O Jardim Secreto - Frances Hogson Burnett

5 de junho de 2013

O Jardim Secreto era um dos meus filmes favoritos quando criança. Eu vi e revi mil vezes. Eu não fazia ideia de que tinha um livro, acho que nem tinha pensado na possibilidade. Até que eu o vi pela primeira vez há um tempinho em um vídeo da Giu, do Amount of Words. Cogitei comprar lá fora, mas enrolei tanto que a Companhia das Letras anunciou o relançamento dele aqui no Brasil e eu acabei esperando a versão traduzida mesmo.

O Jardim Secreto
Frances Hogson Burnett 
Selo Penguin da Companhia das Letras
344 páginas

Antes de começar a falar do livro em si, tenho que falar como essa edição da Penguin é boa. Eu sou fã da Companhia das Letras por natureza, acho que eles fazem um ótimo trabalho de tradução, trazem bons títulos... enfim, amo a editora mesmo. Mas nunca tinha comprado nada desse selo. A edição, além de contar com o livro em si, tem um prólogo e epílogo comentando o livro, cada um escrito por uma pessoa o diferente, comentando a história e os personagens. Ficou bem legal, porque dá para aproveitar mais a experiência da leitura, refletir um pouquinho mais sobre ela, perceber novos detalhes... enfim, já estou querendo comprar outros livros do selo.

O livro conta a história e de Mary, uma menininha mal humorada e mimada, que mora na Índia. Sua família é acometida por cólera e ela, órfã, é enviada para morar com seu tio, na Inglaterra. Mary quase nunca vê seu tio, tampouco seu primo Colin, um menino muito doente e igualmente mimado. Mais sozinha do que nunca, ela aos poucos começa a explorar o lugar e conhecer novas pessoas, como Martha, a encarregada por cuidar dela e Dickon, seu irmão. Mas, no fundo, o que Mary mais quer é entrar em um jardim trancado há dez anos. Desde que sua tia faleceu. 

Mary e Colin são duas crianças muito difíceis, mas, de algum jeito, um faz bem ao outro. As personalidades desagradáveis dos dois combinaram de certa forma e os fizeram mudar pouco a pouco. Já Dickon, que era meu personagem preferido do filme, continuou sendo agora no livro. Ele é uma criança boa, feliz, que gosta e entende muito da natureza. Ele, Martha e sua mãe são meus personagens preferidos. Doces, amáveis e que ensinam muito às duas crianças e ao sr. , pai de Colin e tio de Mary.

Algo que eu amo no Jardim Secreto é que, embora seja um livro para crianças, a autora consegue abordar uma quantidade enorme de temas. Muitos deles eu só percebi na leitura mesmo, talvez por estar mais velha e ter passado mais tempo com a história. Há a evolução das duas crianças, perda, a questão de Mary ter se tornado órfã, negligência infantil, a crença em Deus e o poder e impacto de viver uma vida feliz e manter o pensamento positivo. Alguns são abordados mais diretamente, outros de maneiras mais discreta. Mas, se você prestar atenção, estão todos lá com muitas outras coisas.


Apesar de não ter nada de sobrenatural no livro, O Jardim Secreto tem uma mágica que mexe com as crianças e os adultos no livro. E vai mexer com você também, leitor. O livro é bem escrito, é bonito e te deixa com uma sensação incrível ao terminar. Então, que tal visitar o jardim e se deixar cativar por ele também? :)

"Coisas muito mais surpreendentes podem acontecer com qualquer pessoa que, quando um pensamento desagradável ou desalentador lhe vem a cabeça, simplesmente tem o bom senso de se lembrar a tempo de expulsá-lo, botando em seu lugar um pensamento agradável e obstinadamente corajoso. Duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço."

Beijos, beijos
Julia Nevares 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©