Stolen - Carta ao meu sequestrador - Lucy Christopher

20 de junho de 2012



Stolen - Carta ao meu sequestrador
Lucy Christopher
Editora iD
368 páginas 
Onde comprar: Saraiva - Travessa
Em Stolen, conhecemos a história de Gemma através de uma carta que ela está escrevendo. Só entendemos melhor sobre ela com o decorrer do livro. Só sabemos que Gemma escreve para Ty. Um jovem, de olhos azuis. Ty e Gemma se conheceram em um aeroporto. Onde ele a sequestrou. 

Basicamente, era isso que eu sabia sobre o livro quando comecei a deseja-lo. Essa pequena sinopse e o fato de que ele tratava também sobre Síndrome do Estocolmo, caracterizada pela vítima desenvolver algum tipo de ligação afetiva com seu sequestrador. Seja para tentar sobreviver ou suportar melhor a situação. Como eu sabia que o livro era narrado pela própria Gemma, tinha certeza de que ele seria interessantíssimo ao abordar esse conflito interno da personagem.

Assim que recebi esse livro, tive um pouco de receio de começar a lê-lo. Queria escolher um momento ideal (época de provas, só leio livros leves e felizes). Todos os livros que já li sobre sequestro eram livros adultos, então possuíam partes muito pesadas e chocantes. Embora esse Stolen seja Jovem-Adulto, eu não sabia muito bem o que esperar. Mas, como minha curiosidade era enorme, resolvi começar a ler e, caso chegasse alguma parte muito pertubadora, eu pararia. No entanto, li o livro, direto. Eu esperava que ele fosse muito pior, de diversas maneiras. É claro, ele trata sobre sequestro e Gemma está em seu cativeiro, então ele não é um livro leve, de maneira alguma. Só é bem mais leve do que eu esperava. Não posso explicar mais ou exemplificar, pois seria spoiler. Caso alguém não se importe, avisa nos comentários ou me pergunta no twitter ;)

Mesmo assim, Stolen foi uma leitura maravilhosa. E, com certeza, em grande parte devido a Ty, um personagem muito intrigante. Ele é o vilão. E, mesmo assim, eu precisei repetir isso a mim mesma diversas vezes durante o livro. Eu me apeguei a ele, senti pena dele. Acho que a única parte de sua personalidade que foi fraca é que eu não o achei ameaçador em nenhum momento. Ele estava visivelmente errado, mas eu não ligava. Infelizmente, não sei se a autora realmente soube brincar muito bem com a minha cabeça ou ele realmente não representava perigo. O fato é que o livro funcionou muito bem, deixando aquele sentimento de que "ele a sequestrou, mas ainda torço por seu final feliz". Gemma foi uma ótima narradora. Ela conta sua história com um ritmo lento, mas que achei ótimo, para transmitir melhor o passar do tempo bem devagar para a personagem e sua solidão. E, apesar de não a conhecermos muito antes do sequestro, sinto que sua personalidade ficou bem clara. Seus pais trabalham muito, então ela pode se sentir sozinha algumas vezes. Ela odeia Ty, mas talvez não odeie tanto assim. Os pensamentos dela foram muito bem construídos e transmitidos para nós, leitores. 

O lugar para qual Gemma foi levada por Ty foi muito bem escolhido: um deserto na Austrália. As descrições do lugar são incríveis, deixam aquela impressão de uma beleza misteriosa, exatamente o que o livro tenta passar. Ao final, a autora ainda faz um pequeno apelo para salvar e cuidar dessa terra. E, claro, estar em um enorme deserto, sem nada ao redor, traz a perfeita sensação de isolamento ao leitor. Gostei muito. 

Sim, sim, esse livro está muito recomendado. Adorei os personagens e o jeito com o qual a história foi conduzida. Acredito que a única parte que me decepcionou um pouco foi por causa de uma expectativa que eu criei, como falei no comecinho. No entanto, o livro não perde em nada por isso. Muito diferente e acho que a vale muito a pena a leitura.

beijos
Julia




Quer concorrer/está concorrendo ao um kit do livro O CLÃ DOS MAGOS pelo TOP COMENTARISTA?

Clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©