A Bonitona Encalhada - Laura Henriques

23 de fevereiro de 2011



" A bonitona encalhada, infelizmente, sou eu. Muito prazer" 





  E é assim que a Laura Henriques, autora de A Bonitona Encalhada, publicado pela Editora Leitura, se apresenta aos seus leitores. E, mal sabia eu que, quando lesse essa simples apresentação, ia me deparar com uma autora que poderia facilmente ser minha melhor amiga. Porque é exatamente assim que você se sente lendo o livro, como se estivesse conversando com sua melhor amiga, se ela tivesse o maior bom humor da Terra. 

 O livro começou como um blog, que a autora criou como desabafo, no qual ela escrevia várias aventuras sobre estar sobrando enquanto todas as suas amigas embarcavam em casamentos, compromissos e na terra do "felizes para sempre" no geral. Enquanto sentia que ficava pra titia e procurava as razões por estar encalhada, Laura acabou escrevendo um guia que serve para todas, repito todas as mulheres. E se surpreendeu quando viu que não estava sozinha, que tantas mulheres passavam pelas mesmas situações e tinham os mesmos medos que ela.

Não importa se você está solteira, casada, namorando, enrolando ou sendo enrolada. Eu acho quase impossível achar uma mulher que nunca tenha passado por nenhuma das situações do livro.  Até porque a Laura não fala só da vida amorosa feminina. Fala sobre a cabeça feminina. E, por mais diferente que seu pensamento seja, que mulher nunca teve TPM ? Ou fez um corte de cabelo que se arrependeu ? E por aí vai.

Além disso, a autora cria um monte de teorias para cada situação, como a teoria dos pratinhos e teoria da culpa de Hollywood. Na verdade, são várias e todas elas são muito próximas da realidade. O livro é dividido em cinco partes e cada uma delas tem capítulos explicado-as melhor. Por exemplo, na primeira "Bonitona você é. Mas o que é ser encalhada, afinal?" ela apresenta a teoria do encalhamento - muito boa. E por aí vai. As cinco partes são cheias de verdades e de bom humor.

Uma coisa que eu estranhei no início, mas depois me acostumei e vi que era um ponto super positivo no livro, é a linguagem. É bem informal, dessas que você usa para mandar cartinhas, e-mails, reacdos e DM's pras suas amigas. Ou melhor, dessas que você usa pra construir suas próprias ideias. E não só pela linguagem, mas o livro é todo exemplificado com situações do dia-a-dia e cheio de referências a livros e poesias. (Confesso que sorri de orelha a orelha quando li Via Láctea nele *---*).

Agora, tem um detalhe que me incomodou bastante no livro. O excesso do uso das palavras 'bonitona' e 'encalhada'. Sempre que era para falar de alguma mulher solteira, usava-se esse termo. Eu não sei se foi porque o livro foi escrito no formato de vários assuntos sendo abordados pouco a pouco, então os textos são escritos separadamente, mas tinham muitas. E como elas formam o título também, acho que eu já estava saturada. Mas, de maneira nenhuma, mesmo, isso deixou o livro chato. Só me cansou.

E, sim, eu recomendo a leitura. São 183 páginas muito engraçadas, que eu li muito rápido. É desses livros leves, divertidos, que você começa a ler numa tarde e acaba só parando de ler quando acaba - ou por outros motivos de força maior. Então, leiam A Bonitona Encalhada e descubram como nós, mulheres, podemos ter o pensamento parecido.

Fiquei muito feliz pela Editora Leitura ter me mandado esse livro, adorei. Comprem o livro no site da editora (aqui) e, para ver seus novos casos, entrem no blog da Laura, que é realmente muito bonitona! (aqui)



Por Julia

7 comentários:

  1. Caramba, adorei seu blog!!
    Literalmente rs,
    então aceita parcerias amore??? Beijocas, espero resposta

    ResponderExcluir
  2. @Mar

    Aceitamos, sim!
    Mas entre contato através do contato e fale do seu blog e mande o link, ok?
    Beijos,
    Celle

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    O livro até parece divertido, mas é meio auto-ajuda, que é um gênero que eu não gosto. E não sou bonitona nem encalhada, então... :P
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Quero já este livro...Nada melhor que um papo mulherzinha. Coisa de Briget Jhones.
    Fiquei fã do blog. Voltarei mais vezes. aceita parcerias?
    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Ahh, parece engraçado. Leitura divertida e sem compromisso = adoro. rs

    O meu maior problema com "A Bonitona Encalhada" talvez seja o fato de ser meio "auto-ajuda", não? Tenho tanta preguiça de livros que se encaixam nesse gênero. Aliás, eu tenho preguiça de muita coisa, então talvez o problema seja eu.

    E talvez, só talvez, eu precise um livro de auto-ajuda para resolvê-lo. rs

    Mil beijos :*,
    Léka

    ResponderExcluir
  6. Olha, adorei a sinopse e a sua resenha, achei que nem ia me interessar mas me interessei e agora quero ler! :O Mais um pra lista, oh noes... :X Adorei a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©