O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

13 de março de 2013

O Lado Bom da Vida 
Matthew Quick 
Editora Intrínseca 
256 páginas
2013

Esse é o livro que inspirou o filme que deu à Jennifer Lawrence o Oscar de Melhor Atriz esse ano. E eu vi o filme antes de lê-lo - já tem Retroprojetor! - portanto é realmente complicado não compará-los. E, afinal, por que não compará-los

O livro conta a história de Pat Peoples, um homem na casa dos 30 anos que acabou de sair de uma instituição psiquiátrica, chamada, por ele mesmo, de lugar ruim. Um lugar para o qual Pat, definitivamente, não deseja voltar porque os médicos são pessimistas e as enfermeiras feias. Sem contar que Pat prefere ficar com sua família, mesmo que seu pai se recuse a falar com ele. Pat era casado com Nikki, mas atualmente eles estão passando pelo tempo separados, que começou quando ele foi para o lugar ruim. Agora o que Pat mais quer no mundo é dar um fim a esse tempo separados e ter sua Nikki de volta. Mas, para isso, ele precisa se tornar uma pessoa melhor para agradar a Deus e à Nikki. Pat passou todo seu tempo no lugar ruim malhando e em casa sua mãe lhe monta uma academia, assim Pat fica muito mais forte e em forma. Além de tentar ser mais saudável e atraente, Pat também extravasa sua raiva em seus momentos de (quase) crise malhando e correndo. Ele também precisa fazer terapia e tomar uma lista de remédios. E Pat tem o melhor terapeuta do mundo, um indiano baixinho, muito divertido e torcedor dos Eagles - time de futebol americano que também é protagonista nesse livro. 

Mas por que Pat precisa de tudo isso? Ele é mentalmente instável, mas quando tudo isso começou? Pat não consegue se lembrar nem do que aconteceu para que ele fosse para o lugar ruim e nem de quanto tempo ele ficou por lá. Ele só sabe que foi um marido ruim e precisa ser uma pessoa melhor se quiser ter Nikki de volta. E ele nunca tira da cabeça que vai ter sua mulher de volta, já que sua nova filosofia de vida diz que é preciso ser positivo e ver o lado bom das coisas e que as nuvens ficam com um contorno iluminado quando estão tampando o sol porque tudo tem um lado positivo. 

E quando aparece a Tiffany? Eu fiquei me perguntando isso enquanto ia lendo. Quantas páginas mais até a personagem que dá Oscars aparecer? Tiffany demora um pouquinho mais aqui, Pat e os Eagles são os protagonistas, com certeza. Mas, um dia, um grande amigo de Pat, Ronnie, diz que sua mulher irá fazer um jantar para Pat. Ele deveria ir bem arrumado, mas resolve ir com sua camisa nova dos Eagles, com o nome do jogador novato que é a nova aposta da temporada. E Tiffany, cunhada de Ronnie, também aparece. Tiffany perdeu o marido em um acidente há 2 anos e desde então também se tornou uma pessoa mentalmente instável. Eu adorei a Tiffany tanto no livro quanto no filme, apesar de elas serem um pouco diferentes. Ela é super desbocada e honesta, é como se tivesse perdido toda a vergonha de ser o que quiser, ou dizer o que quiser.    

Pat vive alterando seu estado entre contente com algumas coisas bem simples que acontecem e depressivo por achar que tudo que acontece de ruim é sua culpa. Ele está muito sensível e a ideia de que tudo vai sempre dar certo no final sabe ser decepcionante. O que Pat precisa é encontrar o meio termo entre o positivismo e a realidade. Essa relação é muito interessante para qualquer pessoa. O Lado Bom da Vida é um livro que passa muita coisa bonita e que todo mundo devia tentar aprender. 

Por fim, já que eu estou fazendo uma resenha imensa para um livro com menos de 300 páginas, de certa forma eu gostei mais do filme que do livro. Porém, eu amei os dois ainda assim. O livro tem muito, muito mesmo, sobre futebol americano - sobre o qual eu não sei nada - e o filme é mais engraçado. O livro tem uma linguagem bem simples e direta, já que é narrado pelo Pat e ele age de maneira simples como uma criança, como alguém que não tem maldade. Os dois são muito bonitos e estão, absurdamente, recomendados. 

Beijos, 
Celle.   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©