Rostinho Bonito - Mary Hogan

11 de janeiro de 2015

Rostinho Bonito
Mary Hogan
Editora Galera Record
240 páginas
2011



Hayley é uma adolescente de Los Angeles - Califórnia que não se dá bem com seu próprio corpo. Ela se acha gorda e não suporta isso. Hayley vive em uma guerra contra a balança, sua mãe e contra as pessoas que falam como ela tem um "rostinho bonito", como se nas entrelinhas houvesse um "uma pena que é gorda". A mãe dela não é uma pessoa ruim, só se preocupa muito com a filha e não age em relação ao corpo dela da maneira mais correta, enfiando a dieta do tofu goela abaixo de toda família. 

Hayley quase não come mais por prazer ou para simplesmente matar a fome, ela come para diminuir suas angústias, tristezas, inseguranças... como se a comida pudesse ajudar a resolver seus problemas. Com seus amigos, ela se esconde atrás de piadas e tenta conquistá-los sempre com seu humor. Ela tem uma paixonite por um menino do colégio, mas isso também não corre como ela esperava. Resumindo, Hayley não está feliz.

De repente, não mais que de repente, os pais de Hayley surgem com a notícia que ela pode passar suas férias de verão na Itália! Hayley vai para casa de uma grande amiga de sua mãe da época da faculdade.

Rostinho Bonito é um livro bem gostosinho de ler porque sua personagem principal é cativante, sua história é interessante e especialmente porque a viagem de Hayley para a cidade de Assis (uma cidade pequena próxima de Roma, onde viveu São Francisco de Assis) é uma delícia e é exatamente o tipo de viagem que eu mais gosto. Uma viagem com calma, aos poucos, aproveitando o lugar, as pessoas, as comidas, os costumes. Em Assis, Hayley muda seu estilo de sentir o tempo, de passar seus dias e sua opinião sobre si mesma. E um novo romance chega para somar em sua fase de maior auto-estima, longe da cultura ao corpo de Los Angeles.

O livro é rápido, cheio de sensações e trata de maneira leve um problema sério que prejudica vários jovens: uma vontade descontrolada e compulsiva de comer para disfarçar as emoções.

Rostinho Bonito está muito bem recomendado.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©