O caso dos dez negrinhos - Agatha Christie

28 de julho de 2014



O Caso dos Dez Negrinhos / E não sobrou nenhum 
Agatha Christie 
Editora Globo
228 páginas
2000


Acho que O caso dos dez negrinhos é o livros mais famoso da Agatha Christie e sempre tive muita curiosidade de ler, mas como não o tinha aqui em casa, acabei lendo vários outros antes. (Minha mãe tem uma coleção boa da autora, mas esse não está nela. Nunca entendi, confesso!). Acho vale a pena mencionar que o livro atualmente está sendo relançado como "E não sobrou nenhum", pela Globo Livros. Nos Estados Unidos também houve essa mudança de título e, se não me engano, é porque ele foi considerado racista. (Se alguém souber melhor, pode me corrigir nos comentários, por favor!) 

Enfim, eu li nessa edição que está no post. Com esse título antigo mesmo. 

Eu já acho a premissa do livro por si só bem interessante. Dez pessoas vão para uma Ilha, sendo que cada uma é convidada por um motivo diferente. Nenhuma delas conhece realmente o dono da casa, que por acaso não se encontra na ilha. Em um dado momento, uma fita toca acusando cama uma dessas pessoas de alguma coisa. E algumas mortes começam a acontecer. Como só há aquelas dez pessoas na ilha, o assassino tem que ser um deles. Mas quem? 

O livro tem um ritmo bem acelerado. Você começa sendo apresentado aos personagens, a chegada de todos a ilha e logo depois já está envolvido no mistério. E não é só porque o assassino tem que ser um deles que a curiosidade é tão grande, mas a história é muito bem construída e escrita. Primeiro, que todos ali aparentam estar apavorados e querendo saber quem é o assassino, então ninguém me parecia suspeito. Mas outros elementos aumentam o clima de suspense, como um poema sobre dez negrinhos, dez estátuas que somem uma a uma de acordo com as mortes e as acusações que são feitas. Tudo isso somado a escrita muito deliciosa da autora fazem com que esse livro seja um desses que não dá vontade nenhuma de parar de ler mesmo. Toda vez que eu parava eu ficava em busca de alguns minutinhos para poder continuar minha leitura. 

Sinceramente, gostei muito do final. Uma parte dele me deixou muito incrédula (quem já leu vai entender), mas gostei da solução que a autora deu para o livro. Quem ainda não leu nada dela, acho que vale a pena começar por esse que é demais! 

Aproveitando, vou deixar essa capa linda da nova edição da Globo Livros aqui embaixo hehe. Como falei no início do post, esse e outros títulos da autora estão sendo relançados pela editora. Gostei muito das capas e você pode vê-las aqui: http://globolivros.globo.com/autores/agatha-christie

Medium_994
Linda, linda! 

Beijos!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©