Deslembrança - Cat Patrick

23 de maio de 2012

Deslembrança 
Cat Patrick 
Editora Intrínseca 
250 páginas

London Lane é uma menina especial. Suas lembranças, ao contrário das nossas, estão no futuro. London não apenas esquece de tudo o que aconteceu enquanto dorme às 4:33, como também acorda cheia de lembranças de coisas que ainda não aconteceram. Essas coisas ficam em sua cabeça até que, de fato, aconteçam. Deslembrança é um livro Young Adult (um tipo de livro para o público jovem) que seria uma espécie de sobrenatural, se você pensar que a protagonista prevê o futuro. Cat Patrick, porém, passou uma imagem bem diferente disso, exceto pelo fato inegável da previsão do futuro, nenhuma conotação sobrenatural é feita. Ela trata a situação como uma espécie de distúrbio biológico, causado por alguma coisa na infância de London. Como se uma parte do nosso cérebro tivesse conhecimento do futuro e nós apenas não conseguíssemos acessá-la - isso não é dito no livro, são apenas reflexões minhas - o que não faz muito sentido. 

De qualquer forma, London sobrevive, e com apenas umas poucas pessoas sabendo do seu problema, através de inúmeros bilhetes, fotos, e das suas lembranças do futuro. E da sua mãe. 

Eu não sabia que Deslembrança seria um livro tão juvenil, mas logo na primeira página, eu entendi o estilo do livro. Mas de maneira nenhuma consegui prever seu desenrolar. Depois de saber que tipo de livro eu estava lendo,  tudo ficou melhor, até porque a escrita da autora é leve e prática. E nada melhor que isso para um YA. O livro é em primeira pessoa com as narrações de London e também alguns de seus bilhetes. 

Ao contrário de muitas mocinhas, London tem uma melhor amiga que realmente se importa com ela, apesar de vários defeitos. Aliás, não sei por que mocinhas de YA tem a tendência de ter péssimas melhores amigas. Luke, nosso mocinho, é obviamente lindo e um charme, mas também é humano e comete erros. Que alívio. A relação de London com sua mãe também é um ponto importante para a história. 

Achei a London um pouco exagerada em alguns momentos, mas de modo geral, ela é uma menina bastante equilibrada e forte. Seus problemas não são poucos, com toda essa coisa de não saber do passado e tentar entender suas meias visões do futuro. Além do mistério que envolve Luke. O livro se desenvolve e a história  fica mais forte, e bem mais empolgante. 

Gostei muito do casal, de verdade. Por motivos peculiares a relação de London e Luke é bastante inusitada e, mesmo assim, ou por isso mesmo, eles formam um lindo casal. Apoiei a maioria das decisões de London,  menos quando ela tenta se aproveitar de sua falta de memória apenas para tornar as coisas mais fáceis. Achei errado esse tipo de atitude dela, mas gostei desses "erros" da personagem, ajudaram a tornar as coisas mais reais. Por outro lado, tirar proveito do seu próprio problema é uma atitude bastante inteligente a se tomar, ao invés de ficar só sofrendo por aí. 

Gostei muito de Deslembrança, mas por motivos diferentes dos que imaginei que seriam. Só não consegui descobrir se haverá uma continuação, eu diria que o final do livro pede mais um, sim. Mas nada que seria absurdo se não houvesse realmente uma continuação. Deslembrança está recomendado, é um livro pequeno, rápido e que te prende do início ao fim. 

Beijos, 
Celle. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©