As Últimas Quatro Coisas - Paul Hoffman

23 de janeiro de 2012


As Últimas Quatro Coisas
Paul Hoffman 
Editora Suma de Letras
304 páginas


   As Últimas Quatro Coisas é a continuação de A Mão Esquerda de Deus - você pode ler a resenha aqui - a saga será composta por três livros. Nesse livro, Thomas Cale está um tanto quanto mudado, ele agora conhece os planos do nosso principal Redentor - um tipo de figura religiosa - na história, Bosco. 

   Bosco acredita fielmente que Cale é a fúria de Deus, ele não é uma pessoa, logo seus sentimentos e opiniões não são importantes. Ele foi criado para um propósito maior: a limpeza total do mundo. A tarefa de Cale seria, apenas, passar todo mundo na espada. 

   Alguns podem achar que Cale agora está do lado de Bosco, homem que fora seu pior inimigo, mas não é bem assim. Um depende do outro, mas de modo algum gostam disso ou confiam um no outro. E não deveriam mesmo.O plano de Bosco é ousado, Cale apenas apreciaria um pouco de paz, sossego e ... bom, vingança. Arbell Pescoço de Cisne é uma personalidade constante em seus pesadelos, ou nos mais suaves sonhos onde ele a estrangula com muito prazer. 

   Henry Embromador e Kleist também estão de volta, mas também muito diferentes, só o fato de saberem como são as mulheres já faz bastante diferença. Mas eles mantém a ignorância de sempre, que traz um toque de humor menos sarcástico ao livro. Mesmo com os melhores espíritos da guerra mais bruta, os meninos ainda tem bastante daquela inocência que eu adoro neles. 

   Muitas coisas trocam de lugar, enquanto Bosco está tentando se tornar o novo Papa, mesmo que o Papa atual ainda viva e ele seja o décimo na linha de sucessão. Como, por exemplo, Cale ter um exército de Purgadores - ex-Redentores que foram presos e estão esperando a morte - à sua disposição. 

   Comparativamente, eu gostei mais de A Mão Esquerda de Deus, não sei exatamente porquê, mas esse livro não despertou a mesma paixão em mim que o primeiro. Mas continuo sendo fã da série. E das genialidades do Cale, especialmente para as artes da guerra. Quem se apaixonou por A Mão Esquerda de Deus, como eu, pode ler. Não, não, deve ler. Mas eu espero que o Hoffman dê um up na história e capriche no fim da trilogia, que depois desse final... Cale, Cale... 

Beijos, 
Celle
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©