A revolução dos bichos - George Orwell

10 de junho de 2014

A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos
George Orwell
152 páginas
Companhia das Letras


Em A Revolução dos Bichos, os animais da Granja do Solar não aguentam mais a exploração. Trabalham muito e tem pouco retorno. E, liderados pelos porcos, fazem sua própria revolução e vão ao poder. Os animais agora não tem mais um dono, só precisam trabalhar para si próprios e tem seus próprios mandamentos. 

Acho que se eu for contar a história do livro de maneira bem rasa, esse parágrafo curtinho resumiria bem. Mas o livro traz muito mais do que isso em suas poucas páginas. Primeiro vocês devem saber que os animais tem características humanas, então eles conversam, lêem e, bem, fazem uma revolução. À medida que a história passa, você passa a conhecer melhor a personalidade de cada um deles. Vê como alguns mudam enquanto no poder, como outros se comportam por não ter mais um dono e quem nem todos estão tão felizes assim com a revolução. É tudo feito de uma maneira aparentemente simples, mas genial. 

Além disso, esse livro traz uma forte comparação que o autor faz com a história da Rússia na época em que o ele foi escrito. Particularmente, não conheço muito de História no geral. Mas só de ler a orelha do livro você já se situa no contexto e eu acabei lendo um pouco sobre o assunto antes de iniciar a leitura. Vale a pena fazer isso. Inclusive, a própria edição da Companhia tem um posfácio e dois apêndices que explicam melhor. E por que eu estou falando tudo isso? Só para dizer que se você conhece essa parte da História e gosta ou gosta de História, leia. Mas se você não gosta ou não conhece ou não tem contato mesmo, que nem eu, não deixe que isso te afaste da leitura mesmo, porque você vai estar perdendo um livro excelente. 

Acho que devo terminar esse post falando que eu amei a leitura de A Revolução dos Bichos e recomendo pra todo mundo mesmo! É bom, te faz pensar e o final é simplesmente incrível. E, se você está querendo começar a ler livros clássicos, acho que esse seria um começo muito bom.

beijos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©