Sua Resposta Vale um Bilhão - Vikas Swarup

14 de novembro de 2010

Sempre que eu assisto a um filme realmente bom que eu sei que veio de um livro, eu tenho vontade de ler - livros costumam ser infinitamente melhores que suas adaptações ao cinema. Mas eu acabo nunca comprando, porque eu já sei a história e costumo ter outros quero ler. No entanto, por acaso, ganhei Sua Resposta Vale um Bilhão, de Vikas Swarup, publicado pela Companhia das Letras, no meu aniversário do ano passado.  Enrolei pra ler porque era ano de vestibular, até que passei e li esse ano fuckyea.

capas antes e depois do filme

O livro conta a história de Ram Mohammad Thomas, um garçom de dezoito anos que está preso por ter ganho o maior prêmio já pago na televisão, em um programa de perguntas e respostas. Acusado de fraude, Thomas narra sua vida, para provar que sabia as respostas. A história se passa na Índia e, a cada pergunta, é mostrado um acontecimento de sua vida... à medida que ele cresce, a Índia também cresce. Suas narrativas são trágicas e às vezes engraçadas - muito as vezes, ô garoto pra sofrer.  Por ser não ter nenhum tipo de formação, Ram conta a sua história de maneira simples e sem eufesmismos. Isso torna a leitura rápida, leve. Dessas que você devora em poucos dias.

 Recomendo demais esse livro. Até pra quem viu (e ama) o filme. É incrivelmente bem escrito, retratando a realidade indiana, e um dos melhores que já li. Mesmo com as histórias sendo contadas em ordem não cronológica, ao final o enredo fica perfeitamente bem organizado em nossas cabeças, sem falhas ou buracos. Tudo pareceu bem explicado, inclusive o porquê da participação de Ram no programa. Essa parte me foi bem surpreendente, por sinal. E, apesar dos pesares da vida de Thomas, esse livro não é triste, como muita gente acha. Vale a pena. Muito.

"Eu entendi tudo. Você sabe por que nos ensinaram os bhajans de Surdas ?"
"Por que ele era um grande poeta?"
"Não. Porque ele era cego. E nós vamos ficar cegos também hoje a noite, para que a gente possa pedir dinheiro nos trens. Eu não tenho dúvida agora que todos esses garotos aleijados que a gente conheceu aqui foram mutilados de propósito pelo Maman e a gangue dele."
p.109 - Sua Resposta Vale um Bilhão - Vikas Swarup 

beijos, beijos. 
Por Mel

4 comentários:

  1. Aff eu ia morrer e num sabia que era livrorsrs. Eu gosto de ler 1° o livro e depois ver o filme, pq na maioria das vezes eles estragam o livro.
    Uma boa dica, quando puder vou comprar ele.
    Até mais!
    www.viagemliterária.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu acho que o livro e o filme são muito bons. como li um tempão depois de assistir, acabei evitando muitas comparações. mas vale a pena, procure sim =) Mel

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e o filme. Achei ambos muito bons , mas acho que o livro ganha pela ótima forma de te prender a história.
    Quando você percebe se passaram horas e a vontade de descobrir o que vai acontecer depois continua.

    obs: Gostei como a resenha foi escrita. Eu ri enquanto lia! ''fuckyea., ô garoto pra sofrer''

    ResponderExcluir
  4. Amo o filme e li o livro recentemente. Gostei muito mas é quase outra história!

    Me fez lembrar porque Agatha Christie detestava adaptações dos seus livros...

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©