Cuco - Julia Crouch

8 de setembro de 2012

Cuco
Cuco
Julia Crouch
Editora Novo Conceito
464 páginas

Quando sua melhor amiga, Polly, liga para avisar que seu amigo faleceu, Rose resolve logo convidá-la para morar com ela. Seu marido não gosta da ideia de Polly e seus dois filhos irem morar na casa com os dois e suas filhas, mas Polly é a melhor amiga de Rose e ela tem que ajudá-la. No entanto, com o passar do tempo, Rose nota que Polly tem atitudes estranhas e, pouco a pouco, ela começa a perder o controle de sua casa e de sua própria vida. 

Assim que li a sinopse de Cuco, eu quis começar a ler na mesma hora. A sinopse do livro é bem misteriosa, não entrega muito sobre a relação de Polly e Rose. Só sabemos que há algum estranhamento entre elas. Quando eu li a sinopse, imaginei que ia amar ou odiar esse livro. Se Polly fosse uma pessoa realmente má, seria ótimo! Agora, se Polly não fosse assim tão má e Rose fosse muito paranóica, eu achava que o livro não iria funcionar nem um pouco para mim. No final, aconteceu o que eu menos imaginava.

O começo do livro foi um pouco lento, mas necessário para entendermos mais sobre o passado das duas melhores amigas. Logo de cara dá para notar que elas já passaram por alguns problemas no passado. Polly é uma pessoa muito peculiar e pode ser difícil conviver com ela, mas Rose conseguia pois era bem compreensiva. Esse começo pode ser bem devagar e, para quem está lendo cheio de expectativas para ver as maldades de Polly, desanimador. Mas, como eu disse, é fundamental para conhecermos bem a personalidade das duas e mergulharmos de vez na história. 

Depois de ler um pouco mais de cem páginas, aí sim me envolvi com o livro. O suspense começou a aumentar, várias situações realmente estranhas aconteceram e eu não conseguia largar. Como o livro é contado apenas pelo ponto de vista de Rose, não sabemos a verdade sobre nada do que acontece e ficamos apenas imaginando, assim como ela. É incrível como isso pode mexer com a nossa cabeça, assim como fazia com Rose.  

No entanto, eu não gostei muito do final. E, quando paro para pensar no porquê, é exatamente por uma das coisas que eu mais apreciei durante a leitura. O fato de não sabermos a visão de Polly, das crianças ou do marido de Rose sobre a real situação. Embora os pontos tenham até se ligado bem, eu fiquei com uma sensação de vazio. Eu gostaria muito de entender o que havia por trás de tudo, a começar por cada olhar estranho de Polly. Infelizmente, isso não acontece. Eu sei que o objetivo do livro é exatamente esse, mas eu gosto de histórias perfeitamente amarradas. E, por isso, o livro não funcionou para mim completamente. 

Então, minha sugestão para você que já estava de olho em Cuco é ler logo. É um livro que com certeza vai plantar muitas dúvidas na sua cabeça e te fazer duvidar de todos os personagens. Além disso, vai te marcar. Tanto que eu estou aqui reclamando por ainda não ter desvendado cada pedacinho dele. Se a autora resolvesse escrever um livro na visão de Polly, eu leria com certeza. Como não sei se isso vai acontecer, considero Cuco um livro bom e só. Ainda sinto que falta alguma coisa.

 Quando eu li, lembrei logo do filme A Órfã, não sei se alguém já viu. É sobre uma família que adota uma criança e coisas terríveis começam a acontecer com eles. Mas ninguém acredita que a menina e os acidentes tem alguma relação. O filme e o livro seguem rumos completamente diferentes, mas mesmo assim eu afirmo que gosto mais do filme. Então, para quem curte a temática, assista o filme e me diga se gostou.

beijos,
Julia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©