Wherever Nina Lies - Lynn Weingarten

1 de setembro de 2012

Wherever Nina Lies
Lynn Weingarten
310 páginas
Scholastic US 

A irmã mais velha de Ellie, Nina, desapareceu há dois anos. Ela era linda, meio doida, que amava desenhar e era muito ligada a sua irmã. Por algum motivo, Ellie ainda acredita que pode encontrar Nina. Até que ela encontra um misterioso desenho da sua irmã que só pode ser... uma pista! Nesse momento, Ellie decide juntar todas as informações possíveis e parte em uma road trip, junto com Sean, um cara que ela está a fim, em busca de sua irmã. 

"Along the way,Ellie finds a few things she wasn't planning on. Like love. Lies. And the most shocking thing of all: the truth."
No caminho, Ellie encontrará várias coisas que ela não estava esperando. Como amor. Mentiras. E a mais chocante de todas: a verdade. 

Essa parte em itálico é o final da sinopse oficial do livro e uma tradução livre que eu fiz. E o motivo dela estar aí é que foi essa frase que me fez querer tanto ler esse livro. É inevitável. Sempre que um livro promete um desfecho inesperado, eu sinto que preciso dele, mesmo que seja só para matar a curiosidade.

Assim como todos os comentários atrás do livro prometiam, esse livro me prendeu. Não só porque eu queria muito saber essa verdade chocante, mas porque a autora soube conduzir muito bem a história. A história é narrada por Ellie, que conta um pouco sobre quando sua irmã sumiu, histórias das duas juntas no passado e como está a vida dela atualmente. Eu me sensibilizei logo com a história, o desaparecimento de Nina e a falta que ela fazia a Ellie. Quando Ellie e Sean finalmente saem juntos para viajar, aí que eu não conseguia mais largar o livro. Eles vão para vários lugares juntos, a dinâmica dos dois é ótima, novas pistas vão surgindo e eu fui ficando cada vez mais envolvida com a história. Não dava para largar. 

E, quanto ao final, ele é realmente ótimo e me deixou muito surpresa. Não sei avaliar se é impossível descobrir ou não. Mas acho que, mesmo que você imagine, vai achar uma ótima sacada da autora, um jeito incrível de terminar tudo. A partir de certo ponto, pequenas revelações são feitas, você desconfia de tudo e então temos aquele final de tirar o fôlego. Gostei muito da história por trás do sumiço de Nina. Além de ser ótimo, a autora soube amarrar muito bem vários acontecimentos do livro. Então quando você termina, descobre várias coisas que estão interligadas, que eram pistas e você nem imaginava. 

E, para não dizer que o livro é perfeito, temos aqueles pequenos detalhes que me incomodam um pouco, mas não sei se incomodará vocês. O primeiro é aquele normal "Por que a mãe de Ellie não se importa dela ter ido viajar com esse menino Sean que ela não conhece?" Eu me incomodo muito com esses pais de livro jovem que não ligam que seus filhos adolescentes saiam pelo mundo e só dão as caras na última página, preocupados. Afinal, ela já tinha uma filha desaparecida, não se importa se a outra sumir também? Tira um pouco da veracidade do livro. Mas a autora resolve isso falando que ela trabalha muito e é ausente. O que me leva ao segundo problema, que é a impressão de que ninguém havia realmente procurado a Nina. Dá a impressão de que ela some, as pessoas procuram um pouco e depois seguem suas vidas. 

E por fim, algo que não tem a ver com a história, mas com a Ellie. Não havia nada nela que me incomodasse, mas acho que porque eu senti que não a conheci muito bem. Ela fala muito sobre Sean, Nina, sua amiga Amanda, mas achei a caracterização da Ellie fraca. Acho que tudo que eu sabia sobre a Ellie era como ela sentia falta da irmã, como ela queria encontrá-la.

O livro é um bom divertimento e acho que vale a pena ler. Para quem se interessar, não achei o nível de inglês difícil e é uma leitura rápida. Se você começar, não vai parar de ler até saber o que realmente aconteceu com Nina, acreditem.

beijos,
Julia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©