Vaclav e Lena - Haley Tanner

3 de novembro de 2012

Vaclav e Lena
Haley Tanner
Editora Intrínseca
277 páginas


"Vaclav & Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ela. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido". Fonte: Vaclav e Lena.


Vaclav quer ser mágico. Ele se imagina mágico, ele se prepara para sê-lo, ele é metódico e acredita, do fundo do seu coração, que será o próximo Houdini. Melhor ainda: ele será Vaclav, o Magnifico. Esse sonho, é claro, não é para um garoto desacompanhado. Por que sem assistente não existe o mágico, e a assistente de Vaclav é Linda Lena, sua amiga de infância, sua companheira inseparável. Ela também acredita, talvez não pelos mesmos motivos, mas Vaclav é tudo que Lena tem, então ela quer fazer parte, ela quer ser, e quer ser com ele. É inocente e puro, é infantil e doce, é, até então uma história de amor para crianças. De crianças. Tanto faz.

Vaclav e Lena são russos, mas moram nos Estados Unidos desde pequenos. Lena desde menor ainda, por que veio ainda bebê para o país, sem os pais, e não sabe muito sobre o que era dela antes de morar com uma mulher que chamava de avó. Depois do falecimento da senhora, Lena passou a morar com a tia, uma mulher estranha e vulgar, que tem um trabalho nada respeitável e que deixa em pé os cabelos de Rasia, a tradicional mãe de Vaclav. Esta é uma mãe amorosa, adorável, que faz o que pode pela família e pela pequena Lena, largada na vida pela tia estranha. Seu coração se aperta ao  ver a situação da menina e ela tenta ajudar, mas não sabe muito bem o que fazer.

Lena tem dificuldades com o inglês e por isso não tem outros amigos além de Vaclav, mesmo na escola para imigrantes onde eles estudam. Vaclav não tem o mesmo problema, mas Lena é sua melhor amiga e ele faz qualquer coisa por ela, por que tem certeza que eles vão ficar juntos pra sempre. Na mente dele isso é claro feito água, e é um pouco cruel ver Lena  se aproveitando disso. É coisa de criança, mas ai que dó. Ai meu coração.

Admito que neste ponto eu já estava completamente tocada pelo livro. Tenho um tombo por estas histórias de amor que começam na infância, tenho um ponto fraco no meu coração pra amores que se prometem desde sempre. Me julgue, se quiser. De todo modo, Vaclav e Lena são separados pelo destino. Rasia, sentindo falta da garota depois de um breve sumiço, vai até a casa onde ela mora e encontra algo que a faz chamar a polícia. Rasia não explica a Vaclav o que aconteceu e, durante anos, Lena vira tabu na casa do menino. Só o que ele sabe é que Lena foi levada pelos policiais, e que sente a falta da amiga. E por mais que saiba que ela foi embora, ainda sim, toda noite ele lhe diz boa-noite e espera que ela esteja bem. E quando finalmente se encontram a verdade que Vaclav descobre é uma surpresa, e não conta tanto com o final feliz que ele esperava.

Preciso dizer aqui, no entanto, que eu de primeira achei o livro lento, por que passei uma boa parte dele esperando que os personagens crescessem logo.  Eu li na orelha que se passariam sete anos em algum momento e imaginei que a história deles só se desenvolveria de verdade a partir daí. Não cometa esse erro. Aproveite as páginas do começo, aproveite a história de Vaclav e Lena crianças, felizes, fazendo mágicas e vivendo de sonhos e esperanças. É a maior parte do livro e se você prestar a atenção que o livro merece, você também vai aproveitar. Eu me envolvi logo depois, então o dano não foi tão grande. Mas estou te dando a dica. Deixe o livro rolar no seu ritmo. Como eu disse, é uma história de amor que vem da infância. É uma coisa doce.

Enfim, Vaclav e Lena é uma história de amor - e ao mesmo tempo não é. Eu não consigo explicar, apenas tem (bem) mais ali do que umas linhas sobre o amor - o amor homem-e-mulher, eu quero dizer. Tem todo tipo de amor e toca em tantas coisas e faz você pensar e aperta o seu coração tão forte que faz você suspirar. Eu adorei. E recomendo, sim. É um daqueles romances que eu estava esperando pra tocar meu coração. E, mesmo que todo o romance aqui esteja no desenvolvimento da coisa e não neles dois de verdade, eu me apaixonei por cada pedacinho de Vaclav e Lena. Vou guardar no meu coração essa leitura, o desfecho que eu não esperava, as surpresas, as palavras perfeitas, sua escrita especial, com cada palavra se encaixando direitinho. E eu acho particularmente interessante falar sobre como ficou ainda mais bem colocado na ultima parte, quando eles já estão mais velhos. Daí pra frente, todo o texto era lindo e bem escrito, como se amadurasse junto com o pensamento deles, bem encaixado, orquestrado pra tocar meu coração. Adorei, adorei, adorei. Espero que vocês também gostem!

Beijo, beijo,
Thai.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©