Uma garrafa no mar de Gaza - Valerie Zenatti

9 de março de 2013

Uma Garrafa no Mar de Gaza
Uma Garrafa no Mar de Gaza
Valerie Zenatti
Editora Seguinte
128 páginas

Uma garrafa no mar de Gaza é um livro bem fininho que me despertou muita curiosidade assim que li o título e descobri onde se passava. Nele conhecemos a história de Tal, uma menina israelense que, cansada com a situação que passa todos os dias onde mora, escreve uma carta destinada para alguém que mora em Gaza. Tal pede para o seu irmão deixá-la dentro de uma garrafa no mar da região. Depois, alguém responde a carta de Tal. 

Eu gostei bastante desse livro. Ele nos traz uma história que se passa em uma realidade muito, mas muito diferente da nossa. Tanto Tal quanto a pessoa que responde a sua carta convivem, diariamente, com atentados, homens-bombas e mortes. De conhecidos, de amigos, ou de pessoas que eles nunca ouviram falam. Todas elas estão sempre tão próximas deles, deixando aquela sensação de "Eu poderia estar lá." ou "Será que algum amigo meu se foi?". Aqui, no Brasil, não temos nada parecido com isso, e confesso que não é algo que eu sempre me pegue pensando. Quando eu li, eu fiquei bastante tocada com toda a situação. Nunca parei para pensar em como temos sorte de não passar por tudo isso, nem sobre quantas pessoas passam por esses problemas todos os dias. Tal e a pessoa que encontra sua carta, quando se correspondem, tratam muito desse tema. O medo de ambos de acontecer alguma coisa a qualquer momento. Os dois constantemente se questionando se algum dia a situação deles irá mudar, se terão paz. É realmente muito emocionante.  

Como vocês já notaram, o livro é bem curtinho. A autora conseguiu desenvolver uma história bem interessante e fez com que eu me preocupasse bastante com o destino dos personagens. Mesmo assim, eu gostaria de ter passado mais um tempo com eles... Pode parecer um motivo bobo para criticar um livro, mas eu achava que outras coisas poderiam acontecer, a história poderia ter sido melhor desenvolvida. Na verdade, acho que eu só fiquei frustrada dele ter acabado tão rapidinho.

Uma garrafa no mar de Gaza é um livro emocionante, forte e muito bom. Tem uma história diferente e ótimos personagens. Espero mesmo que vocês tenham se interessado por ele por causa da resenha.

Recentemente, foi lançado um filme baseado no livro, mas eu ainda não assisti. Só vi o trailer depois de ler o livro, mas acho que ele entrega uma boa parte da história, por isso achei melhor não colocar aqui ;x

Beijos
Julia 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©