Delírio - Lauren Oliver

25 de abril de 2012


Delírio
Lauren Oliver
Editora Intrínseca
341 páginas

Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. (...)
 Não sei porque, mas eu tinha um impressão diferente sobre a trama de Delírio. Sinceramente, eu achava que ele só eliminava amor entre casais, sabem? Mas não é por aí. Ninguém se importa. Todos param de amar, tanto seus cônjuges, como seus filhos e sua família. A preocupação que os personagens tem com seus parentes não é por carinho, mas por desejar que eles sigam sempre as regras impostas a eles. Enfim, essa parte me decepcionou um pouco, porque acho que deixou tudo menos crível.

Tirando esse detalhe, eu gostei bastante de Delírio. Acho que a escrita da Lauren Oliver ajudou bastante, o livro fluia muito bem. Além disso, a trama criada por ela, os personagens, tudo me agradou muito. Somado a tudo isso, eu gosto bastante de livros que descrevem bem como o seu universo funciona, especialmente os distópicos. E Delírio conta com uma grande parte indrodutória para nos situarmos no livro.

Gostei bastante da personagens principal, Lena, e do seu jeito de narrar a história. Sua melhor amiga Hana, também é bem divertida. A história da mãe de Lena é bastante interessante, pois a cura não funcionou nela. Então, ela serviu como um exemplo para sua filha de como o amor deliria nervosa pode ser perigoso. E, claro, claro, claro, um outro personagem que tem bastante destaque no livro é um menino que Lena conhece e começa a se interessar. Também gostei dele, logo, acho que vocês já entenderam meu ponto... Nenhum personagem me incomodou! Eba! ahahahahaha Bem, brincadeiras a parte, gostar dos personagens já é um grande passo para gostar do livro.

No entanto, apesar do livro me prender sempre que eu o pegava, eu não sentia essa necessidade de continuar lendo. Ele demorou um pouco para empolgar e eu ter aquela vontade de ler um pouquinho cada vez que tinha um tempinho vago. Acho que isso fez com que eu gostasse um pouco menos do livro. Ele é bom, sim, mas só fica realmente bom, emocionante, "nossa, não consigo parar de ler" mais para o finalzinho.

Por fim, recomendo sim a leitura de Delírio. Acho a Lauren Oliver um autora muito talentosa e vale a pena conhecer a história que ela criou nesse universo distópico. Então, para quem gosta de distopias, conheçam Delírio :)
obs 1 Cortei o finzinho da sinopse do skoob, porque achei que falava demais sobre o livro ;)

obs 2 Já vi comentários de que Delírio e Destino são muito parecidos, mas ainda não li Destino. Logo, para mim, é impossível comparar os dois. Quem já leu, não sei o quanto isso influenciaria a leitura.

beijos
Julia

25 comentários:

  1. Não posso dizer muito do livro pois ainda estou lendo o começo, mas por enquanto a leitura esta bastante fluida e o livro é bem interessante, quase impossível largar, espero que daqui para frente fique ainda melhor. Volto em breve pra comentar o livro assim que eu terminar de ler.

    ResponderExcluir
  2. Como eu prometi: volteeeei. kkk
    O livro é ÓTIMO, me prendeu bastante. Eu fiquei muito eufórico lendo, foi incrível como a personagem Lena mudou de personalidade de uma hora pra outra, ela realmente abriu os olhos para o que estava acontecendo, ou estava bastante infectada pelo amor deliria nervosa. ASHUASUH
    Espero que o segundo venha em breve.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser interessante, mesmo que seja completamente diferente do estilo que eu estou acostumada. Mas feremos, vou sar uma chace =)

    ResponderExcluir
  4. Gente, EU PRECISO URGENTEMENTE DESSE LIVRO!!! Será se terei de revirar a blogosfera participando de tudo quanto é promoção para ganhá-lo? Ele é lindo, possui um ótimo enredo e é uma distopia! Uma distopia sobre o amor! Eu queeeero!!!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, a Intrínseca arrasa no tratamento com os livros. Eu cheguei a ler 'Antes que eu vá', também da Lauren e não havia curtido muito o estilo de narrativa dela. Dei uma chance para 'Delírio', e apesar do bom plot, não gostei da Lena...não achei que fosse um personagem cativante =p Só o final que me empolgou pra ler Pandemonium xD Gostei da sua análise! =D Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Outro livro que eu quero muito ler.. Todos os livros dessa autora parecem ser legais, mais eu nunca tive a oportunidade de ler nenhum.. =/ ... A capa desse livro é muito linda.. NOSSA, quero muuuuito lê-lo!!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, que bom que gostou. Essa idéia toda da temática central do amor extinto é bem forte. Estou curiosa!

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah, é tão lindinho esse livro. Sei lá, toda vez que vejo ele penso em "lindo". A capa, que adorei, a história, que é super diferente, o gênero, que parece ter estourado de vez ultimamente. Tudo nele promete muito. E ah, o fato de eu ser meio que louca pra ler livros dessa autora só piora minha quedinha por esse livro. Preciso!

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro distopias, e estou doida para ler Delírio! Achei muito legal a ideia do livro, e realmente eu também lembro dele quando penso em Destino, mas beleza.

    ResponderExcluir
  10. Postei um comentário e acho que não foi. =/
    Pois bem, eu adoro distopias, e achei muito curiosa a ideia de Delírio. Estou doida para ler. E eu também penso em Destino quando se fala em Delírio.

    ResponderExcluir
  11. Admito o que mais me impressionar ser a capa do livro, é completamente linda, não tem como não chamar atenção. A história em si, eu só fui começar a gostar mais com resenhas, embora me desanime um pouco até você mesma não ter tido muita vontade de prosseguir a leitura. Porém, quero finalmente conseguir ler para ter minha própria opinião também! :D

    xx carol

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li Delírio e nem Destino. Destino eu tenho aqui comigo, mas ele esta aguardando na "fila". Já Delírio eu ainda não tenho. Acho que muitas dessas distopias demoram para "engrenar" e realmente ficam mais empolgantes no final. Enfim, pretendo ler para tirar minhas conclusões também.

    ResponderExcluir
  13. Delirio, um dos livros que está na minha listinha de desejos. Quero muito ler ele, a cada resenha que leio fico com mais vontade rs
    E a capa é mto legal!! :D

    ResponderExcluir
  14. Delírio é um livro que tem provocado grande discórdia na nossa blogosfera. Já li diversas resenhas positivas e outras negativas. Então fico meio na dúvida se leio ou não, mas acho que acabarei lendo.
    Me animou bastante o fato de ter gostado dos personagens, afinal, realmente conta muuuito pra satisfação de ler o livro.
    Gosto de distopias mas não uma atrás da outra, são leituras muito pesadas.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros que fogem dos enredos padrões e buscam contar algo novo. Já faz tempo que quero ler ele pelo fato de tratar o amor como uma coisa negativa que pode trazer mal a sociedade. Fico pensando várias coisas assim como você colocou na resenha fico imaginando como ficarão as pessoas sem o amor, como serão o convívio entre as pessoas.Estas e muitas outras perguntas me vem a cabeça e me deixam louco pra ler ele.

    ResponderExcluir
  16. Como eu desejo este livro.
    Acho a capa perfeita
    e a história nem se fala.
    Parece um livro que vale muito
    a pena ler.
    Otima resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Poxa, agora além de ler Delírio, eu vou querer ler Destino para ver se realmente é parecido kk curiosidade hihi ;$
    Poxa, história surreal rs Mas parece atrativa... Não gostei muito do livro, meio sem graça demais.. Mas se a história for realmente boa, vale a pena ! (:

    ResponderExcluir
  18. Oie!! ^^
    Só 341 paginas?? Ain quero muito ler!!! De certa forma concordo que o amor seja mesmo uma doença. Só que ainda não tem cura aqui né? Parabens gostei da resenha!
    Bjs! Xau!!

    ResponderExcluir
  19. QUERO MUITO LER ESSE LIVRO. Ele está na minha estante desde o lançamento, mas como eu guardo os melhores livros para ler só quando eu tiver tempo(ou seja: as férias) vou demorar um pouco ainda para ler, mas mesmo assim, aposto que vai ser ótimo, afinal é distopia e eu amo distopia *_*

    ResponderExcluir
  20. Comprei ele esses dias, mas como estou com O Festim dos Corvos na fila eu vai ficar pra depois, mas estou muito ansiosa pra ler ele! Mas estou meio receosa com o final dele pela sinopse de Pandemonium, espero gostar dele, ainda mais q praticamente toda distopia tem o casal e o amor, agora a distopia é sobre o amor o q fica tudo mais interessante ainda!!!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nenhum dos dois livros, mas parece ser bom esse ai... Como adoro ler, Acho que devo gostar desse também xD
    Bela resenha ^^ Explicativa e sem "spoilers" hsuahsuah

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da história do livro.
    É uma forma diferente de vê o amor, como uma doença.
    Tenho certeza que o livro é muito bom.
    Desde que foi lançado que quero lê-lo.
    Gostei muito da resenha, só fez aumentar minha vonade de ler esse livro.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  23. dá raiva qdo um livro não nos pega de jeito, e não nos deixa empolgado pra saber o restante, também é a primeira resenha que vejo não sendo totalmente otimista em relação ao livro. mesmo assim quero ler e tirar minhas conclusões. mas apesar disso, amei ter lido a resenha.

    ResponderExcluir
  24. Oii!!
    O livro é lindo, e a escrita da autora sendo fluida como você falou já ajuda muito! O livro está na minha lista de desejados! Amo temas distópicos ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  25. desde q li a sinopse me interessei pelo livro!

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©