A culpa é das estrelas - John Green

3 de agosto de 2012

 A culpa é das estrelas
John Green
Editora Intrínseca
288 páginas
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Eu queria fazer uma resenha linda e digna do que esse livro merece, mas não vou por alguns motivos. O primeiro é que esse livro me emocionou muito, e há livros que te tocam de um jeito que você prefere não ter que falar sobre eles de uma maneira crítica. Eu preferia só mandar todo mundo ler, sabem? Eu não consigo encontrar as palavras certas para descrever o que eu senti lendo e nem sei se elas existem. Exatamente por isso, eu acredito que todos devam ler e tirar suas conclusões, sentir tudo do seu jeito. John Green escreveu um belo livro e acredito que mesmo que você não o ame, ele vai despertar algo em você. E eu não quero influenciar em nada o que vocês vão sentir pelo que eu senti. Esse livro merece que cada um passe seu tempo a sós com ele. 

Embora muito, mas MUITO ansiosa, eu comecei a ler com um pouco de medo. Acho que todos nós já vimos muitos filmes ou livros de câncer por aí e, por ser um tema cheio de erros e acertos, todos temos algumas opiniões sobre o tema, se gostamos dele ou não. O John Green é um autor que eu gosto tanto que ao mesmo tempo que eu já comecei o livro amando, eu comecei com um medo dele ter forçado alguma coisa. Mas nada nada nada nesse livro é forçado. Tudo acontece de uma forma tão bela e natural e parte da beleza do livro está aí. Sinceramente, parte de mim esperava um jeito mais inovador do autor abordar a doença e o impacto que ela causa na vida de todos que convivem com ela. Não sei exatamente o que e eu garanto que não mudaria nada no livro. Só esperava algo diferente*, talvez com menos romance.

O livro é recheado de personagens adoráveis e eu amei mesmo os que não eram (Peter Van Houten, estou falando de você!). Isaac foi um dos que me ganhou rápido. Hazel o conhece no grupo de apoio. Ele perde sua visão e sua namorada ao mesmo tempo. Ele partia o meu coração e me fazia rir ao mesmo tempo. O pai da Hazel é outro personagem maravilhoso, a relação entre eles me emocionou muito. Mas Hazel e Augustos... eu não consigo nem descrever. Eles são personagens tão únicos. O relacionamento entre eles parece certo e acho que é um dos mais lindos que já conheci em ficção. Eles se entregam de uma maneira que só as circunstâncias permitem.

Para quem nunca leu nada de John Green, vou logo avisando. Ele tem um jeito de escrever diferente. Todos os seus livros são cheios de frases impactantes que ficam na sua cabeça e os melhores quotes. E A culpa é das estrelas não é diferente. Mas como nem só de belas frases se faz um magnífico livro, temos uma linda história, uma pequena lição e os mais variados sentimentos de uma vez só. Em algumas partes muito tristes, algo me fazia rir. E em outras felizes, eu via uma pontinha de tristeza. Assim como tudo na vida, não? John Green soube dosar as mais diversas emoções em menos de 300 páginas.

Então, se você chegou aqui e ainda não entendeu o que eu quis com esse post, vou deixar claro. LEIA. Mesmo que seja para você odiar, acho que você deve conhecer esse livro e, especialmente, o autor. Não posso garantir que você vá amá-lo, mas posso garantir que ambos são muito especiais para mim. E, se você der uma chance, eles podem se tornar muito especiais para você também.

beijos,
Julia

*Antes de iniciar a leitura de ACEDE, eu li Tempo é dinheiro, da Lionel Shriver. O livro também fala sobre doenças muito agressivas, sendo o câncer uma delas. A abordagem da autora é única. Não vou me estender muito, mas acredito que esse livro tenha influenciado um pouco as minhas expectaticas. Eles são bem diferentes, mas não consegui evitar. Para quem ficou curioso, a resenha não deve demorar.

E, eu não podia terminar esse post sem falar uma coisa muito especial: hoje é Esther Day! Fiz de tudo para que essa resenha saísse hoje por isso :) Quem é Esther? Uma nerdfighter muito especial! Indico esse post no blog da Intrínseca e esse no Amount of Words para vocês conhecerem mais sobre ela e o dia de hoje.

DFTBA! Don't forget to be awesome

42 comentários:

  1. <3 <3 <3 <3
    Nem tem mt o que comentar. John NUNCA esquece de ser awesome! *o*


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Querendo demais ler esse livro. Todos falando bem e vi tanta gente dizendo que chorou com esse livro que já me deixo mais louca para ler!

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que eu leio uma resenha a respeito de ACEDE eu fico com mais vontade ainda de ler. Adorei a resenha e estou muito mais curiosa para ler. Eu nunca li nada do autor, mas só ouço maravilhas a seu respeito, e é muito difícil eu não gostar de um livro por que para mim o que vale é o prazer da leitura independente do estilo, então tenho certeza que irei gostar. Adorei o blog e voltarei mais vezes. :)

    → http://leitorete.blogpost.com ~ Mari Leitorete

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, e a cada vez e que eu leio uma resenha a respeito de ACEDE a minha vontade de ler esse livro aumenta mais e mais. Nunca li nada do autor, mas tenho certeza que irei amar. :)

    Beijocas.

    http://www.leitorete.blogspot.com ←

    ResponderExcluir
  5. Oi, Julia! Tenho lido várias resenhas desse livro, e cada uma que leio só aumenta ainda mais a minha vontade de ler "A Culpa é das Estrelas"! Deve ser um livro tocante e apaixonante, apesar de tudo! Acho, inclusive, que é o meu tipo preferido de leitura! Tenho certeza de que vou adorar!


    Parabéns pela resenha!


    Um beijo,
    Inara, http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha , estou super ansiosa pra ler , adoro esse tipo de livro , deve ser lindo *-* , beijoos

    ResponderExcluir
  7. Aaah quero tanto ler esse livro, mas ainda estou esperando meu exemplar chegar D:
    Espero gostar dele tanto quanto você gostou! Me decepcionei um pouco com Quem é você, Alasca?


    Beijos,


    Gabi - Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!


    Desde que vi a capa desse livro, me encantei inteiramente! -rs
    Eu não fazia ideia de que ele ele fosse tão emocionante assim e ao mesmo tempo tão pesado por tratar de assuntos assim. :~


    Fiquei curiosa para ler *o*


    Beijos,
    Samantha MonteiroWord In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Marisa Oliveira Novaes4 de agosto de 2012 às 14:02

    Oii. Ouvi falar tão bem dele, mas também com a sinopse do jeito que é. A resenha ficou muito boa, fez eu ficar com mais vontade ainda de ler o livro. Ele entrou pra minha lista de desejados. Beijo.

    ResponderExcluir
  10. O seu blog é massa! Gostei! É a minha primeira vez aqui e amei tudo!


    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Julia! Obrigada pela visita e comentário no meu blog;
    Muitas coisas que vc falou serão tema dos próximos "Literatura na Escola". Quando eu fizer um novo post, venho aqui te avisar. ;)
    Não sei se vc fez uma resenha à altura pq não li o livro, então não tenho como opinar. Mas que ela está linda, está sim. Estava ansiosérrima pra ler por causa dos comentários na blogosfera, mas nenhuma resenha foi tão emcionante como a sua.
    Estou pensando seriamente em ignorar outros livros de mais tempo na wishlist e comprar esse. rsrsrs!
    Beijinhos!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito do John Green, mas nada relacionado a algum livro que ele tinha feito. Confesso que quando vi a capa de A culpa é das estrelas, pensei que era mais um livro infantil, nem cheguei a ler a sinopse. Mas dai começaram a falar deste livro nas redes sociais e nos blog literarios. O livro apresenta uma historia de superação incrivel a personagem parece que ja se conformou que tem a doença, e sabe que um dia ira falecer. Bem ainda nao li o livro mas ele me parece ser muito emocionante,esse é o tipo de livro que faz voce repensar o que voce esta fazendo da sua vida. O autor realmente me parece saber prender o leitor na leitura e fazer com que ele sinta as mesmas emoçoes dos personagens, isso é uma coisa que eu amo em autores literarios.alem do fato dos personagens terem personalidades foretes. Não vejo a hora de poder ler esse livro e saber realmente o que voces estão falando.

    ResponderExcluir
  13. Como não ler o livro mais comentado do momento???? É um tipo de historia que gosto muito, onde a emoção fala mais alto que tudo...tratar de um assunto tão delicado quanto o cancer, não é muito fácil, mas me parece que John Green conseguiu isso de uma maneira primorosa! Preciso mais que nunca ler esse livro, pois tb quero chorar litros! Amei a resenha, de verdade, bjooo!

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha Juh, eu realmente estou ansioso para ler este livro. Confesso que não é o tipo de livro que eu normalmente leio, mas ele tem sido tão bem falado que é quase impossível não ficar com curiosidade e ler. Estou louco para conhecer a escrita do John, já que ele me parece bem gente boa.

    ResponderExcluir
  15. eu quero taaaaaaaaaanto ler esse livro! essa história parece ser INCRÍVEL!!

    ResponderExcluir
  16. Que livro mais lindo!!! Só de ler já me imaginei chorando. Esse livro mostra um pouco de realidade também, porque muitas pessoas sofrem dessa doença..e imagina se fosse a pessoa que você mais amasse? Com certeza, faria tudo para que desse certo. Eu amei a resenha, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  17. Qnd comecei a ler o post pensei q vc não nos daria nenhuma pitadinha da história (rsrs), mas enfim, gosto de livros com temas impactantes, porque me faz refletir sobre a vida e a morte, sobre o quanto sou feliz e abençoada por tudo q tenho.

    ResponderExcluir
  18. Oi, estou ficando curiosíssima pelo autor. Também quero ler "Quem é você, Alasca?" que dizem ser fantástico!! Que bom que gostou da leitura!

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Umm, tbm estou igual vc, com medo de começar a ler esse livro. É claro q todos já "sabem" o final, mas eu posso me surpreender. Não gosto de finais tristes, mas quero muito ler! Adorei sua resenha =)

    ResponderExcluir
  20. Não acho nem um pouco atrativa a capa desse livro, mas tenho lido resenhas tão boas sobre o conteúdo que acho que poderiam ter caprichado mais na capa!
    Estórias sobre câncer devem ser recheadas de sentimentos e lições de vida. Esse livro deve ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho essa capa tão gracinha, posh... ele tem muitas capas fanmade, se você der uma olhada na internet. (no tumblr tem uma chuva). eu sempre acho que essa é a melhor. é tão doce e simples...

      Excluir
  21. Eu não sei se é o titulo, a sinopse ou se é a resenha, mas fiquei meio balança por esse livro. Gosto de livro que te emocionam e te ensinam, mas eu sempre espero um final (entenda recomeço) feliz.

    Abraços
    Letras & Versos
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Deve ser aquele livro de chorar hem! queria ter comprado ele na bienal, mas infelizmente ele estava acima do meu orçamento, mas deve ser maravilhoso..

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Quero muito esse livro, li a resenha e amei. Parabéns é demais.

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é tão recomendado, tão falado, a capa é tão linda que minha vontade só faz aumentar. To participando de vários sorteios, e até agora não ganhei nenhum :'( Acho a história simplesmente fantástica! E todo mundo fala tão bem que sinceramente, tem nem como não ter vontade louca de ler né? kkkkkk adoooorei a resenha! :*

    ResponderExcluir
  25. A capa desse livro é perfeita, a história encanta apenas pela sinopse, tem como não querer esse livro? Já li tantas resenhas e tanta entrevista/reportagem com o autor! To ansiosissima pra ler! *-* Beijao :*

    ResponderExcluir
  26. A capa é linda, a história com certeza deve ser maravilhosa, mesmo que não tenha um 'happy ending' =) Fico um pouco receosa de ler por causa do fim, mas adoro me emocionar e me surpreender. ^^

    ResponderExcluir
  27. Amo livros que fazem chorar, isso pra mim, significa que vou adorar! Não tinha ouvido falar desse autor. Mas do livro, menina, só falam bem! Estou muito curiosa para ler. Ah e essa capa é maravilhosa demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Quando o livro foi lançado não chamou minha atenção, mas depois de ver tantas resenhas super positivas e vendo pessoas dizendo que o livro é bastante emocionante, eu quero muito lê-lo!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Depois de tantas resenhas, estou querendo muito ler o livro, mas o problema é a falta de dinheiro.

    ResponderExcluir
  30. Tenho certeza absoluta que vou terminar ACEDE com a cara inchada de tanto chorar! Fico emocionada muito fácil!
    Já ouvi falar tanto que a cada resenha que eu leio pego mais amor ao livro quero muito muito muito ganhar o sorteio pra lê-lo!

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Apenas resenhas positivas a esse livro, não vejo a hora de ler! Adoro essa temática. Deve ser muito emocionante, ainda mais para quem já perdeu alguém por causa dessa doença, como eu. Achei a capa muito linda também, adoro cores chamativas!

    ResponderExcluir
  32. John Green <3 Além do meu vlogueiro favorito, escrevi livros que são só amor e lágrimas.
    Só esperar o meu presente chegar pra ler o mais rápido possível.
    Já amo esse livro e nem encostei nele.

    Quando terminar de ler, certeza volto pra comentar.

    ResponderExcluir
  33. Quero muito me emocionar com esse livro.
    Tantos comentários positivos...

    Bjoo

    ResponderExcluir
  34. eu não preciso ler esse livro, eu necessito. A primeira vez que eu vi ele foi no skoob, quando ele era "lançamento" e não gostei muito do resumo, mas o tempo foi passando e todo mundo comentando sobre ele, dizendo que ele é otimo e várias outras coisas e isso fez com que despertasse meu interesse pra lê-lo, e a sua resenha fez com que eu quisesse nesse momento ir na livraria mais perto pegar o livro e sair correndo .. sério, parabéns mesmo pela resenha ! e mais uma vez, eu necessito desse livro ! haha

    ResponderExcluir
  35. Tenho certeza que vou amar o livro, porque já perdi as contas de quantas resenhas positivas que me deram um incentivo gigante de lê-lo e aquele sentimento de que o livro vai deixar marcas em mim (inclusive de choro). Se eu ganhar o sorteio vou considerar isso como presente de aniversário bem antecipado, pois realmente vai ser um presente e tanto! Não é atoa que o livro se encontra na minha lista de desejados..

    ResponderExcluir
  36. Já ouvi falar muito do John Green, mas nada relacionado a algum livro que ele tinha feito. Confesso que quando vi a capa de A culpa é das estrelas, pensei que era mais um livro infantil, nem cheguei a ler a sinopse. Mas dai começaram a falar deste livro nas redes sociais e nos blog literarios. O livro apresenta uma historia de superação incrivel a personagem parece que ja se conformou que tem a doença, e sabe que um dia ira falecer. Bem ainda nao li o livro mas ele me parece ser muito emocionante,esse é o tipo de livro que faz voce repensar o que voce esta fazendo da sua vida. O autor realmente me parece saber prender o leitor na leitura e fazer com que ele sinta as mesmas emoçoes dos personagens, isso é uma coisa que eu amo em autores literarios.alem do fato dos personagens terem personalidades foretes. Não vejo a hora de poder ler esse livro e saber realmente o que voces estão falando.

    ResponderExcluir
  37. A quantidade de críticas positivas que venho lendo sobre este livro é praticamente incontestável: é uma história maravilhosa. Nem tenho mais dúvidas quanto a isto, realmente. Estou muito curiosa! Quero me emocionar com "A culpa é das estrelas".

    ResponderExcluir
  38. Sou uma leitora que gosta de romance... Quando ouvi falar de "A culpa é das estrelas", me interessei logo pela sinopse justamente por parecer uma história romântica. Mas pensei que seria meio trágico ou com drama em excesso... Foi realmente uma surpresa, ao ler o primeiro capítulo, a personagem Hazel. Nada de drama? Ser obrigada a participar de um grupo de apoio? Jonh Green surpreende nas suas páginas, nas suas frases, nos seus personagens. Estou realmente curiosa para saber o desfecho dessa história. Adorei a resenha. Abraços

    ResponderExcluir
  39. Que resenha, eu não devia ter lido rsrs... pois só me fez querer ler loucamente esse livro rsrs... parabéns pela ótima resenha, a história realmente parece muito emocionante e cativante, espero em breve lê-lo.

    Simplesmente adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  40. No inicio do livro, fiquei pensando "Nossa, não é tudo isso que as pessoas falam." Até porque imaginava uma escrita mais... formal? Sim, em terceira pessoa e tudo mais. No entanto se trata de um "sick-lit", então acredito que nesse caso a escrita em primeira pessoa é essencial para melhor entendimento do que se passa dentro da personagem. O Gus é encantador, ao decorrer da história ele diz coisas tão simples, mas que te tocam e o que mais me chamou atenção, foi o fato de não ter sido piegas, foi tudo muito doce e espontâneo. No geral, o livro é divertido e reflexivo, fluiu muito rápido pra mim, li em poucas horas. Confesso que tinha mais expectativas para esse livro, embora tenha gostado bastante. Se pudesse definir a escrita de John Green, diria que é divertida em horas que deveria ser desesperadora. Em suma, gostei bastante do livro, não ganhou 5 estrelas no meu conceito devido a minha expectativa que foi maior do que a história podia proporcionar, mas acredito que isso seja normal.

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©