoal, só eu reclamei disso até agora :x

E, bem, esse não é o tipo do livro que eu posso ficar falando muito sobre. É um desses livros que te faz pensar por muito tempo, que bagunça de verdade com a sua mente. Por isso, ele me deixou com essa sensação de falar para as pessoal lerem e tirarem suas próprias conclusões. Façam isso. E, assim como eu, passem a ter certeza de que 2 + 2 = 5

beijos,
Julia Nevares
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©