O oceano do fim do caminho - Neil Gaiman

12 de agosto de 2013

O oceano no fim do caminho
Neil Gaiman
Editora Intrínseca
208 páginas
2013

O oceano no fim do caminho não foi o que eu esperava. Mas, talvez, um dia eu me acostume a ler Neil Gaiman assim, sem saber o que esperar. Um livro muito bom, ainda assim. É que houve todo aquele papo de história baseada na vida do próprio Neil Gaiman quando criança e eu acabei não estando preparada para um livro tão cheio de fantasia.

A história contada nesse livro aconteceu há quarenta anos atrás, e é apenas um pedaço da vida de um homem. Mas um pedaço que, mesmo se esquecido, deixou muitas marcas. 

Tudo começou com um homem, o minerador de opala, alugando um quarto em uma casa em Sussex, Inglaterra. Esse homem se suicidou e despertou uma força desconhecida que, então, começou a mexer com a vida das pessoas. O antigo dono do quarto era apenas um menino de sete anos e tudo isso foi especialmente importante para ele. A partir daí, ele conheceu Lettie Hempstock e o oceano no fim do caminho (o lago atrás da fazenda no fim da estrada). 

Eu gostei muito da Lettie, mas é claro que com 208 páginas, esse é um livro muito rápido, então pareceu difícil realmente se apegar. A fantasia não é desse tipo definida e explicada, as coisas vão acontecendo e você vai sentindo como elas funcionam, o que lugares e pessoas significam e podem fazer ao longo do livro. É um estilo que faz com que o mais importante seja o que a situação te faz sentir, e não o que está de fato acontecendo. Eu senti falta de fatos mais concretos, porém. Falta de costume, provavelmente. 

O oceano no fim do caminho é um livro que eu chamaria de reflexivo, diferente e inspirador. Talvez seja um jeito bastante inusitado de se contar uma história bastante distorcida. Mas é a história de uma criança, afinal. E cada um lembra de uma história que viveu do seu jeito. Nenhuma história é igual a como os outros contam ou como realmente aconteceu. Tudo é apenas uma versão dos fatos. E faz pensar em como as crianças vêem o mundo e se nós lembramos do mundo de quando éramos crianças. 

Mas, se você quer começar a ler Neil Gaiman, eu te indico Lugar Nenhum porque é mais empolgante. E se você ainda não pensou sobre isso, eu te indico começar a ler Neil Gaiman logo. 

Beijos, 
Celle. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©