Jogando Xadrez com os Anjos - Fabiane Ribeiro

24 de agosto de 2012

Jogando Xadrez com os Anjos
Fabiane Ribeiro 
Universo dos Livros 
400 páginas 
2012

Mágico, emocionante, sensível. Lindo. Lindo. Lindo.

Jogando Xadrez com os Anjos é tão emocionante quanto eu achei que seria. Mas de um jeito diferente. Ele emociona porque a Fabiane escreve de um jeito tão bonito que frases soltas do livro já valem a pena.

A história do livro, apesar de nacional, se passa na Inglaterra logo no Pós II Guerra. E conta a história da pequena Anny, uma menina linda de oito anos que vê os pais apenas aos sábados devido ao misterioso trabalho que os faz viajar durante toda a semana. Anny quase não se queixa, apesar de sentir muito a falta dos pais e aproveita ao máximo os sábados ao lado deles.

Em um dos sábados, um sábado muito especial, seu pai, Jefferson, lhe presenteia com um lindo jogo de xadrez com peças de cristal e a ensina a jogar. Anny se sente maravilhada pelo jogo e passa o dia jogando xadrez com seu pai. Mas, pouco tempo depois, a menina descobre que terá que se mudar. Sem seus pais. Agora, ao invés de se verem aos sábados, Anny e seus pais se veriam apenas uma vez por ano. E a neve quem os levaria de volta a ela.

Além de se ver sem seus pais que ela tanto ama, Anny vai morar em uma casa triste, sem seus brinquedos, sem companhia. A menina sofre diversos maus tratos. E bota sofrer nisso. E é realmente tocante como Anny reage a tudo o que acontece com ela. Dificilmente fica triste, não reclama de nada, e se mostra uma pessoa absurdamente bondosa durante todo o livro.

Porém a Rainha Anny, como é chamada em seu Reino Xadrez, também conhece muita gente boa. Faz muitos amigos e cada amigo tem uma história de vida diferente para ser contada. Todos os personagens são muito bem construídos e possuem suas histórias particulares. E todos tiveram seus próprios desfechos. Não ficou nenhuma ponta solta. Me apeguei especialmente a Pepeu, um jovem americano com muita vida pra contar e um dos anjos de Anny.

Como a autora diz na primeira frase do livro: "Esta história fala de anjos, em todos os sentidos em que eles possam existir em nossas vidas."

Claro que se você estiver procurando por ação ou um romance apaixonado, não vai encontrar por aqui. Aqui é uma história bonita. Que pode não ser o melhor dos estilos, mas de vez em quando cai muito bem.

Nessa resenha eu vou encher de quotes. As passagens que eu precisei marcar com pedacinhos de post-its no livro. Nenhum spoiler. Podem ler à vontade.

"Retribua coisas ruins com pensamentos e ações positivas, assim tudo de encaminhará para a melhor solução e seu mundo continuará lindo e vibrante."

"Não permita que seu subconsciente desabe frente às dificuldades. Sua vida não é doce, mas você é, e isso é tudo que importa, rainha Anny. Ou seja, o importante não é aquilo que a vida nos coloca de obstáculo, mas sim como reagimos a tudo. (...) Reconstrua seu castelo dentro de si e proteja-o contra você mesma, para que ele não volte a desabar."

"Nada é impossível, nada é difícil o bastante, nós que dificultamos tudo com nossas palavras amargas e nossos corações fechados. É importante nunca perder a esperança e jamais deixar de acreditar. Quando tudo está contra nós e as chances parecem não surgir, aí é hora de lutar. E é nesses momentos que as grandes conquistas são alcançadas."

"Se você sente que deve ficar aqui, então é porque não existe nenhum outro lugar no mundo onde você deve estar neste momento."

"Sábio era, e sempre fora, seu pequeno grande coração. E mais sábia ainda era a jovem, que sabia dar ouvidos a ele."

"E o mais importante, Anny sabia que não era preciso estar perto para ser amigo, não era preciso estar junto para saber que se ama."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©