Maze Runner: Correr ou Morrer - James Dashner

13 de janeiro de 2014


The Maze Runner
James Dashner
V&R Editora
426 páginas
2010


Thomas acorda dentro de uma caixa. Não tem memórias de quem era antes, de onde veio e tampouco tem ideia do para onde está sendo levado, mas tudo indica que não é um bom lugar. E quando a caixa finalmente se abre, ele se vê na Clareira: um pequeno paraíso ás portas de um labirinto mortal, habitado apenas por alguns garotos que lutam pela sobrevivência dia após dia, sonhando com uma revanche contra os "Criadores" de seu pesadelo.

A vida na Clareira é cercada de mistérios: o ameaçador labirinto se modifica sozinho e, é claro, é habitado por monstros letais, que são mantidos a distância durante a noite quando as colossais portas do labirinto se fecham. A cada 30 dias, um novo garoto é enviado, mas Thomas é o ultimo calouro que a Clareira jamais receberá: um dia após sua chegada, a primeira garota é enviada, e sua chegada promete mudar tudo.

Não acredito que levei tanto tempo pra ler esse livro. Já ouvia falar de Maze Runner há séculos, mas protelei pra comprar e depois protelei pra ler. Só fui realmente me interessar quando vi que o filme, com estréia marcada pro mês que vem*, contaria com Dylan O'Brien (de Teen Wolf) no papel principal. Esse final de semana acabei vendo umas fotos da produção e resolvi dar uma outra chance à leitura. E assim, devorei 426 páginas em dois dias.

O livro prendeu minha atenção de maneira insana. Conforme Thomas é introduzido na sociedade dos clareanos, podemos ver como a coisa funciona, apesar dos diferentes temperamentos, habilidades e desconfianças de cada um. Somos logo apresentados aos líderes, Alby e Newt, e aos outros Encarregados responsáveis por cada "área de trabalho", onde os novatos como Thomas precisam se encaixar para viver. Apesar das muitas possibilidades, o que Thomas quer é ser um Corredor: garotos que percorrem o labirinto todo dia, na esperança de mapeá-lo para encontrar uma saída. Ser um Corredor é ser a única esperança de saída daquele lugar.

Apesar da Clareira conter cerca de 50 rapazes, Thomas (e nós, por consequência) só mantem contato com poucos personagens. Ainda sim, todos são extremamente bem trabalhados e eu me vi muito apegada a alguns que, mesmo quando duvidosos, me fizeram devorar o livro torcendo para que não caíssem mortos pelas páginas. Destaque especial pra Chuck,o ultimo calouro antes de Thomas, de apenas 11 anos, que é a coisa mais adorável e falante e corajosa do mundo. Destaque também para Newt, segundo em comando, e Minho, Encarregado dos Corredores, badass de plantão e meu personagem favorito.

O único ponto que eu tenho a reclamar no livro todo é que, apesar dos personagens serem tão bem construídos ao redor de Thomas e da Garota, os protagonistas deixaram a desejar. Não tive empatia completa com os nossos mocinhos, provavelmente por que não tivemos um olhar tão profundo sobre quem eles eram (o que talvez tenha sido intencional, já que eles mesmos não se lembravam). Mas não sei. Me incomodou um pouco que eu não estivesse tão apegada a eles quanto a Minho e Chuck, por exemplo. 

Mesmo assim, eu não podia ter começado 2014 com uma leitura melhor. Distópico, misterioso e cheio de perguntas que ainda estão para ser respondidas, o primeiro volume de Maze Runner me deixou curiosa e arrebatada na medida certa. O final da aventura do labirinto foi brutal, me fez chorar baldes, ficar chocada e, principalmente, cheia de perguntas. Veio no mesmo clima de Mundo em Caos, pra mim, ou de Jogos Vorazes. Com certeza posso dizer que é tão bom quanto os outros dois, e olha bem, Mundo em Caos é minha série distópica favorita (se não a favorita entre todas as séries - excluindo Harry Potter, claro).

Pra finalizar, as capas lá de fora, tão lindas que dão vontade de chorar. Eu tenho uma birrinha com essa capa brasileira, não tanto pela ilustração, que é cheia de detalhes e até muito bonita (apesar de ainda gostar mais da americana), mas por causa dessa fonte sem graça que escurece tanto o livro. Bem, bem, é a vida. 



edições americanas
*Oops: Errei! 14 de Fevereiro foi a primeira data marcada pra estréia, mas parece que a produção não ficou pronta a tempo. Segundo o IMDB, a data da estréia agora é 19 de Setembro. Esperemos!


Não vejo a hora de por minhas mãozinhas nos próximos,

Beijo, beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©