Lugar Nenhum - Neil Gaiman

3 de julho de 2013

 
Lugar Nenhum
Neil Gaiman
Editora Conrad
336 páginas
2007 

Em 'Lugar Nenhum' Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos - e é para lá que Richard vai.
Lugar Nenhum foi um livro que eu comprei sem muita pretensão apenas porque a sinopse parecia interessante (não incrível, só interessante) e estava em promoção. E então a Semana Neil Gaiman, que está acabando hoje, me deu aquele empurrãozinho para lê-lo. Assim que comecei a leitura, eu já percebi que o livro não seria nada daquilo que eu pudesse estar esperando. Lugar Nenhum é um livro adulto cheio de elementos da fantasia infantil.

Richard Mayhew é uma daquelas pessoas que não fazem muita diferença na própria vida, está noivo de uma mulher linda e bem sucedida, porém mandona e controladora, ele segue vivendo seus dias sem planos grandiosos. Até o momento em que sua vida se encontra com a de Lady Door. Lady Door é a filha mais velha de Lord Portico, a única sobrevivente da Família do Arco. Ela está fugindo, tentando salvar a própria vida e descobrir por que sua família foi assassinada. A Família do Arco tem o poder de criar e abrir portas, ou qualquer outra coisa que esteja fechada.

Richard encontra Door caída no chão no meio da calçada, percebe que não pode simplesmente deixá-la ali e a leva para casa. Foi nessa hora que a vida de Richard na Londres de Cima começou a sumir. Porque existe também a Londres de Baixo e as pessoas não podem existir nas duas ao mesmo tempo. Então, o simpático escocês se viu obrigado a correr atrás de sua vida de volta e foi parar na Londres de Baixo a procura de alguém que pudesse ajudá-lo. Porém Lady Door também se encontra em uma missão e esse mundo não é seguro para alguém como Richard, mesmo com a ajuda de ratos e Falantes de Ratês.

Richard não é lá muito corajoso e nem o mais inteligente, mas é um personagem muito cativante. Door é toda heroína, corajosa, determinada e bem falante. Outros personagens,  como o Marquês de Carabas e a Hunter, também são muito característicos. E pausa para o senhor Croup e o senhor Vandemar. Estes dois são dois dos vilões mais legais que eu já li sobre. Eles são muito engraçados, muito maus e cheios de jeitos.
- Não fique assim - consolou o senhor Croup, em um tom de encorajamento. - Sempre há mais ratos. E agora vamos indo. Temos muita coisa a fazer. Gente para machucar.
Eu adorei ler Lugar Nenhum. É um livro que te mantem preso e enfeitiçado o tempo todo até acabar. Além de ser cheio de elementos reais se entrelaçando com elementos fictícios.

Neil Gaiman escreveu essa história para uma série da BBC primeiramente e, depois, ela virou livro. Vou tentar achar essa série, é claro. Enquanto isso, eu recomendo mesmo que você leia Lugar Nenhum.

Beijos,
Celle.

Ps.: acaba hoje a promoção no Facebook da Semana Neil Gaiman! Clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©