[Retroprojetor #63] Divergente

2 de maio de 2014

Divergente
Direção: Neil Burger
Gênero: ação, romance
Duração: 2h e 19min
Estreia: 17 de abril de 2014


 

São sensações bem diferentes ir ao cinema ver um filme que deveria retratar aquilo que você leu em um livro e a de ver um filme que deveria retratar aquilo que milhares de pessoas leram em um livro, mas você não. Eu gosto das duas.
Eu não li Divergente. Ele é o primeiro livro de uma trilogia (Insurgente e Convergente), escrito pela Veronica Roth, lançado pela Rocco. Uma distopia.

A história se passa em uma Chicago futurística, onde as pessoas são divididas em cinco possíveis facções: Honestidade, Erudição, Audácia, Abnegação e Amizade. Existe uma cerimônia de escolha, mas antes disso, um teste de aptidão. Normalmente os jovens escolhem a facção na qual são criadas, a facção de seus pais, e também essa facção costuma ser a indicada pelo teste. Porém existem aqueles que trocam de facção, o que é aceito. Acontece um problema com o teste de Beatrice Prior: (interpretada por Shailene Woodley, futura Tris) seus resultados são inconclusivos. E isso significa divergente. Os divergentes não possuem facção, não possuem casa, nem família e se tornam moradores de rua quando permanecem vivos. Por isso, Tris guarda esse segredo e no dia da escolha vai parar na facção dos destemidos, responsáveis pela segurança da cidade, Audácia.


"Faction before blood." 

A partir daí tudo já fica bem agitado e conhecemos Four! (Interpretado por Theo James). E não me lembro de ter achado um casal assim tão bonito nos meus últimos tempos de cinema.

Então Tris precisa esconder que é uma divergente e ainda melhorar, e muito, suas aptidões físicas se quiser continuar na Audácia e não acabar na rua de qualquer forma. Além do retrato maior da situação, o qual poucas pessoas tem conhecimento. Acho importante não entrar em mais detalhes agora, caso vocês também não tenham lido o livro. Mas o importante é que eu gostei muito do filme. Porém não posso dizer nada sobre adaptações (o que sempre gera discordâncias). O filme tem  muita ação, com direito a correria, tiros, mortes e lutas em ringues... tem romance (casal lindo), e várias cenas que te dão aquela sensação de liberdade, de voar.

Pretendo comprar os livros, ou pelo menos o primeiro, em breve. O segundo filme já está previsto para 2015.

Curiosidade: O irmão de Tris é interpretado por Ansel Elgort, que também faz o Augustus Waters em A Culpa é das Estrelas, que tem sua data de estreia no próximo 05 de junho. E a própria Shailene, Tris, é também a Hazel. Ou seja, irmãos em um filme e um mês depois casal principal do outro. Um pouco estranho, não? Cersei&Jaime. Ainda mais com o público bem parecido. 

Créditos: AdoroCinema.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©