Paciente 67 - Dennis Lehane

28 de agosto de 2013

Paciente 67Ilha do Medo
Paciente 67
Dennis Lehane
341 páginas
Companhia das Letras

Teddy Daniels e Chuck Aule são parceiros em uma investigação: a fuga de uma paciente na Ilha Shutter. Na ilha encontra-se o Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, onde estão presos grandes criminosos. A princípio, eles devem descobrir como uma paciente, Rachel Solando, desapareceu de seu quarto/cela, que estava trancado por fora e vigiado. Com o tempo, ambos começam a notar que há muitas coisas que os pacientes e funcionários da Ilha estão escondendo deles e eles não fazem ideia do quão grave pode ser. 

Eu coloquei a capa do filme ali e, para quem já assistiu, ficou bem claro: Esse livro deu origem ao filme Ilha do Medo. Eu assisti tem uns anos e simplesmente amei. Um tempo depois descobri que tinha livro, acabei enrolando um pouco, mas comprei. E, sério, esse livro fez com que eu não me importasse com engarrafamentos absurdos ou atraso nas barcas, desde que eu pudesse le-lo e desvendar um pouco mais dos mistérios da Ilha. 

Dennis Lehane criou uma história muito bem amarrada. Primeiro, temos a investigação em torno do desaparecimento de Rachel Solando. É tudo muito estranho, pois a sensação é de que ela se desintegrou ou algo assim. Nesse momento, você, leitor; Teddy, o principal e Chuck, seu parceiro, já sabem: está todo mundo escondendo alguma coisa. Cada hora uma teoria do que pode estar acontecendo surge e todas fazem sentido no devido momento. Pessoas aparecem, falam e você nunca sabe se pode acreditar nelas não. Começa-se a duvidar de absolutamente tudo que já afirmaram sobre a ilha, seu verdadeiro objetivo, porque aquelas pessoas estão lá. Todas as teorias se desfazem em algum momento e o livro vai mexendo mais e mais com a sua cabeça. Quando eu terminei de ler, eu voltei para ler o prólogo, para ler alguns trechos de novo. Fiquei me perguntando como não tinha ligado os pontos ainda e se aquele final fazia sentido ou se o autor só estava mexendo mais com a minha cabeça.

Esse livro é um daqueles que permite múltiplas interpretações, não só do desfecho, mas de diversas cenas dentro dele. (Assim como o filme). Quando eu o assisti com meus pais, eu lembro que cada um tinha chegado a uma conclusão e a gente ficou um tempo discutindo sobre. Eu adoro esse tipo de história, que te deixa pensando nela por um tempo no final. 

O começo do livro é mais parado, quando ainda estamos conhecendo Chuck e Teddy e eles os pacientes da Ilha. Embora seja uma parte mais lenta da leitura, é interessante porque você descobre porque os pacientes estão ali e vê um pouco da dinâmica deles. Eu também curti essa parte, porque, apesar de ser ficção, mostra um pouco dos extremos que a mente humana pode chegar (Criminal Minds feelings). 

Por fim, Paciente 67 foi um livro que eu AMEI e que me prendeu muito. Amei a história, os personagens e o jeito que Dennis Lehane escreve. Talvez se você ler com uma atenção muito grande aos detalhes e refletindo sobre a história, mate logo o final e o livro perca um pouco da emoção. Mas, como eu disse, aquele final pode não vir a ser a veradde absoluta. 

E, para quem já viu o filme, acho que vale a pena esperar um pouco, esquecer alguns dos detalhes antes de ler. Eu não lembrava de quase nada quando comecei a leitura e, por isso, a aproveitei bem mais. De qualquer forma, o livro está recomendadíssimo (e o filme também, mas não é o foco do post haha).

Beijos
Julia


7 comentários:

  1. Eu não acho que paciente 67 seja leitura pra mim! O filme foi surreal e eu não gostei, mesmo que o filme seja diferente e eu preciso esquecer das coisas pra ler a obra não é possível gostar mesmo... ou quem sabe um dia eu leio e engulo essas palavras? SUHASUAHSUAHS
    ESPERO QUE NÃO, VIU?Não quero ficar engasgada. .-.
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme e não gostei do final.

    Ah, gostei do novo layout, =D

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não gosto de livros de terro nem nada, mas boa leitura para quem gostou :)

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme e não gostei, descobri o mistério todo em 10 min de filme. Gostaria de ter lido o livro primeiro, quem sabe ele não fosse tão óbvio quanto o filme foi.

    ResponderExcluir
  5. Eu não assisti ao filme, mas quando vi a sinopse do livro fiquei com muita vontade de ler. E eu demorei um tempinho pra descobrir que Paciente 67 era a Ilha do Medo, haha. Eu também amo histórias que te deixam pensando nela depois do final, com várias interpretações. Quero ler muito ler, parece ser bom mesmo.

    PS. Agora que eu vi o visual novo do blog. Ficou um arraso! E eu amo essa foto de vocês hehe, lindas!

    ResponderExcluir
  6. Também adooro histórias assim, que ficamos pensando no final!
    Eu assisti ao filme e nunca ia imaginar que tem um livro dele! Fiquei tão curiosa para ler. Ainda bem que já faz um tempão que eu assisti, porque ai, como você disse, dará pra aproveitar mais a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Lembro que quando assisti a esse filme eu sai da sala de cinema muito louca, eu fiquei sem saber o que aconteceu, que filme maluco, mexeu com meu psicológico, sério!
    Pretendo ler o livro, espero que ele me deixe com a mesma sensação, já que eu gostei muito!

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©