A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

4 de novembro de 2010

       Um dos melhores livros que eu já li, me deixou paralisada em alguns momentos, enlouquecida em outros, com medo, com raiva, curiosa, esperançosa.... e por aí vai. É um livro longo e um pouco cansativo no início, mas quando você começa a se empolgar e tudo vai ficando mais emocionante... nossa. 
Não deixe de ler. E ainda conhecemos um pedaço da Barcelona pós-guerra, seus becos e cantos escusos. E o mundo da literatura, ah!, a literatura. A Sombra do Vento é um livro sobre um livro, livro que faz matar, faz morrer, apaixonar e  desvendar mistérios. O livro de Zafón é, em si, um mistério.  
     
     Tudo começa quando o pai de Daniel Sempere, dono de uma pequena livraria, um sebo, leva seu filho até o "Cemitério dos Livros Esquecidos". Um mundo formado por livros, corredores e mais corredores, estantes e mais estantes, prateleiras e mais prateleiras. Daniel ficou maravilhado, até eu que não estava lá fiquei. Ele poderia escolher um daqueles milhares para ser seu, mas como? Como escolher entre tantos? Tão diferentes, grandes, pequenos, feios, bonitos.... Daniel escolheu um livro que não era para ser achado, A Sombra do Vento de Julián Carax.
     
      Daniel se apaixona pelo livro e se vê envolvido demais na obra de Carax e decide saber mais sobre a vida do autor. Quanto mais Daniel e nós descobrimos sobre o passado desse autor misterioso, menos sentido tudo faz e precisamos sempre, sempre saber mais. As coisas vão ficando perigosas, mas Daniel não desiste, apesar de tudo. Passam-se vários anos durante a história e novos personagens vão surgindo. Como Fermín Romero de Torres, mendigo que ajuda Daniel em uma situação bem inusitada e depois recebe um emprego e um lugar pra morar. Fermín é um personagem muito enigmático, porém muito carismático também. 
     
     Ao conhecer Penélope Aldaya e se aproximar de Beatriz Aguilar, Daniel percebe que ele e Carax tem mais em comum do que ele imaginava anteriormente. Seu próprio desejo de descobrir a verdade transforma sua vida de tal maneira que fazem os dois se aproximarem. Final emocionante e cenas inesquecivelmente descritas. Não posso esquecer de comentar sobre a ironia que ronda a história vez ou outra, partes em que eu ria e invejava a inteligência de Zafón.
   
     Outro livro dele, Zafón, é O Jogo do Anjo. Quero muito ter e ler esse livro, aliás, eu nem tenho A Sombra do Vento também ;x  mas foi um dos melhores empréstimos que eu já fiz.
     
     Beijos, Z.   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©