Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson

22 de fevereiro de 2012

Eu pretendia escrever esse post para falar sobre o livro. Mas eu vi o filme primeiro e comecei a ler no mesmo dia, então as comparações serão um tanto quanto inevitáveis e farei eventuais comentários sobre o filme também!



 Os Homens Que Não Amavam as Mulheres 
Stieg Larsson
Companhia das Letras
522 páginas

Os Homens que Não Amavam as Mulheres conta a história de Mikael Blomkvist, um jornalista investigativo da Revista Millenium, que acabou de ser condenado por difamação e resolve se afastar um pouco do ramo. No entanto, ele vê uma possível mudança em sua vida quando é convidado para investigar um antigo caso da família Vanger. Paralelo a sua história, temos Lisbeth Salander, uma jovem hacker, que, embora já tenha atingido a maioridade, ainda vive as custas do governo por ser declarada mentalmente incapaz. A única ligação entre eles é que Lisbeth escreveu o dossiê sobre Mikael. A única ligação até agora.

Eu sempre tive vontade de ler esse livro, mas ele nunca foi uma prioridade - até porque eu não o tenho. Mas, no momento que eu saí do cinema, eu precisei ler, para me envolver mais com a história, saber mais sobre ela. Garanto que ver o filme antes não atrapalhou em nada minha experiência.
Os personagens principais, Mikael e Lisbeth, são muito bem caracterizados e eu adorei os dois. Já li livros com personagens mais parecidos comigo com os quais eu não me envolvi tanto, mas com eles é completamente diferente. Tirando alguns detalhes, eu gosto do jeito deles e torcia muito durante todo o livro.

Cheio de narrações e com poucos diálogos, há vários detalhes sobre todas as partes da história. O processo de Mikael, a vida de Lisbeth, a família Vanger. Isso torna o livro ainda mais interessante e próximo, ainda mais que ao final tudo se completa, não há nada que fique sobrando, precisando de explicações. Tanto que eu quero muito o segundo só porque eu amei esse primeiro, e não porque a história está cheia de buracos. A investigação do livro é muito boa, os detalhes são revelados aos pouco, te fazendo pensar para chegar solução ao mesmo tempo que os personagens. E, sim, mesmo eu já sabendo o que ia acontecer, é muito emocionante. Me vi lendo as 200 páginas finais do livro em um só dia para chegar logo a solução.
 
Em contrapartida, o início do livro é muito lento (e por início eu me refiro a umas 180 páginas). O autor teve um cuidado de caracterizar a personalidade e realidade deles nesse início, o que ficou muito bom. Mas, infelizmente, é muito lento e sim, um tanto quanto chato. Conheço pessoas que pararam de ler porque não acharam que o início do livro evoluía ou simplesmente pularam o primeiro capítulo (true). Como eu já havia visto o filme, eu sabia o quanto valia a pena continuar. Então, não desistam do livro por causa disso também. O ritmo melhora aos poucos e no final é quase impossível largar. Se você não se importa com spoilers ou algo assim e achar melhor ver o filme antes, faça isso! Como disse, fiz, não atrapalhou a leitura e, de fato, até contribuiu para eu 'enfrentar' o comecinho.

Vale lembrar também que o título Os Homens que Não Amavam as Mulheres faz juz não só a história principal do livro, mas como a todas as tramas secundárias. Algumas partes e passagens do livro funcionaram bem como uma denúncia sobre diversas situações de violência contra mulheres na Suécia.

Só para finalizar esse post enorme (sinto muito!), o filme ficou muito bom e fiel ao livro. Claro que houve algumas mudanças e cortes, pois o livro é bem grande e super detalhado, mas gostei bastante do resultado. O filme também ficou bem longo, com cerca de 2h40, mas vale muito a pena. Infelizmente, não posso comparar com o sueco, mas pelos comentários já vi quem ambos são bons e tem seus méritos. E os fãs da série ficaram divididos.
Não importa o quanto eu escreva, acho que jamais conseguirei passar a intensidade do livro pela resenha. Mas, para quem gosta de um bom suspense, não pode deixar de ler a trilogia Millenium! Recomendadíssima!

beijos, Julia :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©