Caminhos de Sangue - Moira Young

14 de julho de 2012

Caminhos de Sangue - Dustlands #1
Moira Young
Editora Intrínseca
352 páginas

Caminhos de Sangue conta a história de Saba, uma menina de 18 anos que mora em Lagoa da Prata com seu irmão gêmeo - Lugh -, sua irmã menor - Emmi - e seu pai. Lagoa da Prata praticamente não merece mais esse nome. O que era uma lagoa está mais para uma poça no meio do deserto. Nada mais se planta, não há água, não há comida. Quando teria sido a última vez que chovera? Mas o pai de Saba parece mais preocupado em ler as estrelas. Ele acredita que tudo está escrito lá no céu: passado, presente, futuro. Mas Lugh não, Lugh acha que isso é loucura. Morar ali é loucura. 

Mas isso se torna bem menos importante no dia em que cavaleiros de mantos negros aparecem por trás de uma cortina de fumaça vermelha e levam Lugh. E é depois disso que Saba parte atrás de seu irmão. Como fizera a vida toda. 

A história é narrada em primeira pessoa pela própria Saba e a garota é uma ótima narradora. Ela fala em frases curtas e objetivas. Bem pausadas e que causam emoção. Logo no primeiro parágrafo do livro a gente percebe que o livro é escrito de modo que se leia como a Saba fala. Como, por exemplo:
"Você tá seno ridícula, ele fala."
E isso não me incomodou. Não há nenhum indicação irritante de que isso está errado, as coisas apenas são escritas assim. E outra característica bastante peculiar desse livro: não há nenhum tipo de marcação indicando diálogos. Nenhum travessão ou aspas. Nada. Apenas alguns ",falei" ou ",ele disse" no meio das frases. Eu achava que eu fosse me perder no meio da leitura por causa disso. Mas não. De alguma forma, esse livro é escrito de um modo que eu não me senti perdida entre narrações e diálogos em nenhum momento. Pelo contrário, a coisa funcionou como se eu tivesse a Saba do meu lado me contando a história dela e deixou o ritmo do livro ainda mais acelerado.

E por falar em ritmo, Caminhos de Sangue é muito rápido. É ação o tempo todo e sempre tem alguma coisa acontecendo, mas sem encher a nossa cabeça. Eu fiquei enfeitiçada durante os três dias que levei para lê-lo.

O livro é mais uma distopia, porém não é apenas mais uma distopia. Realmente lembra Jogos Vorazes por ser uma distopia, a personagem principal ser uma lutadora e é muito Girl Power. Mas só isso. Saba descobre ser muito mais do que imaginava - como qualquer um pode prever -, mas continua sendo mal-humorada, teimosa e irritante. Adorei a Saba. Ela é muito corajosa, inteligente e cheia de garra, mas odeia admitir qualquer fraqueza. Chega a ser bastante engraçado em alguns momentos. Especialmente com um certo Jack.

Jack e ainda outros personagens também aparecem com o decorrer da história. Todos muito completos e cativantes. E que personagem Jack é. Instigante, curioso, sarcástico. Um maravilhoso mocinho.

O único ponto um pouco estranho é a adoração de Saba por seu irmão Lugh. Eu cheguei a nutrir um pequeno desprezo por ele só porque a Saba fica o tempo todo dizendo como seus olhos são azuis como o céu em um dia de verão. Ah, por favor, Saba, ele é seu irmão. Cadê aquela implicância saudável entre irmãos? Às vezes parecia que ela estava apaixonada por ele. Ainda assim é muito legal acompanhar o amadurecimento dela. Ela se descobrindo.

O livro está super recomendado. Não perca tempo e leia logo.

Beijos,
Celle.



Comente e participe do Top Comentarista! Clique na imagem. 

11 comentários:

  1. Ainda não li , este livro mais como estou agora fazendo lista de livro para ler , faz pouco tempo que descobri estes livros de distropia que nem sabia existir mais comecei os feios , estou com grande esperança de gostar desse livro porque a resenha despertou uma grande curiosidade por esse livro. espero gostar dele .

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esta capa e acho o livro incrível por ser uma distopia, pela frase que diz que irá agradar fãs de Jogos Vorazes é o que tem me animado. Porém tenho um pouco de medo de me estranhar com a escrita errada, espero que quando eu ler eu possa me acostumar logo com isso. Ansioso para poder ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto desse estilo de livro em que as coisas acontecem rapidamente, mas me incomoda um pouco essa história de escrever como o personagem fala, juro que não é frescura mas eu não gosto. Quanto a não ter travessões e outros sinais gráficos indicando os diálogos, não me incomoda nem um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Oi Celle, gostei da resenha, e ah, pela linguagem eu já sabia que era assim, mas isso aos poucos a gente se acostuma, mesmo que a gente não saiba que seja de propósito.
    E falando no geral, a moda distopia está vindo pra ficar mesmo, e este parece ser um daqueles que todos personagens nos cativam desde a primeira página, gostei espero ler ele em breve. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, só falam bem do livro.
    Quero lê-lo logo, logo :)

    ResponderExcluir
  6. Não sei se crio grandes expectativas com o livro ou não, não sei. Confesso que não gosto quando não há travessão, nem marcação de diálogos e tudo mais, porém, isso não me incomoda. Já passei por isso em outra situação, lendo "Ensaio sobre a cegueira", que por sinal, é um excelente livro. Voltando ao que interessa, Caminhos de Sangue é um dos livros que eu pretendo ler, justamente por ter um ritmo rápido e pela sinopse ser interessante. Com a sua resenha, só fortaleceu o meu desejo de querer lê-lo. Quando? Quando ganhar a promoção, é claro rs.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito ansiosa para ler este livro. Já li diversa resenhas e a maioria são super positivas. Me preocupa um pouco esse modo diferente da personagem principal falar, mas acho que vou me adaptar e curtir a estória. Adorei a resenha e espero gostar do livro assim como você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A única coisa que não gostei em todas as resenhas que li sobre este livro até agora e também em sua resenha, é o fato do livro conter erros grotescos de portugues. Ainda é algo que me incomoda, assim como livros que contem palavrões.
    Mas deixando de lado esses detalhes, acredito que o enredo do livro Caminhos de Sangue mereça uma chance da minha parte!

    ResponderExcluir
  9. Vejo o pessoal reclamando da forma de "falar" da personagem principal, mas acredito que isso ajude na ambientação do livro, acho que a intençao da autora é que o leitor entre na cabeça da personagem e veja o mundo como ela enxerga, o leitor não assiste simplismente. Eu acho bem interessante.
    Uma coisa que não me agrada é colocar bem na capa que é para os fãs de Jogos Vorazes só porque é uma distopia, não curto essas comparações, cada livro é único e merece seus próprios créditos.
    Está na lista de preciso agora!

    ResponderExcluir
  10. O livro me parece ser bom, mas ja li comentarios falando BEM mal desse livro agora estou em duvida. Pois adorei a capa dele mas o enredo ja estou em duvida.

    ResponderExcluir
  11. Parece muito interessante com todas essas características peculiares. Adoro essas coisas em livros, são como assinaturas pessoais dos autores.
    Ansiosa para ler o livro !

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©