O Livro Selvagem - Juan Villoro

27 de junho de 2012

O Livro Selvagem 
Juan Villoro
Comapnhia das Letras 
192 páginas

Juan é um menino de 13 anos que, do nada, descobre que seus pais estão se separando e, por causa dessa mudança, ele terá que passar suas férias na casa do Tio Tito. Não é bem o que ele planejava. Tio Tito é muito diferente, vive rodeado de livros e não gosta que atrapalhem sua leitura. Por isso, passa muito tempo em casa. Mesmo assim, ele precisa ir. Ao chegar lá, começa a descobrir mais sobre os livros e o mundo da leitura e, quando seu tio nota que ele é um leitor muito especial, confessa que precisa de ajuda. Ajuda para encontrar um livro que não quer ser lido : O Livro Selvagem.

O Livro Selvagem, para mim, é mais um livro infantil que funciona como um presente para os amantes da literatura. Mas, diferentemente do que acontece em Coração de Tinta ou em O livro das coisas perdidas, nesse livro o personagem principal não mergulha dentro das histórias. Ele desenvolve uma paixão enorme pelos livros e aprende a entendê-los melhor. E, embora possa parecer bem simples, não é. É encantador. O autor teve muita criatividade e sensibilidade ao descrever o amor de Tio Tito pelos livros, seu relacionamento com a literatura e as situações que ocorrem com vários leitores: ler livros ruins, se decepcionar com eles ou encontrar sua própria maneira de interpretar um livro. As descrições são todas feitas de um jeito fantasiado e mágico, mas, ainda assim, com muitos sentimentos com os quais eu me identificava. 

Como em muitos livros infantis, a narrativa e os acontecimentos são simples, mas, claro, encantadores. Adorei todos os personagens e o mistério por trás do Livro Selvagem. Mas confesso que, apesar de ter lido super rápido, não foi um livro que me prendeu, ou me deixou super ansiosa para saber o desfecho. Eu continuei lendo porque achava bonitinho e por esse lado dele de falar sobre livros. Claro, queria saber o final, mas nada desesperador.

Acho que esse livro é um ótimo exemplo de como livros infantis ou com esse tema podem se destacar e merecem atenção. O livro é fininho, de leitura bem rápida, mas bem marcante. Quem gosta bastante de leitura, vale muito a pena conhecer esse livro.

beijos
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©