O Pesadelo - Lars Kepler

14 de fevereiro de 2013

O Pesadelo 
Lars Kepler
Editora Intrínseca 
448 páginas 
2012

O Pesadelo é mais uma história com o detetive finlandês da DIC - Departamento Nacional de Investigação Criminal - na Suécia, Joona Linna, depois de O Hipnotista. Mas um livro não tem ligação com o outro, além do detetive, então você não precisa ler em ordem ou mesmo ler os dois. 

Carl Palmcrona, diretor-geral da Inspetoria Nacional de Produtos Estratégicos, é encontrado morto, pendurado por uma corda no lustre em sua casa. Ele é a principal figura no comércio de armas da Suécia, todas as negociações precisam passar por ele para que sejam liberadas. Mas agora ele teria se suicidado? Joona Linna vai de encontro ao legista afim de obter mais informações sobre a morte de Palmcrona e lá, Agulha, o legista, lhe mostra um corpo bastante curioso. Uma mulher é morta afogada - apesar de ter as roupas e cabelo secos - em um barco. Viola Fernandez está morta e sua irmã, Penelope, junto com o namorado, Björn, estão desaparecidos. Penelope é uma ativista pacifista, principal personalidade na luta contra o comércio bélico na Suécia. A maioria das pessoas a julga uma "vadia comunista". 

O mistério não é se os dois casos estão ligados, mas sim o quão ligados eles estão. Penelope não sabe o que está acontecendo, por que sua irmã foi morta ou por que há um homem extremamente perigoso atrás dela e de seu namorado. Mas ela precisa sobreviver e faz de tudo para tanto. Ao mesmo tempo, Joona começa a trabalhar com Saga Bauer, a responsável pelo caso das irmãs Fernandez, uma jovem loira e linda policial da Säpo. Apesar de parecer uma princesa, Saga realmente não se comporta como uma, ela mantem uma postura até mesmo grosseira na tentativa de ser respeitada. E, ainda, Axel Riessen - que sofre de insônia e cheio dos próprios problemas - é convidado a substituir Palmcrona urgentemente. Há muito dinheiro envolvido em um negócio que apenas não foi concluído pela falta da assinatura de Palmcrona. Assim, o livro nos apresenta vários cenários complexos e nossa missão é desvendá-los. De fato, eu poderia escrever um texto imenso apenas contando algumas história sem nem dar spoilers, elas são muitas que parecem paralelas, mas na verdade não o são. 

Eu acho bastante comum, nesse tipo de livro, assim como em filmes, nos depararmos com cenas em que pensamos: "ok, isso não é possível", então um assassino profissional que passa quase o livro todo matando civis e policiais e explodindo tudo quanto é lugar sem ser pego me parece digno, porque eu fui convencida. O Pesadelo é cheio de cenas de ação, muitos tiroteios, explosões, caçadas, mortes. Acho que preciso ler um livro de muito amor na Suécia para não ficar com medo do país depois de ler O Hipnotista e O Pesadelo. Mas ele me deixou muito eletrizada e sempre querendo saber qual seria a próxima pista a ser descoberta. 

Por trás de todas essas história, supostamente paralelas, contadas, o livro trata de um assunto muito sério e complicado: o comércio bélico. A indústria bélica é uma grande sustentadora da economia de alguns países, além de que um exército nacional precisa de armas e munição para defender seu país. Por outro lado, esses armamentos também sustentam guerras civis, atentados e milicias, eles sustentam a guerra. Realmente quem sempre sai lucrando são os empresários que sustentam essas guerras, aqueles que vendem armas para um país e outras armas que superam as anteriores para os "países adversários". Eu lembrei bastante do filme O Senhor das Armas, na segunda metade do livro. Algumas cenas são muito chocantes, tanto em O Pesadelo quanto nesse filme. 

Ainda, o livro é acompanhado por uma trilha sonora clássica com violinos, que mesmo sem ouvi-la, me deixou ainda mais empolgada. Eu consegui imaginar os personagens correndo e atirando enquanto a música ia ficando mais e mais acelerada. Para não fazer uma resenha gigantesca, vou terminar dizendo que eu adorei o livro e que ele está recomendado. Eu imagino que se você não gosta de livros policiais, complicados, e um tanto quanto violentos, ele não seria a sua praia, mas se você curte muita adrenalina, corre para ler O Pesadelo. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©