[RESENHA] Esposa 22 - Melanie Gideon

28 de janeiro de 2015

Esposa 22
Melanie Gideon
Editora Intrínseca 
397 páginas 
2012



Alice Buckle é uma mulher de 45 anos, casada, mãe de uma adolescente de 15 e um outro de 12 anos e dá aula de teatro para crianças. Ela foi convidada a participar de uma pesquisa anônima e on-line sobre casamentos. Ela aceita.

Alice e seu marido, William, não andam em suas melhores fases da vida. Parece que a cada dia eles estão mais distantes um do outro e Alice nem sabe se eles realmente querem voltar a se aproximar. William está passando por algum problema no trabalho, talvez uma crise de meia idade e Alice está vivendo seu ano crítico: está ultrapassando a idade que sua mãe tinha quando morreu. Ao começar a pesquisa, Alice é designada a uma pessoa responsável por auxilia-la e por lhe enviar os questionários por e-mail e, claro, tudo anonimamente. Esse é o Pesquisador 101.

Eu só fui descobrir quando acabei de ler o livro, mas todas as perguntas estão nas últimas páginas. Ao longo do livro estão apenas as respostas. Mas achei bastante interessante não saber as perguntas e, bom, eu imaginei que ideia fosse essa. De qualquer forma, algumas respostas de Alice, umas bem compridas e detalhadas como cenas de teatro, contam sobre seu passado, contam como ela e William se apaixonaram. E, por outro lado, Esposa 22 e Pesquisador 101 e suas trocas de e-mails vão se tornando cada dia mais íntimos, até que criam perfis falsos no facebook para se comunicarem mais facilmente e, de repente, eles conversam todos os dias, várias vezes por dia.

Alice é uma personagem muito cativante e seu filho, Peter, mais ainda. As histórias sobre ela e William quando jovens são lindas e, às vezes, eu percebia que ele estava tentando recuperar o casamento e eu só queria que ela largasse aquele facebook e o tal Pesquisador 101. Além da relação dos casais, as relações entre Alice e suas amigas e seus filhos também são muito bem desenvolvidas. Aliás, Alice e seus filhos nos oferecem as cenas mais engraçadas do livro. Porque sim, ele é bastante engraçado. Ela acha que seu filho é gay e que sua filha tem um transtorno alimentar, mas nunca se sabe qual a relação entre e realidade e o que se passa na cabeça de Alice.

Eu não imaginava que fosse gostar tanto de Esposa 22, mas eu gostei muito. Só fiquei um pouquinho decepcionada com o final que foi mais para romântico do que para real. Infelizmente, nada é perfeito nessa vida.

Mesmo assim Esposa 22 está recomendado para todas as idades que desejem um livro leve, divertido e romântico.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©