Orgulho e Preconceito - Jane Austen

19 de janeiro de 2011

Orgulho e Preconceito era um livro que eu tinha vontade de ler há muito tempo. Então, no meu último aniversário (o último que já foi porque eu espero comemorar mais muitos ainda) uma amiga minha (beijo, Ju!) me deu de presente essa versãozinha aqui da imagem. Lindo, não? Porém, tenho que confessar que me aniversário foi em julho! Concluam, então, que eu deixei o livro um tantinho de lado e enrolei bastante pra lê-lo. Posso sempre culpar a faculdade, mas foi um erro. Sério. E eu aconselho a quem não leu Orgulho e Preconceito por preguiça ou algo do tipo a parar de fazer isso agora mesmo!

Tendo contado minha pequena história de vida, vamos a resenha! 

Não achei, de maneira alguma, a linguagem dificil ou massante ou o que mais poderia ser. Tudo bem que eu não li o original, mas dá pra perceber os traços dos séculos passados. O que, para mim, deixa tudo mais charmoso, a não ser que você tenha problemas com coisas antigas como a Suze de A Mediadora. A Jane era muito moderninha, gente, girl power. 

Orgulho e Preconceito conta a história de Elizabeth Bennet, que eu gosto de chamar de Lizzy e que é uma das minhas mocinhas prediletas, com certeza. Lizzy é a segunda das cinco filhas do senhor Bennet, um homem com um senso de humor e amargura incríveis, e da senhora Bennet, uma mulher completamente fútil e sem noção.  Infelizmente, as três filhas mais novas, junto com sua mãe, parecem ter gosto de jogar o nome da família na lama. O pai, exceto casos extremos, não parece se importar e, tentando ver o lado bom das coisas, acha tudo muito engraçado. 

O mesmo, porém, não acontece com Jane, irmã mais velha, e Lizzy, pois estas tem juízo e inteligência. Mas, acabam, obviamente, sofrendo com o compartamento, no mínimo, peculiar da família Bennet. Lydia e Kitty correndo atrás de rapazes, especialmente daqueles que usam uma certa farda vermelha e Mary sempre estudando demais e soltando lições de moral e filosofias de vida a todo momento. 

A história começa com a chegada do sr. Bingle, sua irmã e seu amigo sr. Darcy a Netherfield. A Chegada de rapazes solteiros e ricos cria uma grande expectativa em toda a vizinhança e ninguém fala nada que não seja sobre o próximo baile. 

No dito baile, todos percebem como o sr. Bingle é diferente de seu amigo. Gentil, carismático e pura simpatia, logo se encanta por Jane. Darcy, por sua vez, se mostra esnobe e faz pouco da minha Lizzy. Mas, Lizzy também não é fácil, e decide que ela mesma jamais dançaria com Darcy, mesmo se esse quisesse muito. Confesso que adoro a birra que há entre eles desde o início. Ambos com gênios muito forte e orgulhosos, a partir daí entram em pé de guerra. 
 A cada dia mais Jane e Bingle se aproximam, mas a união deles não é tão simples assim. Rapaz rico e uma moça de família pobre e sem noção? Acho que não. Com várias indas e vindas, inúmeros boatos, mentiras e preconceitos Elizabeth e Jane não sabem mais em que acreditar, apesar de que a Jane acredita sempre que, no máximo, qualquer erro foi cometido por engano.  A presença do sr. Wickham nas vizinhanças traz novas histórias sobre o sr. Darcy graças ao passado encoberto dos dois. 

Outro personagem muito engraçado é o sr. Collins. Primo das meninas, ele possui o morgadio da casa delas. Ou seja, quando o papai Bennet morrer, a casa vai para ele. Um homem com modos exagerados, extremamente puxa-saco de Lady Catherine velha bruxa. Ele vai até Netherfield afim de noivar com uma de suas primas, crendo que isso seria uma grande demonstração de sua bondade cristã. A única coisa que ele conseguiu, porém, foi me divertir um bocado.

Eu só achava que o amor da Lizzy, já na segunda metade do livro, estava muito forçado, sabe, por ela mesma. Mas, eu mudei de ideia antes mesmo do desfecho. Consegui ver o sentimento crescento, after all. Adorei o livro e ele está, obviamente, super recomendado. 
Beijos, Zoe

9 comentários:

  1. A Zoe tem um gosto extremamente parecido com o meu, incrível! haha
    Amo Orgulho e Preconceito, estou relendo-o no momento (meu TCC da faculdade será sobre a Diva Austen!).
    Mr. Bennet sempre me diverte muito, assim como a cabeça dura de Lizzie e Mr. Darcy. Acho incrível a sutileza com que Austen coloca suas críticas em relação aos comportamentos da época, ela é o máximo!

    Beijinhos
    N.

    ps: o layout mudou enquanto eu estava comentando, acho que fui a primeira a vê-lo! Uau, que lindo!

    ResponderExcluir
  2. Já assisti ao filme várias vezes e adorei!
    Sempre pensei em ler o livro, mas toda vez acabo pegando algum outro para ler
    Também acho que a linguagem desses livros antigos tem muito charme... Acho que isso é uma das principais coisas que me conquista em livros asim
    Adorei a sua resenha, ela me deixou com muita mais vontade de ler Orgulho e Preconceito
    Quando passar em alguma banca e tiver um dinheirinho sobrando quem sabe eu não levo um pra casa e me divirto tanto quanto você na leitura?
    Grande Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Aaa... esqueci de falar!
    Tem selinho para vocês lá no blog
    Vim aqui pra isso e acabei esquecendo... Hahahshah
    http://camilemos.blogspot.com/2011/01/selinho.html

    ResponderExcluir
  4. Depois que assisti o filme me apaixonei pela história. Me encantei com cada página.

    ResponderExcluir
  5. Estou com ele em casa, louca para ler. Mas sempre acabo passando uns que estou mais louca ainda para ler na frente!
    hehehe
    Beijos

    Ah, não deixe de participar da promoção que está rolando no blog. Concorra a um porta livro e um marcador de tecido, lindos!

    ResponderExcluir
  6. eu nunca li o livro só assisti o filme e gostei bastante. ^^
    ainda vou pegar o livro para ler e espero gostar. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!

    Ahhh... Orgulho e Preconceito <3 um dos meus amores *-*

    Sou suspeita pra falar do livro, só posso dizer que quero um ms. Darcy pra mim *-*

    Adorei a resenha!

    Beijos =**



    Guria que Lê

    ResponderExcluir
  8. Não consigo comentar resenhas de "Orgulho e Preconceito" sem falar a palavra "Darcy" 211 vezes. Tentarei me policiar aqui =D

    Mas, ah, Darcy e Lizzie são para mim o melhor casal fictício EVER. Concordo que em algum ponto do livro eu pensei, como você, "WTF? Da onde saiu esse amor todo?", mas no desfecho tudo meio que fez sentido e eu pude ver o relacionamento dos protagonistas se desenvolvendo, como você mesma disse!

    Por isso, "Orgulho e Preconceito" será para sempre meu xodó, e fico feliz em saber que temos mais uma membra no lado negro da força de Pemberley rs

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  9. Uma das poucas vezes em que vi o filme antes do livro... Eu amo a Keira *.*talvez isso tenha feito eu amar o filme mais ainda.
    Adoro as protagonistas da Jane Austen, sempre me identifco muito com alguns traços donalidade delas (:

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©