Estilhaça-me - Tahereh Mafi

7 de abril de 2012

 
Estilhaça-me 
 Tahereh Mafi 
Editora Novo Conceito 
304 páginas

Juliette não toca a ninguém a 264 dias. Da última vez que o fez, por acidente, ela foi presa por assassinato. E, desde então, permanece trancada. Ninguém realmente se importa com isso, já que o mundo está em caos. As pessoas já não tem o que comer, as doenças estão atacando toda a população. O Reestabelecimento controla tudo e a todos. E Juliette permanece trancada. Sozinha.
Até que um dia ela recebe um companheiro de cela, sem saber porque. E, de repente, se vê com a possibilidade de se envolver com a guerra. Como arma do Reestabelecimento. 

Estilhaça-me é um livro que, apesar de parecer um pouco de mais do mesmo, tem muito pontos diferentes. O primeiro é sua escrita. Demora um pouco para se acostumar, mas Estilhaça-me é cheio de palavras riscadas assim (Eu até pensei em fazer a resenha nesse estilo, mas eu não aguentava mais ler assim, que legal.). Ele é todo em primeira pessoa, narrado por Juliette, então há muito mais além das palavras riscadas. Há períodos sem vírgulas, repetições e outros recursos que fazem com que você se sinta dentro da cabeça da personagem. Em alguns momentos, ficou muito bom. Em outro, era um tanto quanto cansativo. Acho que não foi pela ideia, mas por sua execução. Já li O Motivo, com uma narração muito mais marcada pelas oralidades e manias do personagem e achei genial por todo o tempo. Em Estilhaça-me, não achei tão bom assim. A autora escreve muito bem mesmo, só que as palavras riscadas só me cansaram mesmo.

A personagem principal é demais! Gostei bastante dela. porque acho que Juliette se encaixa bem na sua história. Ela nunca teve amigos, nunca pode tocar em ninguém, seus pais a detestavam e ela terminou presa e sozinha. E, por fim, acabou ficando sem esperança, desconfiando de todos, um pouco triste, mas, claro, tentando sair dessa situação. Inclusive, achei o início, quando ela ainda está trancada, a melhor parte.
  
Há um romance no livro, um casal que eu achei bem fofinho, mas que me irritou um pouco. Eu não consigo evitar. Se há um problema maior para resolver no livro, me incomodo com a história do casal ter muito espaço. Prefiro que fiquem junto (ou separados, tanto faz) LOGO, para dar continuidade a parte mais divertida, sem enrolações e "será que ele gosta de mim?". 

Por fim, não foi um livro no qual muitas coisas tenham acontecido ou se resolvido, até porque é o primeiro de uma trilogia. (Até agora. No final serão uns 56 livros, como em todas as séries). Mas achei um bom romance de estreia, uma ótima introdução ao que estar por vir. Já tinha visto alguns comentários negativos, então li procurando esse momento que eu ia parar de gostar, sabe? Mas isso não aconteceu comigo. Há sim um momento X-Men, situações meio loucas demais, mas não me incomodaram. Li rápido, curti a história e agora quero logo a continuação. 

Então, quem se interessou pela história, leia sim. Não recomendam que joguem suas expectativas lá em cima, porque podem acabar se decepcionando. É um bom livro e tenho certeza que muita gente vai ficar morrendo pela continuação. Pena que o segundo livro Unravel Me, só será lançado lá fora ano que vem. Então vocês terão muito tempo para conhecer Estilhaça-me, tirar suas próprias conclusões e se juntarem a mim na espera.

E, dica, o twitter da autora e @TaherehMafi. Ela é muito simpática, responde todo mundo. Enfim, vale a pena seguir.

beijos
Julia Nevares
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©