O Atlas Esmeralda - John Stephens

12 de janeiro de 2013

O Atlas Esmeralda - Os Livros do Princípio #1
John Stephens
Editora Suma de Letras
296 páginas 
2011

O Atlas Esmeralda foi um dos livros que eu comprei em uma das feirinhas de livros usados que a Juh Oliveto (Livros & Bolinhos) organiza aqui no Rio. O livro conta a história de três crianças, Kate, Michael e Emma, que vivem muito felizes com seus pais até uma determinada véspera de Natal. Nessa noite, um homem alto e um tanto quanto esquisito aparece e levas as três crianças embora. Emma era apenas um bebê de 1 ano,  Michael e Kate eram crianças de 2 e 4 anos. Por isso, mesmo que ainda tão pequena, Kate prometeu à mãe que cuidaria dos irmãos. E ela jamais se esqueceria dessa promessa. Mesmo se esquecendo de seu sobrenome, restando apenas a letra P.

Depois dessa introdução, a história começa mesmo 10 anos depois. As crianças, depois de passarem por diversos orfanatos, cada um pior que o anterior, serão visitados por uma senhora disposta a adotar três crianças no que seria a última chance dos três antes de serem transferidos para outro orfanato

"A sra. Lovestock era uma mullher de alguma idade, com mais posses ainda e sem filhos. Não era mulher de fazer as coisas pela metade. Seu ponto de vista quanto a cisnes é um bom exemplo. Achava que eram as criaturas mais belas e graciosas do mundo. [...] o marido, o sr. Lovestock - que supostamente tirava férias todos os anos para coletar insetos, mas na realidade caçava cisnes numa reserva particular na Flórida, atirando praticamente à queima-roupa com um sorriso lunático no rosto [...] - Gerald, vou adotar umas crianças. [...] O sr. Lovestock suspirou, tornando a colocar o cachimbo no canto da boca e imaginando se haveria um lugar para onde ele pudesse viajar no verão para caçar crianças." 
 Eu me apaixonei pelo livro depois de ler esses trechos, logo na página 15. 

As coisas não saem como deveriam mais uma vez e as crianças vão parar em outro orfanato, um em lugar bem estranho, chamado Crambridge Falls. Logo ao chegarem, eles precisam se apressar pois à noite os lobos saem... O lugar é realmente cheio de mistérios e o orfanato não é diferente. Lá, as crianças encontram um livro de capa verde... com nada escrito dentro dele. E ao encostarem uma foto antiga em uma de suas páginas em branco, algo acontece. 

O livro é realmente cheio de ação e muito divertido. Kate, a irmã mais velha, é sempre muito responsável e inteligente, Michael é apaixonado por livros, contos de fada e especialmente por anões, Emma é uma criaturazinha encrenqueira, escandalosa, teimosa e muito corajosa. Ela é muito engraçada. Os dois menores vivem implicando um com o outro, mas os três se amam muito e são uma família. Eu gosto muito de livros infanto-juvenis de aventura e ainda mais quando eles falam de família e amizade. Então, eu estava pronta para adorar O Atlas Esmeralda.

E eu adorei! Ele tem um quê de Harry Potter, de Nárnia, de O Livros das Coisas Perdidas, de vários livros e filmes bons do estilo. Crianças corajosas, um mago poderoso do bem, um mago poderoso do mal, uma feiticeira, pessoas para ajudarem as crianças, lobos ferozes, um (ou três) livros mágicos, uma profecia, anões, algumas criaturas malvadas e nojentas... são tantas aventuras, tantos desafios. Eu me vi criança de novo, torcendo sempre para que os três tomassem as decisões certas e que tudo terminasse bem. Com o mundo e com a família P. 

Pelo que li nesse livro, a série será uma trilogia e eu estou esperando ansiosamente pela continuação de O Atlas Esmeralda. Enquanto isso, vou recomendando-o para vocês e todo mundo de 8 a 108 anos. 

Beijos, beijos, 
Celle. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©