Quem é você, Alasca ? - John Green

2 de fevereiro de 2011


"Saio em busca de um Grande Talvez." 

  Foram essas as última palavras de François Rabelais e, quando as leu, Miles Halter decidiu que era sua vez de ir em busca do Grande Talvez. E ele jamais conseguiria fazer isso na Flórida, onde não tinha amigos, namorada e seu maior divertimento era saber as últimas palavras de pessoas famosas. E, assim, vai para Culver Creek, internato no Alabama onde seu pai estudou.

  Miles era um menino bem certinho, não fazia nada errado e seguia fielmente os conselhos dos seus pais. Até conhecer seus novos amigos do internato. O Coronel não é lá a melhor das influencias, nem Takumi. E nem Alasca Young. Impulsiva, cheia de problemas, mas linda e muito encantadora. Mesmo sendo apaixonada pelo seu namorado Jake; Miles se apaixona por ela, que mostra um visão sobre a vida totalmente diferente a Miles. E sim, o ensina sobre como uma vida tem impacto sobre a outra.


capas over the world

 Em algum momento de 2010, eu comecei a ouvir falar muito do lançamento desse livro aqui no Brasil. Comecei a procurar sobre ele, li várias críticas positivas e fiquei interessada. Mas não o comprei na época do lançamento, ainda li algumas resenhas em português mesmo (inclusive da Aprendiz de Cinema, que recomendo que vocês vejam). E só quando o vi na livraria que decidi comprá-lo e me encantar com ele.
  
O único problema dele é que é um daqueles que eu tenho vontade de fazer um post escrito "leiam" e só, porque vai ser dificil transmiti-lo por completo, maaaas eu não posso fazer isso, certo ? Droga

  O livro é todo narrado por Miles, então a linguagem é bem simples, direta.  Por serem todos jovens, Miles, Coronel e todos os demais usam palavrões, gírias e tudo mais quando querem/precisam; o que torna ainda mais real. Quem é Você, Alasca? é muito bem escrito, fluido, então eu simplesmente mergulhei na cabeça de Miles e entendia perfeitamente tudo que ele passava. Ri muito e chorei um pouquinho - não sou muito de chorar em livros - mas senti todas as emoções com ele. Ele se faz vários questionamentos, quase todos sem resposta, o que faz valer "livro bom não pensa por você, mas faz você pensar".

  Eu, obviamente, recomendo esse livro, mas não vou continuar falando dele, porque acho que só é possível entendê-lo mesmo quando você o lê. Eu esperava uma história de amor e me deparei com uma história sobre a vida, sobre amizade e dedicação. No início, ele me pareceu tão simples e foi se revelando aos poucos. Me fez pensar, tem uma reviravolta, há vários quotes dele agora espalhados pelo meu quarto e eu já estou com vontade de reler. Então, por que não entrar no labirinto com Alasca e Miles para descobrir como sair dele também ? (: 

beijos, beijos
Por Mel

ps.: Eu realmente não gosto da capa do livro brasileiro, aí fiquei procurando as mais bonitinhas pra colocar aqui ^^

"'Droga', ele suspirou.'Como sairei deste labirinto?'" 
Simón Bolívar - O General no labirinto, Gabriel García Marquez

5 comentários:

  1. parece tão bonito *-* vamos começar a socializar esses livros aí, Mel, haha.
    mas me pareceu o tipo de livro que se for muito grande ue vou largar no meio, mimimi.
    não sei, ainda sim, parece que vale a pena ler até o final .
    beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  2. ha tempos que to doida por esse livro! adorei o post! beijos

    Carine
    okaycult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive vontade de ler esse livro (acho que porque não gostei da capa brasileira, também), mas depois da sua resenha, deu uma vontadinha de dar uma chance a ele! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quero ler este há algum tempo, mas acabei me deparando com um spoiler certo dia que me desanimou :/

    MAS, tenho certeza que deve ser incrível. Até porque na literatura infanto juvenil está difícil encontrar livros que tragam algum tipo de reflexão, então "Quem é você, Alasca?" já larga na frente ;)!

    Ótima resenha! Entendo totalmente que as vezes dá vontade de postar apenas "Quer saber, leiam." numa resenha rs

    :*,
    Léka

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©