Especial #4: apresentando Neil Gaiman

27 de junho de 2013



Quem lembra da coluna Diva do Mês? 
Hoje nós nos juntamos para fazer uma mistura de duas colunas para a Semana Neil Gaiman, que começou ontem (26) e vai até o dia 03/07.
A semana está sendo organizada pela Editora Intrínseca e seus blogs parceiros. Tudo para divulgar o autor e seu mais novo trabalho: o livro adulto O oceano no fim do caminho.
Nós esperamos que vocês curtam muito essa semana especial e aproveitem para conhecer, ou conhecer mais, esse autor! E teremos mais posts relacionados com ele durante a semana. 

Divo:

Neil Gaiman

HEHEHEHEHEHE CREEPY

Quem é?

will eventually grow up and get a real job. Until then, will keep making things up and writing them down.
Seu twitter,  @neilhimself

Neil Richard Gaiman é um autor britânico de quadrinhos e romances. Ele é de Hampshire e, ainda na infância, um grande amor pela leitura começou a crescer. É possível notar isso porque ele mesmo se descreve como uma criança criada em biblioteca, que não seria quem é hoje sem elas. Visto isso, não é nenhuma surpresa que ele tenha se tornado um autor. Começou a escrever como jornalista. Em seguida, escreveu duas biografias: da banda Duran Duran e do autor Douglas Adams. Depois partiu para os quadrinhos, graphic novels e seus romances. E então participou até como dublador em séries e filmes.
Neil Gaiman é também o patrono da The Science Fiction Foundation (Fundação da ficção científica) e do Open Rights Group.
  
Sobre seu trabalho:

Acredito que a obra mais conhecida de Neil Gaiman seja Sandman: O livros dos sonhos. Na verdade, Sandman é uma série que tem como personagem principal S. Outra obra do autor muito famosa (e a que me fez conhecê-lo) é Coraline, que foi transformada em um filme que tem o mesmo nome. Há também Stardust, que também virou um filme, e muitos outros livros: O livro do cemitério, Coisas Frágeis, Deuses Americanos, Lugar Nenhum, Os Filhos de Anansi e, o mais recente, O Oceano no Fim do Caminho.
Neil Gaiman já participou de um episódio de Os Simpsons (The Book Job), no qual dubla a si mesmo. E ele também escreveu dois episódios para as novas temporadas de Doctor Who e o primeiro deles, o The Doctor's Wife, ganhou uma chuva de prêmios lá na terra da Rainha.

Cast Amor Autor Amor Série Amor Amor Amor Amor
The Doctor's Wife é um episódio super diferente do resto da temporada lame do Moffat. Nele, a TARDIS, a "nave" do Doctor, tem sua alma revertida para o corpo de uma mulher, a IDRIS, depois que  sua energia é drenada. É um episódio muito bonito e feito de lágrimas, por que nós finalmente podemos ver a TARDIS se manifestar de verdade. É triste, é emocionante e toca, pra quem acompanha, num ponto muito importante da vida doctor: afinal, a TARDIS é a única que o acompanha sempre, desde o começo, pra onde ele precisa ir - muito embora, nem sempre onde ele precisa estar é onde ele queira ir. Ela é a única que nunca vai embora, e, pra um alienigena de 1000 anos, isso faz toda a diferença. Neil soube escrever a Idris de maneira muito delicada, inteligente e até inocente, e eu não conhenço um whovian que não tenha gostado do resultado.

Neil foi convidado a escrever mais um episódio e, depois de recusar, ele voltou atrás e escreveu um episódio com os clássicos Cyberman, humanos que foram "melhorados" com a adição de partes mecânicas e a subtração dos sentimentos. O desafio proposto pelo Moffat, showrunner e boss supremo da série também conhecido como o capeta, era que Neil tornasse os cybermen assustadores de novo. Eu, particularmente, não achei o episódio assustador: tinha crianças, questões éticas e um embate do doctor contra ele mesmo que, além de ser brilhante, foi bastante divertido. Neil disse em entrevista que tem vontade de criar algum monstro novo pra Doctor Who, algo que vá ser explorado futuramente. Ele queria deixar um legado na série britânica mais querida da história. No entanto, apesar dos episódios sensacionais, ele ainda não criou nada chocante e que possa ser reutilizado por outros roteiristas convidados. Esperemos pra ver se ele vai voltar agora na oitava temporada e realizar o desejo de escritor (Volta Neil! A gente quer mais episódios fodas!).


O que eu mais gosto nele: 

Neil Gaiman é dono de um estilo que para mim é bem difícil de ser definido. Ele criou personagens presentes na literatura infantil que são de assustar qualquer adulto e colocou personagens adultos com histórias adultas em mundos de fantasias imaginadas apenas por quem tem a mente, ou uma parte dela, de criança. A versatilidade do autor e também seu jeito de escrever fantasia com um toque bem adulto e sombrio são incríveis para quem gosta deste tipo de coisa. Particularmente, eu adoro. 

Prêmios: 

Neil ganhou também, com o episódio que escreveu para Doctor Who, The Doctor's Wife os prêmios Ray Bradbury Award por melhor episódio dramático de 2011 e o Hugo Award de 2012, na mesma categoria.

Último trabalho até o momento:

Aqui no Brasil: O oceano no fim do caminho, lançado pela Intrínseca

Website:


Mas... e aí?

Acho que o Neil Gaiman já é um autor bastante conhecido por aí, mas que, infelizmente, pouca gente já leu aqui no Brasil. Então, que tal começar? Agora que você já conhece um pouquinho dele e do seu trabalho, já deve ter uma ideia de por onde iniciar suas leituras, não?

Senão, a gente ajuda! A primeira dica que eu temos é o conto Como falar com as garotas nas festas. Ele está disponível gratuitamente na Amazon e vem também com um comecinho de O oceano no fim do caminho. Eu já li, gostei bastante. Fala basicamente de "Dois garotos lotados de hormônios, uma festa e mulheres com uma beleza de outro mundo". Apesar de ser bem curtinho, o autor conseguiu dar um toque diferente para a história. 
E, se você já conhece e é fã do autor; ou se leu o conto, leu o trecho do novo livro dele e ficou curioso; ou se você não leu nada dele, mas mesmo assim quem conhecer mais: PROMOÇÃO! AÊ! 

A promoção é pelo Facebook, começa hoje e vai até 03/07.

Clique aqui para ler as regras e participar!

Beijos,
Três Lápis

#MergulheEmNeilGaiman

     
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©