[Especial #3] Astronauta Magnetar e Graphic MSP

9 de junho de 2013

Sempre que alguém me pergunta como eu me interessei pela leitura, tem um nome que eu nunca deixo de citar: Maurício de Souza. Eu não sei ao certo com quantos anos eu aprendi a ler, com quantos eu me interessei. Minha única certeza é que tudo começou com A Turma da Mônica e eu li MUITOS, mas MUITOS gibis. Desde então, eu tenho um carinho muito grande por essas histórias. E eu tenho certeza que muitas outras pessoas também iniciaram sua vida como leitores com o Maurício de Souza, então, também devem ter esse carinho.

O fato é que inovações sempre são necessárias para manter o público interessado e conquistar novos leitores. E já houveram muitas. Personagens como o Ronaldinho Gaúcho, Turma da Mônica Jovem. E, agora, o novo projeto da Panini é o Graphic MSP. Ele basicamente envolve autores brasileiros de quadrinho que irão escrever novas histórias usando os personagens criados por Maurício (MSP quer dizer Maurício de Souza por). Até agora o projeto já conta com as releituras de:






Chico Bento, de Gustavo Duarte  Astronauta, de Danilo Beyruth 
Piteco, de Shiko 
Turma da Mônica, de Vitor e Lu Cafaggi 












Na verdade, o projeto tem origem também em outro chamado MSP50, em homenagem aos 50 anos de carreira do autor. 50 autores foram convidados para fazer releituras dos personagens do autor. O resultado desse trabalho foi lançado em 2009 e 2010, No entanto, dessa vez, cada autor tem uma revista inteira para criar sua própria história.

O único que já foi lançado foi do Danilo Beyruth, que sofreu mudanças na capa. O título oficial é Magnetar. Eu já li e gostei muito. São 82 páginas no total, entre a história e alguns extras com detalhes da criação. A história do Astronauta de Danilo Beyruth tem um conteúdo bem mais adulto. Temos algumas páginas mostrando a infância do Astronauta. Em seguida, o acompanhamos naufragado. Sua nave quebra e ele fica sozinho. O Danilo Beyruth abordou principalmente o tema solidão e eu achei a história incrível. Eu lia as histórias do Astronauta ainda criança, então é claro que gostei de ver uma história dele hoje em dia com um conteúdo voltado para a minha idade atual. Matou bastante a saudade.

Outro detalhe que eu achei legal desse projeto é que, por exemplo, eu adorei os desenhos do Danilo e a história idealizada por ele. Deu para ter uma ideia do trabalho que ele desenvolve e agora fiquei curiosa para ler suas outras criações fora do projeto Graphic MSP. Então, para mim, que era apaixonada por quadrinhos quando criança, acho que é um bom incentivo para voltar a ler quadrinho e, melhor ainda, conhecer autores nacionais.

Bem, acho que isso é tudo. Eu só quis fazer esse post para divulgar essa nova criação da Panini que eu descobri recentemente e achei que poderia interessar mais alguém. Espero ainda ver muito mais dos personagens do Maurício!

Para quem se interessou, vou deixar essa entrevista com o Sidney Gusman, editor e o Danilo Beyruth. Nela, o Sidney fala que os próximos volumes sairão ainda esse ano e fala um pouco mais sobre cada história. A que eu estou mais interessada em ler é a da Turma da Mônica mesmo.


Espero ter despertado pelo menos um pouquinho a curiosidade de vocês sobre o assunto. Caso alguém já tenha lido alguma, comenta aqui para falar o que achou. Se eu encontrar as próximas a venda, atualizo o post ou divulgo no facebook/twitter do blog.

Beijos
Julia

Créditos: Panini Comics, Omelte, blog Observatório Nerd e Metrópolis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©