Desculpa se te chamo de amor - Federico Moccia

14 de janeiro de 2011


Logo no começo da leitura desse livro, eu estranhei muito as frases tão curtas do Federico. Eu tinha a mania de escrever quase como ele, mas uma professora de redação minha me fez parar #traumasdeinfância. Muitas, mas muitas frases de uma palavra só, ou duas. Quase nunca mais que cinco. E como eu sou muito influenciada pelo livro que estou lendo, eu ainda estou controlando as minhas frases.

Superadas as frases curtas, a outra coisa que me incomodou foram os divertimentos. Não sei se o Federico Moccia acha tudo muito divertido, ou se na hora da tradução não acharam sinônimos o suficiente. Divertido, divertida, diversão, divertidamente, divertindo-se... e por aí vai. Sorriso divertido, beijo divertido, filme divertido... nossa mãe, tudo era divertido, me irritei. 

Agora que já lamentei o que me foi demais, lamentarei o que me foi de menos. Mas isso é completamente pessoal, já que era óbvio que eu não encontraria, ou muito pouco, esse tipo de coisa em 'Desculpa se te chamo de amor'. Uma açãozinha - só tem um pouco no final - um pequeno suspense, ou pelo menos uma pequena intriga, haha. Os pequenos mistérios não são trabalhados de maneira que eu fique muito curiosa, sabe?

Esse livro é algo que você lê quando quer conviver com coisas certas, nada muito desafiador, tipo uma novela. O fato da Nick ser meio louca é que dá uma certa emoção a mais. Não achem que eu não gostei do livro, porque eu gostei. Verdade que achei que fosse gostar mais, mas eu gostei mesmo assim. Eu que sou mais chegada em histórias mais agitadas. 

Nick é uma jovem de 17 anos, está no último ano do ensino médio e acabou de terminar com seu namorado idiota, Fabio Fobia . Alex, um publicitário bem sucedido de 36 anos que acabou de ser abandonado por sua namorada chata, Elena. Detalhe que ele tinha acabado de pedi-la em casamento. Distraidamente, Alex bate com seu Mercedes na motoca de Nick. [Motoca é uma palavra que eu acho muito engraçada e aparece o tempo todo também, é claro que não tanto quanto divertido]. Após o choque do acidente, Nick já mostra toda a sua habilidade em falar sem papas na língua, em ser abusada e ... por que não? divertida. 

Eles continuam se encontrando por causa dos danos causados pelo acidente e, principalmente, por causa da insistência de Nick. Eles não começam o romance em si logo no começo não, o que eu achei muito legal. Há uma série de encontros e pequenos detalhes que os unem, e eu acho que o principal entre eles é a atenção que eles se oferecem. Nick, mesmo 19 anos mais nova, cuida de Alessandro como se tivessem a mesma idade. Bom, homens.  E Alex valoriza a opinião dela e a respeita sem levar a diferença de idade em consideração. Pra mim isso é o que é mais bonito.

Tanto Nick quanto Alex fazem parte de um quarteto de amigos. No caso da Nick, elas se intitulam Ondas. Nick - nossa protagonista, Olly - a tarada, Dilleta - a certinha e Erica - a nerd. Mas isso no nível de jovens europeus, não esqueçam que a história se passa na Itália, na linda Roma com uma pequena participação da Grécia #semorre. Sempre achei que os jovens europeus são muito saidinhos.

O que me faz lembrar de uma pergunta que eu tenho a fazer : Na Itália é normal pessoas se baterem? Porque do nada começam a surgir tapas na cara e alguns socos em mulheres e ninguém faz nada. Fiquei muito chocada. Não é entre a Nick e o Alex, ok? Tranquilizem-se.

Apesar do foco principal ser, obviamente, Alex e Nick, existem outras histórias correndo juntas. Pessoas que se entrelaçam em certos momentos, mas tem suas histórias contadas separadamente. Outros casais, outras pessoas. Eu gostei disso também, dá uma variada.

Com algumas reviravoltas no final, eu fiquei mais empolgada e torci por eles. Quase todo mundo teve o fim que merecia. O amor e a amizade são os temas mais trabalhados e mais importantes, eu diria, em todo o livro. No geral, é um livro gostoso e leve de se ler.

Como eu ganhei também 'Desculpa, quero me casar contigo', mas não vou ler agora, sabe, darei um tempinho no puro romance, futuramente veremos como o romance deles continua. E espero que tenha mais Olly porque ela apimenta as coisas, haha. Mas, o que  eu quero mesmo agora é ver o filme, devidamente italiano, que parece bem legal. Olha o trailer:






Bom, é isso. Beijos, pessoal.

Zoe.

9 comentários:

  1. Oi!!
    Eu ganhei esse livro, mas não li ainda. Sua resenha me deixou animada para ler logo ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Li apenas alguns parágrafos porque estou louca pra ler esse livro, mas gostei do que li. Tenho certeza que, como todos os livros do Moccia, esse vai ser incrível *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Puxa Zoe!! Vim aqui em disparada quando vi que tinha resenha desse livro que eu AMU. Foi o melhor livro que li em 2010!!

    Apesar de vc dizer que gostou, achei que não. Na verdade, acho que não é seu estilo! Mas vamos dar um crédito né, pq nem todos somos iguais e temos gostos diferentes!!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  4. Sério, eu gostei. Pra quem eu contei,também acharam que eu não tinha gostado. Mas, é exatamente isso, não é meu tipo preferido de livro ;s
    Qual graça teria se tivessimos todos os mesmos gostos?

    Beijos, Zoe.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro em casa (na verdade é da minha mãe, a gente divide tudo? roupas, sapatos, livros haha), mas não me animei ainda pra ler, não faz muito meu estilo.
    Quem sabe quando sobrar um tempinho?

    Beijinhos
    xx

    ResponderExcluir
  6. Ah, cara, eu adoro vocês meninas. Sério. Suas resenhas são sempre ótimas e ressaltam pontos que parecem não incomodar mais ngm, mas me incomodam profundamente (ex: é normal as pessoas se darem tapas e socos na Itália? rs)!

    Entãoo, sabe que eu acho que não vou gostar (lendo outras resenhas tinha ficado empolgada, mas já psassou rs)? Livro muito parado não é bem o meu estilo, livro muito romântico não é bem o meu estilo...Enfim, get the picture? hehe

    Mas acho que como filme vai funcionar, e eu gostei bastante do trailer!

    Resenha...DIVERTIDÍSSIMA(não me matem rs)

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  7. @Léka

    Aaaaaah!
    pkspkspsksskpsk
    Tanta diversão nesse livro, gente, mas tanta...


    Zoe

    ResponderExcluir
  8. Quero muiiiito ler este livro, já assisti o filme amei!
    sua resenha me deixou super empolgada! Preciso deste livro!

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, e ri bastante com "Bom, homens." KKKKKKK
    Deve ser um romance bem realista né!?
    Já tinha ouvido bastante sobre ele e estava doida pra ler e tinha esquecido ai vi sua resenha e veio essa vontade novamente, de ler ele.

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©