Eldest, Christopher Paolini.

2 de abril de 2011


   Ontem de madrugada (Ontem? Há quanto tempo essa resenha está nos rascunhos?) acabei de ler Eldest, o segundo volume do Ciclo da Herança, nome da saga dos livros do Christopher Paolini. E, não fiquem surpresos, eu adorei. De verdade. Posso dizer pra vocês, com toda a certeza, que Eldest é muito melhor que Eragon. E eu acho que todos os volumes vão andar nessa progressão, por que Brisingr já está muito mais divertido que Eldest, rs. Mas isso é papo pra outra resenha.
jamais acontecerá, rs.
   Enfim, Eldest começa com Eragon conferindo o estrago causado pela batalha em Farthen Dür, e já ali no primeiro capitulo nós temos a ação propícia de um épico - Ajihad, lider dos Varden, junto com Murtagh, o amigo maravilhoso de Eragon e alguns outros homens são emboscados por Urgals e levados para morte dentro da cidade de pedra. Os Varden perdem seu líder e Eragon seu fiel amigo, e logo Nasuada se torna a nova líder dos rebeldes. Com o ataque das tropas de Galbatorix à cidade dos anões, os Varden são obrigados a se mudar para Surda, o país vizinho a Alagaesia, e Eragon se prepara para começar seus estudos como Cavaleiro de Dragão com os elfos em Ellesmera, terra natal da sua amada Arya, e assim estar apto a carregar o titulo de esperança dos rebeldes para devolver a liberdade a Alagaesia.
    Em Eldest a narração se divide em três: Eragon e seus estudos em Ellesmera, Nasuada e o dia-a-dia tumultuado em Surda e Roran e as aflições de Carvahall, sob ataque para capturá-lo e levá-lo a Galbatorix. Nesse livro, embora as narrações ainda sejam detalhadas, elas não ocupam páginas e páginas e são precisas e de leitura fácil. Eu até gostei delas, dessa vez. Talvez se deva ao fato de que, aliado a calmaria na vida de Eragon, nós temos toda a ação que as aventuras de Roran nos proporcionam, e nada fique faltando.
     Roran é o máximo. No começo eu não gostava muito dele, admito. Não conseguia ver a razão de acompanhar sua vida calma demais em Carvahall e aquele seu discurso odeio-o-eragon-que-matou-meu-pai-e-fugiu me fazia pensar nele como um garotinho assustado. Mas quando foi preciso, lá estava ele de martelo na mão, defendendo sua terra e seu povo, se tornando um guerreiro de proporções épicas e de um amor intenso no peito - pela sua futura esposa, pela sua terra. É muito legal ver a progressão dele de homem da terra à herói respeitado. Ele se torna lider dos homens de Carvahall, e até convence você que ele vai ser super capaz de salvá-los do que seja, mesmo que o inimigo seja criaturas sem definição, como os Razac. Ele é construido de tal maneira que acreditar nele é muito natural. Mais que isso, você acaba torcendo por ele.
Safira retirada do Deviantart
    Nasuada está tendo um período dificil, tentando conciliar a vida dos Varden com a dos habitantes de Surda. Afinal de contas, é um outro país, sob o comando de um outro rei, e ela não pode sair fazendo o que quiser. É política de guerra, e é interessante ver como isso se desenvolve. Eragon é a esperança deles (que bosta hein) e eles precisam esperar que eles voltem pra dar continuidade aos planos para destruir Galbatorix.
    E bem, Eragon. Ele começa sua viagem para Ellesmera, a cidade élfica, mas dessa vez a viagem é algo interessante, por que é mais curta. No meio dela, aliás, ele se descobre cheios de sentimentos por Arya. Aqui, devo dizer, a coisa fica meio esquisita, meu medidor de vergonha alheia dispara, e a Arya, como toda boa mulher sábia, ignora e frustra as tentativas desajeitadas do Eragon de se aproximar dela. Já na cidade dos elfos, ele conhece a rainha Izlanzadi e descobre coisas interessantes sobre a cultura élfica e sobre o passado de Arya. E descobre também que não está tão sozinho quanto imagina.
    Até aí, tudo está relativamente calmo na Alagaësia. Mas Galbatorix decide que não quer mais suportar os Varden, e seu exército marcha para a batalha. E então Eragon tem que deixar seus estudos (Não sem prometer voltar para terminá-los, é claro, à la Luke Skywalker)  e voltar correndo - ou melhor, voando - para junto de sua Lady Nasuada, para lutar ao lado dos Varden. E nessa batalha um reencontro que ele não esperava acontece - só posso dizer que tem a ver com a capa do livro -  e Eragon descobre uma importante verdade sobre sua origem que eu já sabia. É uma continuação pra ninguém botar defeito, que supera em muito seu antecessor e deixa você louco pelo próximo.
Capa do próximo (e último) livro.
  Dito isto, terminar Eldest e correr pra Brisingr é algo completamente plausível. Assim como terminar Brisingr e ficar chupando dedo querendo mais também é. Mas, amém, a espera está acabando. Depois de quase 3 anos de silêncio, Paolini revelou a capa do próximo e último livro, chamando Herança, e deu uma previsão de lançamento: se tudo der certo, em novembro estará nas livrarias lá de fora. O que significa que ano que vem teremos quentinho o ultimo livro do Ciclo da Herança em nossas mãos. Oba! Não vejo a hora.
 Beijo, beijo,
 Thai. 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©