A Missão, Patrick Ness.

2 de outubro de 2012

  A Missão: A Pergunta e a Resposta
"The Ask and The Answer" 
Patrick Ness
Editora Pandorga
492 páginas 

   Depois de, literalmente, correr pela vida em O Motivo, Todd e Viola finalmente chegam à Paraisópolis e descobrem que a cidade não é o oásis que esperavam. Com Viola no limite das suas forças, Todd é recebido pelo prefeito Prentiss, agora Presidente, e não tem escolha a não ser aceitar o que lhe é pedido é por Viola, afinal de contas. Tudo e qualquer coisa pela segurança da Viola

   É assim que começa A Missão - A Pergunta e a Resposta, segundo volume da série Mundo em Caos, que é a felicidade e a ansiedade da minha vida ultimamente. Patrick Ness conquistou meu coração completamente e a série é minha favorita atualmente, sem duvidas, e é a conclusão que eu mais espero. Aparentemente, A Guerra, ultimo volume, vai sair ainda esse ano. Mas não tô acreditando, não.

   Em A Missão vemos o surgimento de A Resposta, uma misteriosa unidade terrorista (ou de libertação, dependendo do lado que você está), que está tentando livrar a cidade do domínio do Prefeito - agora Presidente. Os moradores estão divididos, as mulheres foram separadas e ninguém sabe muito bem quem apoiar (nem nossos heróis). Nem eu sabia direito pra quem estava torcendo. Nossos protagonistas seguem caminhos diferentes e se envolvem com novos personagens e em novos problemas, todos tensos e feitos de amor e que fazem vibrar. Personagens antigos também reaparecem e crescem e fazem você se apaixonar, mesmo contra todo o seu bom-senso, e, mais de uma vez, me vi às lágrimas em cenas que cortaram meu coração mais do que você pode imaginar. Até os vilões - ou os pseudo-vilões ou os anti-heróis - são incríveis e você se pega incapaz de não amá-los, mesmo sabendo que eles fizeram coisas horríveis antes e durante e que provavelmente vão fazer depois de novo.

  Enfim, neste livro, a situação é bem diferente da que vivemos no primeiro. Nós sabemos quem é o inimigo (mais ou menos), sabemos como ele age e vemos o que ele faz. Ele não está se escondendo, está mostrando a cara que tem e apresentando um outro lado da história, um que também faz sentido, apesar de tudo o que nossos heróis já acham que sabem. Nosso vilão está dando opções e contando histórias e oferecendo benefícios. Mas, mais uma vez, nós não sabemos bem o que é verdade e o que não é, quem está certo e quem não está. É guerra, não é? Então vale tudo, não é?

  Todd e Viola estão separados e ouvindo histórias diferentes e se envolvendo de maneiras diferentes na nova realidade do Novo Mundo. O único desejo que os dois compartilham é o de voltar a ficar juntos. E é agoniante acompanhar o desespero e a preocupação deles, sem respostas, sem ideias, sem rumo. É maravilhoso e bem escrito e intenso, assim como o primeiro, mas acho que agora é ainda melhor. É muito mais perigoso agora que já sabemos bem qual é a ameaça e o que cada lado é capaz de fazer.

  Minhas únicas reclamações do livro são quanto a edição, que deixou muito a desejar, encheu minhas páginas de erros e me fez ficar azul de raiva; e para a mudança na própria maneira na qual o livro foi escrito. Enquanto no primeiro nós estávamos, na grande maioria do tempo, dentro do ruído do Ted e acompanhando seu pensamento e ficando enlouquecidos, de maneira geral, esse se tornou mais distante e pausado - mesmo havendo uma nota do editor nas primeiras páginas dizendo que as coisas iam acontecer como em O Motivo, com os erros de português do Ted e suas marcas de discurso ou o que sejam. Senti muita falta disso, mesmo. Mas depois que eu embalei no livro, a coisa estava tão boa que isso me abalou menos. Eu ainda preferia que fosse da mesma maneira, no entanto. E que o revisor do livro tivesse corrigido os erros de digitação e tradução. Chorei rios de raiva também, enquanto lia.

 Mesmo assim, o livro ainda é pra lá de genial, de envolvente, de enlouquecedor. Recomendo até a ultima linha e defeito, recomendo aos berros e com o coração palpitante. O livro é ótimo e infelizmente pouco conhecido, e todo mundo devia ler. Então corre pra livraria e garanta já o seu O Motivo e o seu A Missão, por que você tá perdendo um tempo de vida em que podia estar lendo eles agora mesmo. Melhor livro do ano fácil, pra mim.

Beijo, beijo,
Thainá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©