Eragon, Cristopher Paolini

31 de dezembro de 2010

  Eragon era um livro que eu estava muito ansiosa pela leitura. Provavelmente por que eu gostava muito do filme, então esperava muito do livro. Quero dizer, que livro de aventura que não é melhor que o filme? (Ok, eu sei um: O Senhor dos Anéis). Anyway, comprei e li. Não devorei, é verdade, por que Eragon é um livro de leitura meio truncada. Mas ainda sim, adorei.

  A primeira coisa que precisa ser entendida é tudo isto se passa num mundo épico onde magia, e dragões são coisas comuns. Ou pelo menos já foram, pois desde que o rei Galbatorix tomou o controle de Alagaësia não existe mais nenhum dragão vivo, exceto o do próprio rei. Mas existem ainda três ovos de dragão, e quando um deles é roubado o rei envia seus servos para recuperá-lo. É assim que começa Eragon, o primeiro de um ciclo de 4 livros que contarão a história do rapaz Eragon que, aos 15 anos, encontra uma misteriosa pedra azul que apareceu por magica numa floresta muito da suspeita. Ele descobre logo depois que a pedra é na verdade um ovo, e, graças a isso, agora ele é mais um dos lendários cavaleiros de dragões. Só que saber disso não impede que seu tio, sua única família, seja assassinado pelos caçadores do rei. E também não ajuda muito a matá-los. É com a ajuda do misterioso Brom que ele vai aprender o que fazer e como usar seus novos dons de cavaleiro, como entender a ligação com Safira, aprender a história dos dragões e escolher um lado na batalha pelo futuro de Alagaësia.

  Bem, estou supondo que todo mundo pelo menos conheça um pouco da história, então não vou entrar em muitos detalhes quanto a ela (pra evitar spoiller também, haha) e vou partir pras minhas impressões. Bem, devo dizer que Eragon é um livro muito bom. Primeiro por que é um épico, e eu gosto desse tipo de história. E tem sua mitologia própria, sua história alternativa própria, o que é sempre muito legal. E a aventura de Eragon em si é super interessante, com toda aquela cruzada perseguindo os Razac e aprendendo tudo o que precisa ser aprendido por um cavaleiro com o Brom.

  Ah, o Brom. Um dos meus personagens favoritos. Um velinho cheio dos seus mistérios, que sabe tudo e não te conta nada e te deixa na duvida sobre quem ele realmente é até quase o fim... Mesmo a mim, que já tinha visto o filme trocentas vezes, o Brom enganou. Eu já estava começando a achar que eles tinham feito uma adaptação muito furada no cinema e inventado um papel pro Brom que ele não tinha... Mas ele era incrível mesmo. E como ele passa muito mais tempo com o Eragon que no filme, ele acaba se tornando um personagem muito querido.

Vale também ressaltar o Murtagh (meu personagem favorito, *-*) que aparece salvando a pátria lá pela metade do livro e também vem carreando seus próprios mistérios. Eu diria que a história do Murtagh dava um livro bem mais interessante do que a do Eragon, mas... Vale muito a pena ficar de olho nele, por que é óbvio demais que ele ainda vai ter um papel mais importante na saga. E não estou dizendo isso só por que eu busquei uma central de spoillers para confirmar minhas teorias acerca do Murtagh, haha. Era só que ele era um personagem bom demais pra ser apenas companheiro de batalhas do Eragon. Fica a dica.

Mas não sou só elogios a saga dos dragões de Alagaesia não... A leitura, como eu disse lá em cima, é bem truncada. Eu, que costumo ler livros em um ou dois dias cortei um dobrado lendo Eragon. Tem uma linguagem meio forçada, muita descrição e muito detalhe desnecessário. Coisas que, tudo bem, você releva já que o Paolini está apresentando um mundo novo, mas ainda sim... Tem demais. Isso fora que o Eragon é chato demais. Adolescente demais, eu diria. Não aprende nunca, não aprende nada, haha. Mas não é nada que prejudique o livro de maneira catastrófica. Mas que tira um pouco do ritmo da leitura, tira sim.

Bem, ainda sim, pesando prós e contras Eragon é um livro que eu recomendo muito. Nem que seja só pelo Murtagh, haha. Estou louca pra pegar na continuação, Eldest (que eu ainda não comprei, vou me matar). É uma série que promete muito pra quem gosta do gênero. Falando nisso, vão ser quatro livros (Eram três, mas o Christopher mudou de idéia q.) e o ultimo sai agora em 2011. Fiquem ligados.

Beijo, beijo,
Thai.

ps:
FELIZ ANO NOVO, QUERIDOS!!!! TUDO DE BOM PRA VOCÊS EM 2011. CONTINUEMOS JUNTOS CÁ NO TRÊS LÁPIS!

5 comentários:

  1. Oii!!
    Eu gostei bastante do livro Eragon e não gostei do filme, mas também gostei bastante do filme do Senhor dos Aneis e não gostei do livro :D
    Beijos e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, eu odiei o filme quando vi e nunca me interessei pelo livro. Mas devo dar uma chance para ele! :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. @Sora Seishin eu gostava mais do filme de Eragon antes de ler o livro. Como quase toda adaptação, a versão do cinema fica no chinelo perto do original. E Senhor dos Anéis é uma trilogia chata demaaais. Mas sou apaixonada pelos filmes, tenho o box aqui e tudo, haha. Qualquer dia vou tentar de novo. Eu era novinha quando li pela primeira vez.

    beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de quem não gosta de O Senhor dos Anéis, prontofalei. HAHA mentirinha :P
    Acredito que o exagero de descrições em Eragon, assim como na obra do Professor (leia-se: o querido, amado, idolatrado, salve, salve! J.R.R. Tolkien) seja devido ao fato de que Alagaësia, assim como a Terra-mèdia, seja muito mais do que apenas o local onde a história se passa.
    Em livros épicos, a ambientação tem a importância de personagem, por isso é necessário tanto detalhismo, tanto cuidado na hora de descrevê-la. Se a história se passasse em um lugar diferente, tudo seria diferente. Mais uma vez usando O Senhor dos Anéis como exemplo, a preocupação do autor em nos apresentar o Condado e o estilo de vida dos hobbits explica a preocupação de Frodo, Sam, Merry e Pippin em proteger o lugar e todas as suas características.
    A leitura é mais demorada? Sim, é claro, é uma escrita muito mais densa. Mas não acho que seja um defeito. Uma aventura épica precisa ser saboreada devidamente.

    Ok, já tagarelei demais no post dos outros. HAHA

    Beijos!
    Um 2011 lindo pra todo mudo que rabisca no Três Lápis!

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA por apontar que o filme de LOTR é melhor que o livro...Porque é sim :P! hahahaha
    Não, sério, o Tolkien é ótimo (todos o amamos, e blah blah blah), mas fica 2 páginas e meia descrevendo o mogno da madeira da mesa do pônei saltitante (foi um exemplo, mas vocês entenderam)... #boring

    Ainda não li Eragon (só vi o filme, que não gostei muito), mas quem sabe as promoções bacanas do Submarino não me façam mudar de idéia rs. Além disso, tendo a gostar desse tipo de estória, então o que pode dar errado =-]?

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©